Trainee BDO, Estágio OLX e Coaching na novela das 8 » VTletter 005
Oi ,
tudo bem?
O mês de fevereiro começou com uma polêmica: a forma como a Globo tem tratado (e lucrado com) o Coaching na novela "O Outro Lado do Paraíso".
Escrevi um artigo para comentar o caso, esclarecer o que é e o que não é coaching e dar a minha opinião.
2018 tem sido um ano de muitos projetos para o Vida de Trainee. A novidade da vez é que aproveitei o aniversário de 8 anos do blog para lançar um programa no Youtube, o Roda o VT. O primeiro episódio explicou de uma vez por todas o que são programas de trainee.
Também estou fazendo uma pesquisa para coletar informações sobre as etapas dos processos seletivos e compartilhar com vocês nos estudos de caso desta newsletter. Aqueles que mais contribuírem ganharão uma sessão gratuita de coaching comigo!
Bem, mas vamos logo às vagas da semana!
Programas de estágio e trainee
#Trainee A novidade é o Trainee BDO. Encerrando inscrições em breve, o Trainee GKO. Confira a nossa lista de vagas de trainee abertas.
#Estágio Mais 6 vagas de estágio publicadas! Destaco OLX e DSM. Confira a lista completa de vagas de estágio abertas.
#Participe Acompanhe o andamento dos programas, converse com outros candidatos e faça o cadastro para receber vagas dentro do seu perfil.
Por dentro do mercado
Mais um passo foi dado no processo de 66 bilhões de dólares para a compra da norte-americana Monsanto pela alemã Bayer. A aquisição foi aprovada pelo Cade. Ainda faltam, no entanto, aprovações em outros cantos do globo. Antevejo um programa de trainee unificado em 2019 (o programa da Bayer é bienal).
Elon Musk lançou o Falcon Heavy, maior foguete a ser lançado por uma empresa privada na história. Ele carrega a tiracolo um dos modelos do Tesla e deverá chegar à órbita de Marte em 6 meses. Depois disso, partirá para "o infinito e além" (ou para o Cinturão de Asteróides para ser mais exata).
A Exame publicou um artigo sobre as tendências para o currículo. Entre elas, a versão em vídeo. Sempre que ouço falar nisso, me lembro do divertidíssimo CV em vídeo que a Rosana Hermann fez, 11 anos atrás.
Estudo de caso da semana
Certa vez, uma empresa da Construção Civil pediu para que os candidatos preparassem a sua apresentação pessoal previamente no PowerPoint, com 3 slides, que deveriam mostrar o seu passado, presente e futuro. A fase era a de Painel de Negócios.
Foi um pedido interessante, pois, numa tacada só, a empresa poderia avaliar o autoconhecimento do candidato (o quanto ele ou ela havia refletido sobre seus erros e acertos, pontos fortes e de melhoria etc) e o quanto ele ou ela planejava adiante (a famosa pergunta "onde você quer estar daqui a 5 anos").
A minha apresentação eu fiz em forma de quadrinhos (coloquei fotos com efeito de ilustração dentro de quadros que simulavam uma página de gibi). Já no slide final, o quadrinho estava inacabado, com o contorno do desenho delineado, mas ainda sem colorir. Foi o meu jeito de explicar que o futuro ainda era um rascunho, mas que eu havia traçado o planejamento para que se realizasse daquela forma.
Criativo, não? Metafórico até! Não que tenha adiantado de alguma coisa, já que não fui aprovada nessa etapa. É claro que, em um Painel de Negócios, outros fatores contam, como a interação com o grupo durante as atividades. Mas, para efeitos didáticos, consideremos que a minha apresentação foi a "culpada".
É justamente isso que eu queria trazer como comentário no estudo de caso de hoje. Às vezes, a gente se preocupa tanto com a forma que esquece que o mais importante é o conteúdo. Já cansei de receber e-mails de candidatos pedindo ajuda e ideias sobre como fazer uma apresentação criativa, já que a empresa pediu para fazer isso e aquilo, com ou sem ajuda do computador. O curioso é que ninguém me pergunta sobre o que deveriam falar...
A minha recomendação é sempre a mesma: primeiro, preocupe-se com o que você tem a dizer, sobre como você irá adaptar e personalizar o seu pitch para ressaltar a sua aderência com a cultura e valores daquela empresa. Somente depois você deve pensar no formato que utilizará.
Quanto mais você se conhecer e quanto mais ampliar o seu repertório, mais fácil será elaborar soluções criativas para qualquer desafio proposto.
Se criatividade for um assunto que te interessa, , eu peço que me avise. Quem sabe eu não desenvolvo alguns conteúdos sobre o tema?
No mais, desejo a você um ótimo Carnaval! Que você se divirta, descanse e não tenha nenhum aperreio durante esse período!
Um grande abraço,
Cíntia Reinaux
Fundadora
Se você gostou do que leu,