Trainee Nutrien | Programa Agro em Desenvolvimento de Soluções » Inscreva-se até 24/05/22
Saiba mais

Nesta edição, o quase bloqueio do Telegram, uma ferramenta incrível para vagas, uma dica inusitada para o LinkedIn e minha torcida para o Oscar.

❤️
A VTletter é um e-mail que envio toda sexta (ou quase) com notícias, tendências de mercado, oportunidades e conteúdos sobre carreira. Cadastre-se para receber diretamente na sua caixa de entrada.

Estou de volta com a VTletter! Que saudade!

E sim, eu sei que eu já disse "estou de volta" muitas vezes, mas essa é a beleza de tocar o mesmo projeto há mais de 12 anos: há altos e baixos, sem dúvidas, mas o que importa é continuar experimentando e ajustando a rota, rumo a destinos que eu jamais poderia sonhar!

Radar de Vagas 📡

Algo que é muito frustrante para mim é ver o meu trabalho de levantamento de vagas ser desperdiçado. É que é simplesmente impossível dar conta de publicar tudo o que eu coleto.

Foi por isso que eu decidi lançar o Radar de Vagas. Trata-se de uma ferramenta que eu mesma criei onde reúno todos os programas de estágio e trainee ordenados pelo prazo, com link de inscrição e resumo das informações. 😍

Ah! E você ainda consegue filtrar oportunidades por critérios como "para mulheres", "para pessoas negras", "área tech", "estágio de férias" e muitos outros apenas clicando na hashtag correspondente.

Não bastasse isso, o radar ainda conta com a lista completa de consultorias de recrutamento e sites de carreira que verifico para fazer essa apuração (sendo que, além deles, também recebo diariamente comunicados de imprensa e alertas de vagas por e-mail).

Ora, uma curadoria tão inestimável para os candidatos merece ser reconhecida e recompensada! Por esse motivo, o Radar de Vagas será exclusivo para apoiadores do Vida de Trainee.

Por apenas 9 reais por mês, os apoiadores terão acesso não só ao Radar como a conteúdos exclusivos, como lives que, para quem não apoia, não ficarão gravadas. Ah! E também terão o meu agradecimento público na VTletter e nos créditos dos vídeos.

Para dar um gostinho a vocês, estou liberando somente essa semana o acesso a esse recurso. Até o dia 1º de abril, o link estará acessível para todos. Depois dessa data, somente apoiadores terão acesso.

Qualquer dúvida ou sugestão, é só responder este e-mail!

Bem, recado dado, vamos às principais notícias da última semana, exceto temas relacionados à pandemia.

Passei a semana ajudando a Anitta a chegar ao 1º lugar no Spotify com 'Envolver'. O que perdi?

Destaques

Política e Economia

  • O quase bloqueio do Telegram. Se você vive no Brasil, provavelmente ficou sabendo que por pouco o aplicativo de mensagens não foi bloqueado. Utilizado por cerca de 42 milhões de brasileiros, muitos criticaram a decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes, tanto na questão censura versus liberdade de expressão como pelo fato de ele ter dado essa ordem "sozinho", ou de maneira monocrática, como costuma ser colocado.
  • O que eu não vi ninguém falando (a não ser pelo Manual do Usuário) foi o quanto essa estratégia foi brilhante, ao menos do ponto de vista de objetivo alcançado. Graças a essa "ameaça", o Telegram designou representante no Brasil, adotou novos mecanismos de combate a fake news e cumpriu ordens que simplesmente ignorava. Veja mais detalhes no artigo do Manual.
  • Gabinete dos pastores. Duas investigações estão sendo conduzidas após o vazamento de um áudio em que o ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse repassar verbas a municípios conforme indicação de dois pastores, a pedido do presidente Jair Bolsonaro.

Mercado e Tecnologia

  • A Epic Games anunciou doação de todo o lucro do Fortnite durante duas semanas para ajuda humanitária na Ucrânia. Em 3 dias, foram arrecadados mais de USD 50 milhões.
  • A Amazon concluiu a compra da MGM, iniciada em maio do ano passado. Anúncio aconteceu após aprovação de órgãos reguladores da Europa (comissão dos EUA ainda pode contestar).
  • Em São Paulo, a Burger King lançou loja sem atendimento humano nem caixas para atender os clientes. A unidade funciona via totens, aplicativos ou delivery. Os poucos funcionários trabalham na cozinha.
  • Com meio bilhão de usuários de celular, Xiaomi divulga lucro líquido 70% maior em 2021 em relação a 2020.
  • E o Instagram finalmente voltará a oferecer o feed em ordem cronológica. Serão três variações: "Página Inicial" (versão atual), "Seguindo" e "Favoritos" (até 50 perfis).

Cultura e Comportamento

  • Como estou de jejum de Netflix e agregados (muito difícil, gente!), não tenho muito a sugerir, a não ser pelo que já tinha visto. Vale a pena conferir Inventando Anna, na Netflix e, para quem curte algo bem diferente, Dirk Gently's Holistic Detective Agency é totalmente fora do que você espera, também no Tudum.
  • A Bia da Bits to Brands fez uma análise incrível sobre o fenômeno Casimiro (não conhecia o moço, foi ótimo para ficar por dentro). Ah, e, por curiosidade, também não ouvi Anitta, é só um comentário sobre o meme/modinha/tendência da vez que sempre faço em cada edição.
  • E hoje teremos o Oscar. A InfoMoney publicou um gráfico de quanto custou cada obra concorrendo a melhor filme. Não seria lindo se Coda - No Ritmo do Coração (disponível no Amazon Prime), com orçamento 16 vezes menor que Duna, ganhasse a principal categoria da noite?

Carreira e Desenvolvimento Pessoal

  • A Forbes publicou 5 dicas para um perfil de sucesso no Linkedin. Curti a ideia de uma foto natural, nem "de pijama", nem com "terno de poder" (adorei o termo!). Também vi uma dica inusitada, de utilizar o recurso de gravar a pronúncia do seu nome como uma forma de dizer "Oi" e fazer uma breve introdução (Quer ver a minha?).
  • Uma grande dificuldade dos candidatos é falar de seus pontos fracos em entrevistas. Não concordo com tudo o que a Nathália Auad escreveu, mas gostei dos exemplos de como mostrar as suas dificuldades na prática e o que você tem feito para lidar com elas.
  • Como você reage a críticas? A Carol Nalon, especializada em CNV, dará uma aula gratuita pelo Zoom sobre o tema no dia 29/03 às 19h.
  • E falando em feedbacks negativos, a Cia de Talentos postou um bom artigo sobre o tema. Confesso que já fui aquela pessoa que sempre reagia tentando se justificar.

Estágio, Trainee e Outras Oportunidades

Nesta edição, como a ideia é estimular o acesso ao Radar de Vagas, não vou falar de oportunidades por aqui para garantir que vocês deem uma conferida por lá!

Ainda assim, não poderia deixar de destacar o Engenheiros/as Novelis, que está encerrando hoje (27/3) as inscrições! O programa global é voltado para profissionais formados em Engenharias entre dez/18 e dez/21 com inglês fluente e disponibilidade para atuar em Pindamonhangaba-SP. Parte das vagas será destinada a mulheres e pessoas negras. ❤️

Ufa, agora acabou!

Nem acredito, mas agora é oficial: concluí mais uma VTletter! 🙌

Espero que tenha gostado e, se quiser falar comigo, basta responder este e-mail. 😉

Um grande abraço e até sexta (espero!)

Cíntia Reinaux

Cíntia Reinaux
Cíntia Reinaux
Pernambucana desenrolada, canhota, curiosa, blogueira raiz, youtuber nutella e podcaster café-com-leite. Mais conhecida como "Cíntia do Vida de Trainee".

Participe da conversa

Show! Você se inscreveu com sucesso.
Bem-vindo(a) de volta! Login realizado com sucesso.
Você agora faz parte da comunidade do Vida de Trainee.
Seu link expirou.
Sucesso! Agora é só clicar no link que chegou no seu e-mail.
Sucesso! Suas informações de pagamento foram atualizadas.
Sua configuração de pagamento não foi atualizada.