Programas de Trainee na Aviação

Conheça as empresas de aviação que oferecem programas de trainee e qual o perfil buscado por cada uma delas, bem como a previsão de novas edições.

Em nossa nova série, reunimos semanalmente listas de programas de trainee de acordo com o segmento, cursoárea de atuação e assim por diante.

Estes foram os temas abordados nos artigos anteriores:

Hoje iremos conhecer os programas de trainee oferecidos por empresas ligadas à aviação, como companhias aéreas e fabricantes de aeronaves. Assim como acontece no segmento automotivo, esse é o tipo de setor em que ter paixão pela área é um grande diferencial!

É apaixonado(a) por aviação? Então confira os resultados do nosso levantamento!

Programas de Trainee na Aviação

1. Programa de Trainee Azul Linhas Aéreas

A 1ª edição do Programa de Trainee da Azul abriu inscrições em setembro de 2019. Ele foi criado com o objetivo de atrair os melhores talentos para realizar os planos ousados da companhia.

Nas palavras de Jason Ward, vice-presidente de Pessoas e Clientes:

Temos o grande desejo de ser a melhor companhia aérea do mundo. No dia a dia, esperamos que os nossos tripulantes sintam que estão no melhor emprego de suas vidas e que nossos clientes a considerem a melhor experiência de voo.

O programa terá início em janeiro de 2020, quando os trainees passarão por toda a jornada do cliente. Irão entender como a mala entra no avião, como é a manutenção e tudo o que faz com que a experiência Azul possa acontecer. Eles irão acompanhar o dia de uma tripulação e conhecer o Call Center para ver de perto como funciona o diferencial da empresa no atendimento, muito além do voo em si.

Conheça mais detalhes sobre o Programa de Trainee Azul:

Programa de Trainee Azul 2020

Requisitos da última edição do programa

  • Formação Superior Concluída entre Dez/17 e Dez/19.
  • Sem necessidade de experiência profissional.
  • Inglês fluente.
  • Disponibilidade para trabalhar em Alphaville/São Paulo e realizar eventuais viagens.

Prazo encerrado em: 06/10/2019

Previsão da próxima edição: A expectativa com o programa de trainees é de que seja a base para o plano de sucessão dos próximos 5 a 10 anos. Por isso, o lançamento anual de novas edições está nos planos da empresa, começando já em 2020.

2. Programa de Especialização Embraer (PEE)

Fomos informados pela Embraer de que não há previsão para novas edições do programa de trainee. No entanto, a empresa tem uma iniciativa bem bacana para engenheiros recém-formados, o PEE (Programa de Especialização em Engenharia).

O programa tem por objetivo capacitar esses profissionais para atuarem nas áreas de Engenharia de Desenvolvimento do Produto e Processos da empresa. Em parceria com o ITA, oferece o título de mestrado profissional em Engenharia Aeronáutica, reconhecido pela CAPES/ MEC. Desde 2001, o PEE já formou 26 turmas com cerca de 1400 engenheiros.

Durante os 2 anos da formação, os participantes recebem ajuda de custo e outros benefícios, como plano de saúde, alimentação, transporte etc. E o mais legal é que praticamente todos são contratados pela Embraer, conforme a convergência de interesse do profissional e necessidade da companhia.

Saiba mais sobre o Programa de Especialização Embraer (PEE):

PEE 2020 – Programa de Especialização em Engenharia

Requisitos da última edição do programa

  • Cursos: Engenharia nas modalidades aeronáutica ou aeroespacial, ambiental, automobilística, civil, computação, controle e automação, elétrica, eletrônica, energia, física, materiais, mecânica, mecatrônica, metalúrgica, naval, produção, química ou sistemas
  • Graduação entre 2017 e julho de 2020
  • Inglês Avançado.

Prazo encerrado em: 29/09/2019

Previsão da próxima edição: O programa tem periodicidade anual.

Ah! E o programa de estágio aceita todos os cursos e está com inscrições abertas até 31/10/2019! Dá só uma olhada:

Programa de Estágio Embraer 2019.2

3. Programa de Trainee Lider Aviação Inscrições abertas!

O programa é voltado para recém-formados em cursos de engenharia ligados à Aeronáutica. A empresa atua em 5 frentes de negócio: Fretamento e Gerenciamento de Aeronaves, Manutenção de Aeronaves, Vendas e Aquisições de Aeronaves, Operações de Helicóptero Offshore e Onshore e Atendimento Aeroportuário.

Saiba mais e inscreva-se sobre o Programa Trainee Líder Aviação:

Programa Trainee Líder Aviação 2020

Requisitos para participar do programa

  • Formação superior concluída entre dez/2017 a dez/2019
    nos seguintes cursos: Engenharia Aeronáutica, Aeroespacial
    ou Mecânica-Aeronáutica.
  • Inglês fluente (Certificação será um diferencial).
  • Domínio Pacote Office.
  • Disponibilidade para residir na região Sudeste.
  • Sem necessidade de experiência profissional.

Inscrições até: 27/10/2019

Previsão da próxima edição: Em nosso levantamento, a edição mais recente que encontramos fora a atual ocorreu em 2016, de modo que não temos um bom parâmetro para definir quando será a próxima. Fiquem de olho que nós avisaremos por aqui!

4. Programa de Trainee Gol

A primeira edição do Trainee Gol aconteceu no ano passado, em que foram contratados 10 trainees. Eles estão sendo desenvolvidos com metodologias ágeis para apoiarem a GOL em seus projetos estratégicos e assim tornar a experiência do Cliente mais Simples, Humana e Inteligente.

Como nos contou Jean Nogueira, diretor de Gente e Cultura da GOL:

O programa tem como objetivo formar profissionais para acelerar as transformações do nosso negócio e contribuir para a consolidação do propósito da GOL de Ser a Primeira para Todos.

Saiba mais sobre o Programa de Trainee Gol:

Trainee GOL 2018

Requisitos da última edição do programa

  • Ter concluído um curso de graduação (bacharelado) em qualquer área;
  • Ter se formado entre dezembro de 2015 e dezembro de 2017;
  • Possuir conhecimentos avançados de inglês;
  • Ter disponibilidade para morar e trabalhar em São Paulo.

Prazo encerrado em: 01/07/2018

Previsão da próxima edição: A Gol nos informou de que uma segunda edição do Programa de Trainee da GOL está prevista para o segundo semestre de 2020, com processo seletivo ao longo do 1º semestre.

5. Programa de Trainee LATAM Airlines

Já faz alguns anos que a LATAM não lança um novo programa. Em nossa pesquisa, não conseguimos sequer encontrar registros no Google de que ele tenha existido (mas eu me lembro! haha).

Encontramos uma única menção, em uma matéria da Exame, em que a Page Talent cita a LATAM como exemplo de empresa que adota o modelo de trainee internacional, onde a rotação pode incluir outros países.

De fato, eu me recordo de que o programa oferecia um módulo no exterior, em Santiago no Chile. Ouso até afirmar que a edição ocorreu na época em que Lan e TAM se tornaram LATAM (mas posso estar enganada).

Nós fizemos a divulgação no VT na ocasião, mas já faz tanto tempo que o nosso sistema passou por muitas alterações desde então, de modo que não temos mais o arquivo de vagas antigas.

Última edição do programa: calculamos que aconteceu há mais de 3 anos.

Previsão da próxima edição: não haverá nova edição em 2019 segundo comunicado da empresa.

Comente!