Trainee News #1 | SAS, Grupo Protege e BASF
Opa, !
tudo bem?
Não sei se você já está sabendo, mas criei uma campanha de crowdfunding para ajudar a pagar as contas do VT. Os apoiadores ganham uma série de recompensas em troca, como esta newsletter semanal exclusiva, inteiramente dedicada a programas de trainee.
Nas próximas semanas, vou te dar o gostinho de conhecer esse e outros benefícios, mas, depois disso, esse conteúdo voltará a ser exclusivo para apoiadores, beleza?
Bom, sem mais delongas, vamos às novidades desta semana:
Novos programas abertos
#GrupoProtege O grupo, que atua na área de Segurança Privada, abriu inscrições para trainee com salário de R$ 4.336,98. As vagas são para SP e o inglês entra apenas como diferencial. Saiba mais e inscreva-se
#SAS O Sistema Ari de Sá é um grupo de soluções educacionais com sede em Fortaleza e também está com inscrições abertas para trainee. Além dos cursos tradicionais de Administração, Engenharia e afins, o programa também aceita cursos de licenciatura e tecnologia. Confira mais informações
#BASF Até o fechamento dessa edição do Trainee News, o programa da BASF ainda não havia sido aberto oficialmente, mas nossas fontes nos dizem que isso acontecerá a qualquer momento. Na dúvida, aproveita para conferir a nossa lista de vagas de trainee no final de semana. Quem sabe o trainee não é aberto até lá?
Ah! E se você ainda não tiver se formado, não deixa de conferir a lista de estágios também. =)
Talvez você já saiba, mas não custa reforçar que temos uma página de acompanhamento dos processos de trainee. A página é colaborativa, então contamos com a sua ajuda para que ela esteja sempre atualizada, OK?
Por dentro do mercado
#mulheres E se as cientistas fossem celebridades? A GE lançou um programa bem bacana, que é uma das iniciativas da empresa para cumprir a sua meta de ter 20 mil mulheres em posições técnicas do seu quadro até 2020.
Como usar essa informação para se destacar:
Na dinâmica da GE: ao pensar em ações alinhadas a essa estratégia durante o estudo de caso, você ganha pontos por ter feito a lição de casa na pesquisa sobre a empresa
Na entrevista da GE: Essa meta pode ser citada como algo que faz você admirar ou querer trabalhar na empresa (logicamente, se isso for algo que importa para você)
No seu emprego atual: Falar sobre essa estratégia em uma conversa ou reunião relacionada à igualdade de gênero mostra que você está de olho no mercado
Legal, né? Ah! E aqui está o vídeo da GE:
*|YOUTUBE: [$vid=sQ6_fOX7ITQ]|*
Análise de estudo de caso
Tive a oportunidade de assistir a um webinar da 99jobs em que a Livia Parra comentou sobre alguns cases utilizados pela consultoria em dinâmicas de empresas como a Magazine Luiza e a Microsoft.
#SpeedDebate Neste formato, os candidatos são divididos em 3 grupos e um tema é sorteado. Cada time deve defender um dos pontos de vista levantados, seguindo regras preestabelecidas. E olha só qual era uma das possibilidades de discussão:
Game of Thrones » Quem deveria ser o rei de Westeros? Daenerys Targaryen, Jon Snow ou Tyrion Lannister?
"Caramba! Mas eu nunca vi essa série! Assim eu fico em desvantagem com quem conhece!"
Calma, respira fundo. Segura essa ansiedade que cada grupo tinha acesso a um notebook com Internet para fazer pesquisas durante a atividade e se inteirar mais sobre o cenário proposto para, só então, preparar os seus argumentos.
Esse tipo de formato costuma ser utilizado para se obter um comportamento mais natural dos jovens, que, não raro, se moldam para se ajustar ao que consideram ser o ideal em dinâmicas mais tradicionais e, com isso, agem de forma robotizada. Aqui, o elemento surpresa faz com que o candidato baixe a guarda, relaxe um pouco mais e termine se esquecendo de que está sendo avaliado (e se divirta no processo).
Um fato curioso é que a Livia comentou no webinar que os participantes que não conheciam o seriado se saíram melhor do que quem já era fã.
É por isso que, nesse tipo de atividade, eu sempre dou a dica que, por trás de toda a brincadeira e diversão, você nunca deve perder o seu foco. Você está lá para mostrar que é a pessoa certa para aquela oportunidade.
No exemplo acima, é interessante demonstrar habilidades em:
Estruturar o seu raciocínio
Construir argumentos
Saber ouvir com escuta atenta (e não apenas esperando a vez de falar)
Colocar a sua opinião de forma clara e assertiva, mas não de forma impositiva
Como curiosidade, um dos outros tópicos que entravam no sorteio do debate era sobre:
Planetas » Se a humanidade precisasse sair da Terra, qual planeta seria mais facilmente habitável/colonizável?
E aí? Gostou da Trainee News de hoje? Voltamos com mais uma edição na próxima sexta!
Enquanto isso, acompanhe as nossas redes sociais para não perder nenhuma dica ou insight para a sua carreira.
Um grande abraço e um ótimo final de semana!
Cíntia Reinaux