VT Indica: Day 1 – Sofia Esteves (Cia de Talentos)

Todos conhecem a Cia de Talentos, mas vocês conhecem a Sofia Esteves, fundadora do grupo? Entenda como a sua trajetória influenciou os programas de trainee.

palestra-sofia-esteves-day-1

Olá, pessoal!

Todos os leitores do VT provavelmente já ouviram falar da Cia de Talentos e muitos inclusive já participaram de algum processo seletivo – de estágio ou de trainee – realizado por essa consultoria.

Mas a questão é: vocês conhecem a história da Sofia Esteves, a fundadora da Cia de Talentos?

E por que isso seria importante? Bem, na minha opinião, conhecer a trajetória da Sofia é também entender um pouco mais sobre como os programas de trainee tomaram a forma que conhecemos hoje (especialmente o Trainee Unilever).

Antes da Cia de Talentos, eram as próprias empresas que conduziam os processos seletivos, isso quando possuíam algum programa dessa natureza. Hoje esse mercado cresceu e não apenas as consultorias voltadas para o recrutamento de jovens se multiplicaram, como o próprio interesse das grandes organizações nesse tipo de projeto tem sido cada vez maior.

Não bastasse tudo isso, a Sofia é ainda um grande exemplo de vida para nós da geração Y, que tanto lutamos para conseguir fazer aquilo que amamos. Essa mulher valente e batalhadora foi conquistando seu espaço aos poucos e, de uma sala improvisada em um banheiro, ela é hoje sócia e fundadora de um grupo que atua em mais de 40 países.

A palestra faz parte do projeto Day 1 da Endeavor, que mostra o caminho percorrido por grandes empreendedores brasileiros.

O Day 1 da Sofia Esteves foi 18/01/1988, quando boa parte dos leitores do blog sequer havia nascido, e muitos desses anos foram dedicados à orientação de jovens (ela é uma das autoras do livro Carreira: você está cuidando da sua?).

Seguem abaixo algumas das lições de vida compartilhadas pela Sofia:

  • Faça por merecer
  • Tudo o que a gente é, é um pouco de todo mundo
  • Quando você se dedica às pessoas, elas reconhecem e se dedicam a você
  • Às vezes nós saímos das faculdades bem formados, mas mal informados
  • Acreditar em si mesmo, ouvir os conselhos das pessoas ao redor, ter paixão e arriscar

E para quem estiver buscando inspiração para correr em busca de seus sonhos, segue o vídeo da palestra na íntegra:

Comente!