VT Indica: [Projeto] Khan Academy

A Khan Academy é uma instituição voltada para educação, fundada por Salman Khan. São mais de 2.500 vídeos com aulas de várias matérias. O acesso é totalmente gratuito.

Olá, pessoal!

O VT Indica de hoje é sobre um daqueles projetos que nos faz lembrar porque a Internet está revolucionando o planeta e, mais do que isso, gostaria de falar sobre o homem que está por trás da iniciativa. Salman Khan é um americano de descendência bengali-indiana e fundador da Khan Academy, uma organização sem fins lucrativos que está cada vez mais conhecida como o Futuro da Educação.

Jovem brilhante, Sal – como é conhecido – possui 3 graduações no MIT e um MBA em Harvard. Apesar dessas credenciais, o que mais me impressionou em sua história foi a forma como ele descobriu a sua verdadeira vocação. Antes de atuar como educador, Sal era um analista de investimentos, até o dia em que começou a dar aulas de reforço de Matemática para uma prima. Em pouco tempo, outros primos também queriam sua ajuda. Para facilitar, ele decidiu disponibilizar os vídeos das aulas no Youtube.

Quando se deu conta, já havia milhares de visualizações, e ele recebia diversas mensagens com depoimentos de alunos, pais e professores. E foi então que o Sal percebeu que era com aquilo que deveria trabalhar. Decisão tomada, ele largou o emprego promissor e abriu a Khan Academy.

Hoje a instituição já possui mais de 2.500 vídeos, sendo que todos foram feitos pelo próprio Sal e o acesso é totalmente gratuito. São diversas disciplinas, como Matemática, Química, Física e até mesmo História. Atualmente, a organização conta com o apoio da Fundação Bill e Melinda Gates e há mais de um milhão de pessoas cadastradas.

O mais legal é que você pode começar beeeeem do básico (operações de soma e subtração) e progredir aos poucos para assuntos mais avançados, seguindo um Mapa do Conhecimento. Há vários exercícios para praticar o que foi aprendido e o sistema gera vários gráficos de desempenho, que apontam inclusive o que você precisa revisar. Além disso, você pode optar por ser um tutor e ajudar a tirar as dúvidas de outras pessoas. Em outras palavras, trata-se de uma grande rede colaborativa.

As aulas e também as legendas estão em inglês, de forma que pode ser interessante para quem quiser praticar o idioma, especialmente para quem estiver se preparando para o GMAT, o exame que todos que pretendem fazer MBA no exterior precisam prestar. De qualquer forma, legendas em português começaram a ser adicionadas nas lições iniciais.

Para mim o Salman Khan é uma grande inspiração para aqueles que têm receio de seguir a sua vocação, aquilo que realmente gostam de fazer. Além de ser um exemplo maravilhoso de como podemos fazer a diferença. Tem até uma brincadeira na web que diz “Yes, we Khan!”.

Para saber mais, é só conferir mais uma genial palestra do TED:

 

 

*****

Curtiu? Que tal então curtir também a página do VT no Facebook?

O VT também está no twitter: @vidadetrainee

Em tempo: Vi essa palestra do TED no blog do Lucas Cerri.

 

 

Comente!