VT Indica: Ideias que merecem ser espalhadas

Desde os anos 80, acontece anualmente na Califórnia aquele que é possivelmente o evento mais criativo e inspirador do mundo: o TED (Technology, Entertainment & Design). Durante mais de 20 anos, o acesso a esse universo ficou restrito aos poucos sortudos que conseguiam garantir o seu ingresso com mais de 1 ano de antecedência. Há cerca de 3 anos no entanto, os geniais idealizadores do evento tiveram uma epifania e decidiram disponibilizar todas as palestras na Internet para que essas maravilhosas ideias pudessem ser espalhadas pelo globo: “Acreditamos apaixonadamente no poder das ideias para mudar atitudes, vidas e, em última instância, o mundo". (Clique no título para ler o texto na íntegra).

Desde os anos 80, acontece anualmente na Califórnia aquele que é possivelmente o evento mais criativo e inspirador do mundo: o TED (Technology, Entertainment & Design). Durante mais de 20 anos, o acesso a esse universo ficou restrito aos poucos sortudos que conseguiam garantir o seu ingresso com mais de 1 ano de antecedência.

Há cerca de 3 anos no entanto, os geniais idealizadores do evento tiveram uma epifania e decidiram disponibilizar todas as palestras na Internet para que essas maravilhosas ideias pudessem ser espalhadas pelo globo: “Acreditamos apaixonadamente no poder das ideias para mudar atitudes, vidas e, em última instância, o mundo”.

Sob o slogan “Ideias que merecem ser espalhadas” (Ideas worth spreading), eles seguem em frente com essa grande ambição. Mais de 50 milhões de pessoas já assistiram aos mais de 500 vídeos dos notáveis gênios que trouxeram algo de novo à sua área de atuação, desde Tecnologia, Ciência e Sustentabilidade até mesmo ao Cinema, Artes Plásticas e Mágica! São personalidades como Steve Jobs, Al Gore e mesmo brasileiros, como o artista plástico Vik Muniz (responsável pelas imagens da abertura da novela Passione).

No Brasil, como já ocorre em muitos países, temos o TEDx, uma espécie de filial do TED americano. No ano passado, o evento ocorreu em São Paulo. Você pode assistir aos vídeos aqui.

Em 2010, teremos o TEDxAmazônia nos dias 6 e 7 de novembro. As inscrições estão abertas pelo site até o dia 7/10 e são gratuitas. O formulário de inscrição tem uma série de perguntas, pois eles selecionarão algumas pessoas para ir ao evento de graça. Se você tiver disponibilidade, não deixe de se inscrever!

A minha recomendação é dedicar uma parte de seu tempo para assistir a pelo menos um vídeo “TED” por semana. É um jeito bem bacana de se manter antenado com as novidades e pensar um pouco “fora da caixa”. Ah! E não deixe de espalhar essa ideia para os seus amigos!

Caso você não se sinta seguro no idioma Inglês, não se preocupe: várias das palestras já contam com legendas em Português. Você pode conferir a lista de todas as palestras legendadas aqui.

Segue abaixo uma relação de alguns dos meus vídeos favoritos. Já que o filme Comer, Rezar, Amar estreou hoje no Brasil, o primeiro vídeo da lista é o da autora do livro, Elizabeth Gilbert.

Criatividade e Ousadia

Elizabeth Gilbert – Nutrindo a criatividade

Ken Robinson – Uma revolução no aprendizado

Vik Muniz – Arte com lã, açúcar e outros materiais inusitados

William Kamkwamba – O garoto que domou o vento

Reflexões sobre Cultura e Meio Ambiente

Alain de Botton – Uma filosofia de sucesso mais gentil e humana

Barry Schwartz – A importância da sabedoria

Sam Harris – Uma conversa sobre ética, moral e funcionamento do cérebro

Jamie Oliver – Revolução nos hábitos alimentares

Chris Jordan – O impacto no Meio Ambiente traduzido em número e imagens impressionantes

Jaime Lerner – O brasileiro listado entre os 25 maiores pensadores do mundo fala sobre planejamento urbano

Comente!