Feb 7, 2011 • 8M

1 - Um Ano de Vida de Trainee

Comemoração do primeiro ano do blog em grande estilo, com o lançamento do VTcast, o podcast do Vida de Trainee.

 
1.0×
0:00
-7:52
Open in playerListen on);
Episode details
Comments
Avatar “Y” (junção de V e T), com microfone e bolo de aniversario enfeitado com logo do Vida de Trainee na parte de cima e vela com número 1.

Olá, pessoal!

O blog começa a segunda-feira em grande estilo, com o lançamento do VTcast, o podcast do Vida de Trainee. A edição de hoje é dedicada ao aniversário de 1 ano do blog. Então aperte o play e aumente o som, porque o VTcast está no ar!

Ouça o VTcast em sua plataforma preferida

Comentados neste episódio


Transcrição do episódio

Vinheta de abertura: Está no ar o VTcast, o podcast do Vida de Trainee!

Olá, pessoal! Sejam bem-vindos à primeira edição do VTcast! O meu nome é Cíntia e eu sou a autora do Vida de Trainee. Essa primeira edição começa em celebração a uma data muito especial: há exatamente um ano, o blog Vida de Trainee teve início, com o meu primeiro post. Na verdade, passaram-se vários meses até que eu voltasse a escrever. Eu comecei de fato a escrever no blog em setembro, mas a data de início dele foi em fevereiro, então vamos comemorar!

Antes de mais nada, eu queria agradecer imensamente todo o apoio de vocês. O blog teve um aumento significativo no número de acessos. Para vocês terem uma ideia, de janeiro pra cá, o blog já teve mais de 4.500 acessos, o que é mais do que o blog teve de acesso em todo o ano de 2010.

Então eu só tenho a agradecer a vocês por essa conquista. Eu faço o blog com muito carinho e é muito bom saber que ele está agradando.

Início da música This will be an everlasting love, de Natalie Cole

E para continuar, vamos às novidades do blog. Desde a semana passada, eu comecei uma coluna no ClickCarreira, que é um portal voltado para jovens iniciando a vida no mercado de trabalho. Lá, eu vou escrever sobre carreira do ponto de vista da nossa geração, a geração Y. Então, fiquem ligados! Porque vem muito conteúdo bacana por aí. Inclusive mais pra frente eu vou publicar alguns vídeos, vai ser bem legal!

Continuação da música This will be an everlasting love, de Natalie Cole

E falando em vídeo, amanhã o ClickCarreira fará um vídeo chat com a Sofia Esteves, a fundadora e presidente da Cia de Talentos. A Sofia é uma especialista em orientação de carreira para jovens: tem livro publicado sobre o assunto, palestras por todo o país e é um amor de pessoa. Vale muito a pena. Então, não deixem de participar, eu vou colocar aqui no post o link para você se inscrever e o vídeo chat vai acontecer então amanhã, dia 8 de fevereiro, às 16h, horário de Brasília. 

Mais um pequeno trecho de This will be an everlasting love, de Natalie Cole

Você já conferiu as novas seções do Vida de Trainee? Na seção VT Divulga, você pode conferir os processos de programas de trainee com inscrições abertas. Além de outras oportunidades bacanas que vamos sempre divulgar por aqui. E, para não se perder em meio a tantos processos, nós inauguramos também a seção VT Prazos. Essa seção será sempre publicada aos domingos, onde divulgaremos os prazos da semana e o calendário do mês, para que você possa montar o seu próprio cronograma de inscrições. 

E no sábado nós lançamos também a seção VTirinhas, que tem o objetivo de descontrair um pouco esse clima tenso em que vivem os candidatos que só pensam em programas de trainee e processos seletivos. E hoje a estreia é dupla: além do lançamento do VTcast, hoje também teremos a seção VT Responde.

Início da música Don’t Let me be misunderstood, de Santa Esmeralda

Hoje o VT Responde a pergunta de Bruno Pontes, de Jundiaí-SP. O Bruno perguntou se o fato de ele estar no mercado de trabalho há 4 anos pode ser um ponto negativo no processo de trainee, visto que as empresas podem preferir um profissional com menos experiência, visando moldá-lo conforme as necessidades. Bruno, a minha resposta para a sua pergunta é: depende.

Algumas empresas até mesmo preferem que o candidato já tenha uma maior experiência profissional. Inclusive elas colocam isso nos pré-requisitos, que é desejável experiência anterior, mesmo que de estágio. Outras empresas vão preferir exatamente o contrário. Como você colocou, elas vão querer aquele candidato ainda um pouco mais verde, em estado bruto, para que elas possam moldá-lo e lapidá-lo de acordo com a sua cultura organizacional e os seus valores. 

E essa questão terá um peso ainda maior se toda a sua experiência vier de uma única empresa. Especialmente se essa empresa tiver valores e princípios muito distintos daqueles da empresa em que você pretende fazer o programa de trainee. Por exemplo, se você trabalhou por muitos anos em uma empresa que tinha uma postura bastante agressiva, e agora você quer trabalhar em uma empresa que tem uma postura mais colaborativa, mais tranquila, pode ser que isso não seja muito bem visto, porque eles podem achar que você terá mais dificuldade para se adaptar a essa outra forma de se trabalhar.

Por outro lado, se a empresa em que você trabalha também tiver valores e cultura bem parecidos com os da empresa em que você pretende trabalhar, isso poderá ser muito bem visto. Porque a empresa vai pensar assim: poxa, que bacana que ele tem essa experiência nessa empresa que a gente também admira e que tem uma cultura parecida com a nossa.

Então pode seguir em frente com os processos, eu desejo muito boa sorte, e a minha única dica é que você sempre procure as empresas que tenham uma cultura e valores parecidos com os seus, uma visão de mundo semelhante à sua.

Início da música Bittersweet Symphony, de The Verve

Então é isso, pessoal! Se vocês também quiserem participar da seção VT Responde, basta clicar no link Pergunte ao VT, localizado lá em cima, no menu superior do blog. Basta colocar a sua dúvida nos comentários que eu vou tentar responder da melhor forma possível. Sempre lembrando que eu não sou uma expert no assunto, mas eu acredito que é trocando ideias que a gente consegue encontrar as respostas para essas grandes questões que afligem os candidatos a programas de trainee.

A primeira edição do VTcast vai ficando por aqui, mas você pode continuar acompanhando o blog nas redes sociais. O Vida de Trainee também está no Twitter e no Facebook. Eu vou deixar o link aqui no post para que vocês possam seguir o blog.

E, se você gosta do Vida de Trainee, não deixe de acessar a nossa página no Facebook e clicar em Curtir. Espero que tenham gostado!

Para enviar sugestões de temas, críticas e elogios, basta enviar um comentário ou um e-mail para vidadetrainee@gmail.com. 

Vinheta de fechamento: Você acabou de ouvir o VTcast! Fique ligado e até a próxima!


Ouça outros episódios do VTcast

Receba ou Cancele o VTcast por e-mail