VT Indica: LíderCast – Como a liderança acontece na prática

O que torna alguém um grande líder? Mais do que uma lista de adjetivos, são as suas ações que contam. Aprenda sobre liderança na prática com o LíderCast.

Colagem de diversas capas de episódios do LíderCast retratando os entrevistados. No canto inferior esquerdo, logo do Café Brasil e do LíderCast
O que torna alguém um grande líder?

Essa não é uma pergunta simples de se responder, e a sensação que tenho é a de que a maioria das tentativas soam subjetivas ou “papo de autoajuda”. No papel qualquer um pode listar características desejáveis, mas compreender como essas qualidades se revelam em ações é outra história.

Daí que, se existe uma forma eficaz de se aprender, é com exemplos. Faz muito mais sentido ver a liderança acontecendo na prática e tirar suas próprias conclusões sobre quais comportamentos foram demonstrados do que ler uma sequência de adjetivos e situações hipotéticas em um livro.

E é exatamente por esse motivo que a minha indicação de hoje é o LíderCast, um podcast onde o Luciano Pires, do Café Brasil, conversa com grandes nomes do empreendedorismo e pessoas influentes nas mais diversas áreas.

Os meus favoritos até agora são os episódios com:

Esses dois últimos eu até já entrevistei no VTcast sobre a Geração Y e no VTcast sobre o uso de Redes Sociais, respectivamente (o VTcast é muito chique, não é não?).

A cada vez que a gente ouve sobre uma decisão difícil (acertada ou não) que cada um deles precisou tomar, é impossível não se identificar, sabe? E é esse tipo de conexão emocional que faz com que o nosso cérebro aprenda com aquela situação, e não apenas memorize informações.

E para concluir, a minha dica é ir anotando no papel cada atitude que lhe chame a atenção durante os programas. Você irá perceber que a habilidade de saber ouvir e competências como visão, negociação e persuasão, por exemplo, serão bastante frequentes na trajetória dos entrevistados.

Que esses belos exemplos inspirem também vocês a realizar e fazer acontecer. E que venham muitas novas temporadas do LíderCast no futuro, que o Brasil está precisando.

Comente!