Por Dentro do Trainee Itaú Unibanco

Confiram tudo o que rolou no encontro sobre o Programa de Trainee Itaú, que está com inscrições abertas até 12 de agosto.

Maria Isabel Albernaz (equipe AG de Gente & Gestão) Fernanda Amaral (equipe AG de Gente & Gestão) Pedro Rodrigues (Trainee AG) Monalisa Trouquim (Gerente de Gente & Gestão) Cíntia Reinaux (Vida de Trainee) Mariana Perez (Trainee AG) Marcos Ornelas (Eu vou ser trainee) Lívia Nunes (Ligado na Facul) Roberto Machado (Estágio e Trainee) Rachel Sciré (ClickCarreira) Claudio Santos (Vice-Presidente de Gente & Gestão)

encontro-trainee-itauOlá, pessoal!

Sandra Tamie, criadora do Treinando para Trainee Laiza Lopes, jornalista do Ligado na Facul Kleber Piedade, sócio fundador da Seja Trainee Lilian Martins, árae de Atratividade Itaú Erica Alves, área de Talentos no Itaú Bruno Stefani, ex-trainee Monica Noronha, Atração e Seleção de Pessoas Itaú Luís Abdalla, sócio fundador da Seja Trainee Karen Cristina, Atração e Seleção de Pessoas Itaú Eu (Cíntia Reinaux, fundadora do Vida de Trainee)

O 2º semestre já começou e, com ele, a alta temporada de programas de trainee. A demanda tem sido tão grande que fica até difícil dar conta.

Este ano tem sido mesmo bastante intenso para o VT, e aí termina que falta tempo para escrever novos artigos. O que é um pena, porque tem tanta coisa que eu queria compartilhar com vocês!

Por exemplo, no final de junho, o Itaú me convidou para ir a São Paulo conhecer o seu Programa de Trainee, em um encontro que reuniu blogueiros e jornalistas da área. Topei na hora.

Primeiro porque, de verdade, admiro a empresa. Sou cliente do banco desde quando entrei na faculdade, há 10 anos (aparece um bolo comemorativo toda vez que uso o caixa eletrônico, hehe).

Segundo, porque, como alguém que acompanha o assunto de perto há algum tempo, sempre considerei o programa do Itaú bastante estruturado, uma noção que ficou ainda mais concreta depois que entrevistei o Bruno Stefani, trainee do Itaú, no ano passado (ouça o podcast).

Mas, acima de tudo, eu queria entender um pouco melhor o que significa ser trainee no segmento bancário, área que, para ser sincera, nunca me atraiu como profissional.

E não é que eu não poderia estar mais enganada?

Sabe quando você assiste algo que te fisga na hora, de tanto que combina com você? Pois foi assim que a equipe começou a apresentação, conquistando todos os presentes de cara, com este vídeo:

Fala sério, tem jeito melhor de se mostrar como é a cultura de uma empresa? Eu me identifiquei muito com todas as características, mas acho que “os insistentes” é a que me representa mais. Afinal, não é de hoje que eu falo aqui no blog que a vida é para os insistentes.

Como profissional de RH, pra mim uma das atitudes mais bacanas dos responsáveis pelo programa foi a de assumir uma postura de trazer para os candidatos os bastidores do Itaú, com pontos como o ambiente de trabalho e as carreiras que você pode seguir.

E a empresa tem uma preocupação genuína em passar todos os seus valores para os candidatos em cada etapa do processo seletivo. Uma das fases que mais me chamou atenção (não eliminatória) foi a do “Encontro Feito para Você”, em que os candidatos finalistas participam de uma mesa redonda e um coquetel com os diretores para tirar as suas dúvidas sobre como é trabalhar na empresa.

Em relação à estrutura, o que eu mais gostei foi o fato de eles terem um pós-trainee: os ex-trainees são acompanhados por um mentor por 1 ano e 8 meses após o programa, totalizando um período de 36 meses (como “RH”, curto iniciativas voltadas para o desenvolvimento).

É claro que o programa oferece várias outras ações, como treinamentos em escolas de negócio (FGV, FIA) e até mesmo a possibilidade de experiência no exterior.

Ah! E pra quem tem essa dúvida, o Programa de Trainee Itaú é corporativo. Portanto, os trainees não trabalham nas agências, mas fazem diversas visitas, pois é essencial conhecer bem os negócios do banco.

Outra coisa bacana do encontro foi que eu pude conhecer o Bruno (aquele mesmo do podcast) pessoalmente, pois ele estava lá para dar o seu depoimento como ex-trainee. Fiquei super feliz de saber que ele foi destaque em sua turma e ganhou o MBA internacional como prêmio, como era a meta dele (ouçam o podcast!).

Ele ainda compartilhou com a gente a emoção que é receber a notícia de que você foi aprovado: “Você lembra para sempre o ‘Dia da Ligação’. Onde estava, o que estava fazendo. Você não sabe nem o que dizer e fica com medo de parecer meio bobo, porque quem está do outro lado da linha será o seu chefe a partir de agora”.

E foi embalada pelas lembranças de todas as “ligações de aprovação” que fiz e recebi que voltei para Recife, na expectativa de ouvir cada vez mais depoimentos como esse dos leitores do VT.

O Trainee Itaú Unibanco está com inscrições abertas até o dia 12/08. Inscreva-se!

Comente!