Vida de Trainee B2W Digital: Entrevista com Vitor Monte, Ex-Trainee e Gerente Comercial

Confira como é a vida de um trainee em nossa entrevista com Vitor Monte, trainee B2W Digital da turma de 2012 e atual responsável pelo setor comercial das Americanas.com em diversas categorias.

O mundo digital transformado por você. Inscrições abertas!

Já pensou trabalhar na maior plataforma digital da América Latina?

B2W Digital, dona de marcas mais queridas da Internet, como Americanas.com, Submarino e Shoptime, está com inscrições abertas para o Trainee B2W Digital 2020.

E para que vocês conheçam um pouco mais como é a vida de trainee em um setor dinâmico como o varejo com uma pitada de tecnologia, nós entrevistamos Vitor Monte, atual gerente Comercial da B2W e trainee da turma de 2012!

O Vitor tem 32 anos e é do Rio de Janeiro. Ele chegou a cursar 1 ano de Economia, mas se formou em Administração no Ibmec e tem MBA em Gestão. Na B2W, ele já atuou em diversos departamentos como comprador e gerente de produto, entre outras funcões. Desde janeiro, ele é o responsável pelo comercial da Americanas.com nas categorias de Telefonia, Eletrônicos, Informática, Games, Móveis e Construção. No tempo livre, o Vitor adora viajar. Em uma de suas viagens, ele escalou a maior montanha do continente africano, o Kilimanjaro. Uau!

Bem, agora que já apresentamos o Vitor, vamos mergulhar na experiência de ser um Trainee B2W e de quebra dar algumas dicas de como estar na turma de 2020!

Você chegou a cursar 1 ano de Economia antes de mudar para Administração. Esse “dilema do curso de graduação” é vivido por muitos jovens no início da vida adulta. Você poderia comentar como tomou a decisão de mudar de curso?

Eu gostava de Economia mas me incomodava um pouco o excesso de teoria e falta de prática do curso. Em Administração consegui ter disciplinas que tinham uma dinâmica mais parecida com o mercado de trabalho e uma visão mais abrangente de outras áreas de atuação como Logística e Marketing.

Conta pra gente um pouco da sua experiência como Trainee B2W Digital. Qual foi o seu maior aprendizado e o que foi mais marcante?

A experiência foi super interessante! Foram 6 meses de job rotation nas áreas de Operações, Delivery, SAC e Televendas. Todas agregam muito e dão para o trainee um diferente ponto de vista e uma percepção que normalmente o Comercial e o Marketing não têm. O mais marcante, sem dúvidas, foi conhecer o CD de Itapevi… É impressionante o tamanho do Centro de Distribuição e a quantidade de pedidos que são expedidos diariamente!

Você poderia nos contar sobre o projeto de que mais se orgulha de ter participado ao longo desses sete anos na B2W Digital?

O projeto mais relevante foi a Vertical de Automotivo. Esse projeto teve como objetivo aumentar de forma rápida e acentuada a venda da categoria de automotivo dentro da B2W. O mais instigante desse projeto foi que trabalhamos no modelo de squad, que une profissionais de diversas áreas diferentes com uma única meta. A troca de conhecimento que obtive durante esse período foi sensacional e essencial para o meu trabalho atual.

Você entrou como trainee na B2W Digital em 2012 e, de lá para cá, já assumiu desafios desde o departamento de Eletrodomésticos até o de Bebês e Brinquedos, além de atuar nas operações do Submarino e da Americanas.com. Como é ter a oportunidade de trabalhar em várias empresas sem de fato mudar de empresa?

Essa é uma das partes mais interessantes da B2W. Essa mudança constante de áreas faz com que nós tenhamos um aprendizado rápido e dinâmico, o que está totalmente alinhado com minhas expectativas de carreira.

Você já conhecia a B2W Digital antes de se inscrever para o programa de trainee? O que mais te chamou atenção durante o processo seletivo e como você se preparou para as etapas?

Eu sempre me interessei por tecnologia e por isso já conhecia a B2W. O que mais me chamou a atenção durante o processo foi o quão jovens eram os gestores e como a empresa pensava de forma diferente das demais que eu já tinha trabalhado. Para me preparar para as etapas eu me concentrava em ler todas es divulgações de resultados para entender um pouco mais do negócio e estratégia da empresa.

O que te fez escolher a B2W Digital ainda como candidato a trainee e de que forma ela te conquistou para que continue nela até hoje, sete anos depois? De que formas a B2W Digital te encanta e te desafia?

A B2W está em um mercado extremamente dinâmico e que está longe de um padrão. Isso faz com que a empresa tenha que se reinventar constantemente, o que é muito significativo para um jovem no início da carreira. Isso somado à autonomia que temos faz com que o trabalho não seja monótono e que de fato tenhamos uma mentalidade de dono do negócio.

E para finalizar, quais características não podem faltar em qualquer profissional que deseje ser um Trainee B2W Digital? Nossos leitores adoram receber dicas de quem já chegou lá…

Para mim um trainee se dar bem na B2W ele tem que ser inconformado. Tem que perguntar, questionar e correr atrás das soluções e , principalmente, colocar em prática!

Pergunta bônus: Você já escalou o Monte Kilimanjaro! Conta pra gente como foi essa experiência e de que formas ela contribuiu (e continua a contribuir) para a sua carreira, do desenvolvimento de habilidades a escolhas profissionais.

Essa experiência me fez ser uma pessoa mais resiliente e concentrada nos objetivos. Em uma empresa do tamanho e com a velocidade da B2W, é essencial estar focado nas suas metas e entender os objetivos globais que temos.


E aí, curtiu a entrevista? Também quer ser um(a) Trainee B2W Digital? Então corre, que as inscrições só vão até o dia 1º de setembro!

Inscreva-se para o Programa de Trainee B2W Digital 2020!

Comente!