VT Indica: [Vídeo] A História das Coisas

Olá, pessoal!

Como hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente, gostaria de aproveitar a temática para indicar um vídeo muito legal, chamado A História das Coisas [The Story of Stuff].

Trata-se de uma animação de 20 min, apresentada por Annie Leonard, pesquisadora que há duas décadas desenvolve estudos sobre sustentabilidade em diversos países. O vídeo faz uma crítica severa a nossa sociedade de consumo, explicando de uma forma bastante acessível quais são os impactos desse sistema de produção no meio ambiente e em nossa própria saúde e comportamento. E isso é feito em uma abordagem totalmente diferente daquele be-a-bá sobre efeito estufa e derretimento das calotas polares que já estamos cansados de ver. Em tempos em que um novo (e polêmico) Código Florestal é discutido no Brasil, torna-se ainda mais importante assistir a esse documentário, que trata ainda do papel do Estado e da influência das grandes corporações em tudo que afeta o planeta e as nossas vidas.

No site do projeto há ainda outros vídeos com temas mais específicos, falando por exemplo sobre como a indústria nos convenceu a consumir garrafinhas de água, a falta de lógica dos equipamentos eletrônicos descartáveis e o que está por trás da indústria de cosméticos.

Acredito que temos a obrigação de nos aprofundarmos nesses temas, até porque, como geração Y, somos parte do futuro, e isso é algo que transcende o discurso “politicamente correto”. Se ainda assim você não se convenceu, vale sempre lembrar que 9 em cada 10 dinâmicas de grupo trazem um estudo de caso relacionado à sustentabilidade (está bem, exagerei no número, mas quem já participou de algumas, certamente percebeu essa tendência).

Recomendo, inclusive, que vocês repassem esse vídeo para familiares e amigos. Ele está disponível em inglês, com legendas em português e até mesmo dublado!

A História das Coisas (versão legendada)

Nota: Acesse aqui a versão dublada

A história dos Eletrônicos (legendado)

A história da Água Engarrafada (legendado)


 

Você pode conferir todos o vídeos no canal do projeto no Youtube.

Em tempo: Gostaria de dar parte dos créditos ao blog Pitoca de Arroz, de um amigo meu. Já fazia um tempo que eu queria comentar sobre A História das Coisas aqui no VT, mas terminei me esquecendo e a ideia ficou engavetada até que, há poucos dias, vi o post que ele fez no blog dele. O texto ficou bem legal, vale a pena conferir!

 

*****

Curtiu? Que tal então curtir também a página do VT no Facebook?

O VT também está no twitter: @vidadetrainee

 

Comente!