VT Indica: Coursera – Cursos Gratuitos Online

Já conhece o Coursera? A plataforma de ensino gratuita oferece cursos online de algumas das universidades mais conceituadas do globo. Saiba mais.

coursera-cursos-online-gratuitosEu não consigo parar de me impressionar e me maravilhar com as possibilidades que a Internet oferece. E é por esse motivo que fico triste quando ouço alguém dizer: “Eu não uso muito a Internet, só entro no Facebook de vez em quando”.

É simplesmente inacreditável o quanto a maioria das pessoas não fazem ideia do que a maior invenção da humanidade pode proporcionar.

Hoje eu gostaria de falar das iniciativas de cursos online gratuitos. Já existem inúmeras delas. Algumas começam “pequenas”, mas nem por isso com menos potencial de revolucionar o mundo, como é o caso da Khan Academy, de que já falei no blog.

Outras, já começam com o apoio e parceria de instituições renomadas. Esse é o caso do Coursera, plataforma de ensino que oferece gratuitamente cursos online de algumas das mais conceituadas universidades do globo.

Ou na definição do próprio Coursera:

“Take the world’s best courses, online, for free.”

“Faça os melhores cursos do mundo, online, de graça”.

Pra mim o mais legal é a abrangência dos temas. É certo que são acadêmicos, mas isso não faz com que sejam “chatos”. Assim, é possível estudar de Introdução a Finanças à Música dos Beatles e de Estratégias de Negócios a Quadrinhos e Graphic Novels.

E aí você pode pensar: “Interessante! Uma pena que é em Inglês!”

Eu bem poderia argumentar que essa é uma excelente oportunidade de praticar o inglês em um nível mais “difícil”, técnico e formal (e não é mesmo?), mas acredito que essa seja a “deixa” para eu falar das traduções!

O Projeto Coursera Brasil está promovendo a tradução de 12 dos cursos oferecidos (clique para conferir a lista) por meio de um time de voluntários (do qual faço parte). Entre eles, destaco:

Além desses, destaco ainda o Introduction to Public Speaking, que pode ser muito útil para quem quer desenvolver a oratória.

Mas é claro que essas são apenas sugestões iniciais. Afinal, são mais de 400 cursos para escolher!

Em relação a testes, certificados e créditos escolares, alguns cursos possuem esses recursos, e certamente muitos deles devem ser aceitos para quem precisa “completar as horas” com atividades extracurriculares para se formar.

No entanto, eu recomendo que optem por aqueles que realmente despertarem o seu interesse, pois é preciso muita dedicação (a duração média é de 6 a 12 semanas).

De todo o modo, o importante é que usufruam dessa incrível ferramenta e divulguem para o máximo de pessoas possível.

E sejam bem-vindos à Era do Compartilhamento!

Comente!