Mar 18, 2011 • 8M

2 - Novo visual e candidatos super-homem

O opisódio de hoje é dedicado ao lançamento do vidadetrainee.com e ao mito do “candidato super-homem”.

 
1.0×
0:00
-8:24
Open in playerListen on);
O VTcast é o podcast mais querido dos candidatos a estágio e trainee. Nele, alterno papos descontraídos sobre carreira com minhas reflexões e insights. Semanalmente às segundas-feiras.
Episode details
Comments
Ilustração de céu azul com herói parecido com o Super Homem do lado direito. No meio, um notebook onde se vê na tela o novo site do Vida de Trainee. No canto esquerdo, o avatar Y com microfone, “VTcast#2” e o título do episódio.

Olá, pessoal!

Estamos de volta em mais uma edição do VTcast, o podcast do Vida de Trainee. A edição de hoje é dedicada ao lançamento do vidadetrainee.com. Além disso, o episódio traz também uma reflexão sobre o mito do “candidato super-homem”. Então aperte o play e aumente o som, porque o VTcast está no ar!

Ouça o VTcast em sua plataforma preferida

Comentados neste episódio

  • Novo texto para o ClickCarreira (portal descontinuado). Texto republicado no Vida de Trainee.


Transcrição do Episódio

Vinheta de abertura: Está no ar o VTcast, o podcast do Vida de Trainee!

Olá pessoal! Estamos de volta em mais uma edição do VTcast. Meu nome é Cíntia e eu sou a autora do Vida de Trainee.

O VTcast de hoje começa em celebração a uma grande conquista: o Vida de Trainee agora é .com e está de cara nova.

Início da música Shout, de Lulu

Olha, eu confesso que deu mais trabalho do que eu imaginava, mas acho que valeu a pena. O Vida de Trainee está com um visual bem mais moderno, interativo e fácil de navegar. O blog agora está totalmente conectado às redes sociais. O banner da página principal mostra os posts mais recentes. E você pode dar retuíte nos posts ou compartilhar com os seus amigos pelo Orkut, Facebook ou por e-mail.

No menu direito, você pode fazer a sua própria triagem escolhendo os posts de acordo com a categoria, além de conferir os últimos comentários e tuítes do vida de trainee. E lá embaixo, no rodapé, você pode curtir todas as edições do VTcast em um tracklist automático.

Se você gostou do novo visual ou tem alguma sugestão, não deixe de fazer um comentário. No menu esquerdo do blog há um botão de feedback que você pode utilizar para enviar uma mensagem. Caso prefira enviar um e-mail, você pode mandar para contato@vidadetrainee.com ou vidadetrainee@gmail.com.

Ah, e eu peço desculpas pelo tempo que passei sem atualizar o blog, mas foi por uma boa causa. Eu estava preparando esse novo site do Vida de Trainee pra vocês. Como eu não sou da área de informática, terminou levando mais tempo do que eu esperava.

Nesse meio tempo, eu publiquei um novo texto na minha coluna do ClickCarreira. O texto fala sobre a importância de nutrir os sonhos para que eles cresçam junto com a gente. Eu vou deixar o link do texto no post para que vocês possam conferir.

Continuação da música Shout, de Lulu

Início da música Superman (It's Not Easy), de Five for Fighting

Hoje eu gostaria de falar sobre um mito que se criou em torno dos programas de trainee e que aflige muitos candidatos. É o mito do candidato super-homem.

Continuação da música Superman (It's Not Easy), de Five for Fighting

Não é raro nos depararmos nas dinâmicas com candidatos que são verdadeiros super-heróis. Eles fizeram intercâmbio no exterior, são fluentes em vários idiomas, possuem experiência profissional em grandes empresas, estudaram em faculdade de ponta, foram diretores de Empresa Júnior e ainda encontraram tempo para fazer trabalho voluntário na Cruz Vermelha.

Eu não sei. Para mim parece “too much”. É como se os candidatos buscassem desesperadamente fazer tudo que veem pela frente para poder terem mais chances de conseguirem a tão sonhada vaga.

Tudo bem, eu sei que a nossa geração é multitarefa, cheia de iniciativa e tem acesso a oportunidades que outras gerações jamais sonharam em ter. Mas precisamos tomar cuidado. Nós fazemos tanta coisa ao mesmo tempo que não sobra tempo para refletir sobre o que vivenciamos.

Assim, o que vemos cada vez mais são jovens que têm um grande acúmulo de vivências, mas que não souberam transformá-las em experiência. A experiência não é o que você viveu, mas o que você faz com aquilo que você viveu. De nada adianta adquirir super poderes. Tem que saber como usá-los. Como diria o tio de Peter Parker:

Trecho em áudio do filme Homem-Aranha (2002): “Lembre-se, com grandes poderes, vem grandes responsabilidades".

E é exatamente por isso que não é preciso sair por aí fazendo um monte de coisas, buscando um intercâmbio a qualquer custo e sair visitando creches para dizer que fez trabalho voluntário. Não é isso que irá fazer você ser aprovado.

A aprovação vem da sua atitude. Vem daquele brilho nos olhos que mostra o quanto você está cheio de vontade. Vem daquela postura de quem amadureceu um bocado quando morou em outra cidade. E aí não importa se essa cidade era Londres, Milão ou Uberlândia. O que importa é o que você aprendeu com essa experiência. E essa maturidade pode vir de uma variedade enorme de experiências. Caberá a você mostrar o impacto que elas tiveram em sua vida, o quanto elas agregaram e o modificaram como pessoa.

Conclusão da música Superman (It's Not Easy), de Five for Fighting

Início da música The Heart of Life, de John Mayer

O que o avaliador quer ver, independentemente do perfil que a empresa busque, é o quanto você correu atrás para conseguir realizar os seus objetivos. Ele quer ver a sua iniciativa e perseverança. O quanto você foi ousado, arrojado e determinado para conseguir o que queria.

Cabe lembrar também que nunca antes na história deste país houve tamanha expectativa sobre o jovem. É uma responsabilidade enorme a que carregamos sobre os nossos ombros. Mas nós não precisamos ser perfeitos. Longe disso.

Como última dica, aconselho a adotar sempre uma postura humilde, de quem sabe que ainda tem muito a aprender. Não é que você não deva ser confiante, mas é preciso tomar muito cuidado para não ser arrogante.

Não há nenhum problema em outras pessoas acharem que você é um super candidato. Só não se deixe levar ao ponto de também você começar a achar que é um super-homem.

Início da música tema de Superman, de John Williams

Então é isso pessoal. Se você gostou, não deixe de comentar, dar retuíte e curtir a nossa página no Facebook. É bem fácil. Basta clicar no botão do Facebook localizado no menu direito do blog.

Ah! E não deixe também de divulgar o vidadetrainee.com para os seus amigos. O VTcast fica por aqui, mas você pode continuar acompanhando o Vida de Trainee nas redes sociais.

Vinheta de fechamento: “Você acabou de ouvir o VTcast! Fique ligado e até a próxima!"


Ouça outros episódios do VTcast

Receba ou Cancele o VTcast por e-mail