
Perfil e Pré-Requisitos
Jovens recém-formados entre dezembro de 2017 até dezembro de 2019
Confira as formações e localidades:
- Rio de Janeiro: Engenharia Elétrica, Engenharia Civil/Ambiental, Engenharia de Produção, Meteorologia, Administração, Comunicação Social, TI, Economia, Direito e Ciências Contábeis.
- Brasília: Engenharia Elétrica e Engenharia de Telecomunicações
- Florianópolis: Engenharia Elétrica e Engenharia de Telecomunicações
- Recife: Engenharia Elétrica, Engenharia Civil / Ambiental
Processo Seletivo
- Período de inscrições: fevereiro 2020
- Etapa de Provas Online (Inglês, Português e Conhecimentos Gerais): março 2020
- Etapa de Prova Técnica (Formação específica - Presencial): março e abril 2020
- Painel com os Gestores: março e abril 2020
- Entrevista Individual com a área requisitante: março e abril 2020
- Contratação: maio 2020
Observações
- É obrigatório o preenchimento completo do cadastro para participação no Processo Seletivo;
- As vagas serão publicadas de acordo com a formação específica requisitada, sendo classificados na etapa de triagem curricular somente aqueles que se adequarem ao perfil requisitado;
- É obrigatório o preenchimento do campo de preferência de localidade de acordo com a sua escolha. Ao ser classificado, você será direcionado para participar do processo seletivo na localidade de escolha (Rio de Janeiro, Recife, Florianópolis ou Brasília);
- São previstas vagas com prioridade para candidatos PcDs – Pessoas com Deficiência, observados os critérios estabelecidos no processo seletivo.
Sobre o Programa
O Programa Construir busca jovens potenciais para desenvolver valores e competências que garantam a continuidade e a evolução da organização. Procuramos formar profissionais alinhados à estratégia organizacional e empenhados em disseminá-la entre as equipes.
Criado especialmente para renovar o quadro de empregados da empresa, o Programa Trainee é a oportunidade para mostrar seu potencial e competência, familiarizando-se com o segmento da energia elétrica.
Como funciona o Programa?
O Programa foi estruturado para ter duração de até 24 meses.
O setor de atuação do trainee será indicado pela área de Recursos Humanos de acordo com a formação acadêmica e disponibilidade de vaga.
A área destino do trainee é direcionada pela área de Recursos Humanos de acordo com a formação e disponibilidade de vaga.
Os trainees aprovados no processo seletivo são admitidos no regime de CLT por prazo determinado de 12 meses com possibilidade de renovação por igual período.
Após a admissão, passam pelas seguintes etapas:
- Integração - carga horária prevista de 112 horas;
- Curso: Análise da Evolução do Setor Elétrico (Parceiro: Gesel / UFRJ) - carga horária prevista: 32 horas;
- Alocação na área destino.
Ao longo de todo o Programa, estão previstas ainda:
- Visitas técnicas orientadas;
- Realização do Plano de Acompanhamento e Desenvolvimento do Trainee durante o Programa;
- Avaliações periódicas;
- Cada trainee terá um Tutor na sua área destino, que será o responsável pelo seu acompanhamento durante o Programa.
Remuneração e Benefícios
- Salário compatível com o mercado;
- Para Operação: Salário compatível com o mercado + Penosidade (em turno na Sala de Controle);
- Vale-refeição e/ou Alimentação;
- Vale-transporte e;
- Demais benefícios.
Áreas e Locais
Áreas de Atuação
Engenharia Elétrica / Recursos Hídricos / Compliance e Gestão de Riscos / Serviços Gerais (Facilities) / Tecnologia da Informação / Comunicação Social / Meteorologia / Estratégia e Inovação
Locais das Vagas
Rio de Janeiro, Recife, Florianópolis e Brasília
Inscrições
Inscrições até 15 de março pelo próprio site da empresa, por meio do link Programa Construir - Trainee ONS 2020.
É NECESSÁRIO A CANDIDATURA NA VAGA ESPECÍFICA DE TRAINEE DE SUA FORMAÇÃO E LOCALIDADE!
Sobre a Empresa: ONS
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados do país, sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Instituído como uma pessoa jurídica de direito privado, sob a forma de associação civil sem fins lucrativos, o ONS foi criado em 26 de agosto de 1998, pela Lei nº 9.648, com as alterações introduzidas pela Lei nº 10.848/2004 e regulamentado pelo Decreto nº 5.081/2004.
Para o exercício de suas atribuições legais e o cumprimento de sua missão institucional, o ONS desenvolve uma série de estudos e ações exercidas sobre o sistema e seus agentes proprietários para gerenciar as diferentes fontes de energia e a rede de transmissão, de forma a garantir a segurança do suprimento contínuo em todo o país, com os objetivos de:
- promover a otimização da operação do sistema eletroenergético, visando ao menor custo para o sistema, observados os padrões técnicos e os critérios de confiabilidade estabelecidos nos Procedimentos de Rede aprovados pela Aneel
- garantir que todos os agentes do setor elétrico tenham acesso à rede de transmissão de forma não discriminatória;
- contribuir, de acordo com a natureza de suas atividades, para que a expansão do SIN se faça ao menor custo e vise às melhores condições operacionais futuras.
O ONS é composto por membros associados e membros participantes, que são as empresas de geração, transmissão, distribuição, consumidores livres, importadores e exportadores de energia. Também participam o Ministério de Minas e Energia (MME) e representantes dos Conselhos de Consumidores.
Participe da conversa