Seu nome

Seu e-mail

Assunto da Pergunta

Sua Pergunta

Desejo Receber novidades por email






Últimas Perguntas Respondidas

Dinâmicas Online (COVID-19)

Olá Cíntia, Estou participando do processo de trainee da CEBRACE e fui aprovado para a fase de dinâmica de grupo. Como estamos vivendo um período sem precedentes em que o isolamento social se faz necessário, a empresa decidiu realizar uma dinâmica online. Estou um pouco preocupado pois eles nos pediram para preparar um trabalho sobre os impactos econômicos da pandemia sobre a empresa e passaram alguns tópicos que deveriam ser abordados. Entretanto, não foi informado de que forma este trabalho deve ser apresentado, tampouco o tempo disponível para apresentação do mesmo e também não foi informado se haverá alguma atividade envolvendo outros candidatos. Qual seria a melhor maneira de me preparar para uma dinâmica online nessas condições? Abraços!

Oi Gabriel,
tudo bem?

De fato esse é um momento único que estamos vivendo e muitas empresas precisaram se adaptar rapidamente, sem muito tempo para planejar os detalhes. Nesse caso específico, poderia ser interessante você entrar em contato com a empresa para esclarecer o tempo da apresentação.

No geral, as recomendações continuam as mesmas: reflita bastante sobre o tema fornecido e sobre as suas próprias conquistas, além de pesquisar bem a cultura e outras informações sobre a empresa.

Abraços e boa sorte!
Cíntia Reinaux

Etapas Presenciais de Final de Semana

Olá, bom dia! Tenho uma dúvida, atualmente estou empregado e trabalho em horário comercial e tenho vontade de prestar os processos seletivos de Trainee em outras empresas. Minha dúvida é a seguinte, algumas etapas presenciais podem ocorrem nos finais de semana? Se sim, poderia passar algumas empresas que fazem dessa forma? Obrigado desde já.

Oi Arthur!

Olha, não é muito comum que empresas façam etapas presenciais em finais de semana, afinal isso sobrecarregaria a sua própria equipe de colaboradores.

Existem duas situações em que isso ocorre:

  1. Quando a fase está ocorrendo em uma outra cidade, como forma de otimizar o tempo de viagem do recrutador. Nesse caso, nem sempre será possível escolher a data, pois na prática ocorrerá dinâmicas por exemplo durante a semana inteira.
  2. Na fase final (painéis + entrevistas), uma vez que é mais difícil conciliar agenda dos executivos que participarão da etapa. Nesse caso costuma haver apenas 1 ou no máximo 2 fins de semana disponíveis, de acordo com a área/gestores que estarão presentes.

Cada vez há mais etapas virtuais, de modo que o momento presencial fica para fases mais avançadas, de modo a facilitar a vida do candidato e otimizar o tempo do processo como um todo.

Espero ter ajudado! Abraços

Como funciona uma dinâmica de grupo?

Bom dia, Gostaria de saber como funciona uma dinâmica de grupo de um processo seletivo. Obrigado pela atenção

Olá, Italo!
tudo bem?

Claro! As dinâmicas de grupo são uma etapa dos processos seletivos em que as empresas avaliam diversas competências comportamentais dos candidatos, tais como habilidade de trabalhar em equipe, comunicação, capacidade analítica etc.

Normalmente primeiro a empresa faz uma apresentação sobre o programa, seguida de uma apresentação pessoal de cada um dos candidatos e uma atividade em grupo, que costuma ser a solução de um estudo de caso.

Para saber mais sobre o assunto, recomendo dar uma olhada nos inúmeros artigos que já publicamos sobre o tema: https://www.vidadetrainee.com/tag/dinamicas-de-grupo/

Abraços e boa sorte!
Cíntia

Idade e falta de experiência

Olá Cíntia, tudo bem? Me formei com 28 anos, tive pouca experiência profissional (apenas um estágio de férias supervisionado), esses fatores dificultam muito em um processo trainee? Logo após a faculdade comecei uma Pós-Graduação para me qualificar, isso pode ajudar em uma seleção? Ainda tenho esperanças que vou conseguir ser aprovado em um processo. Obrigado

Oi Daniel,
tudo bem?

A maioria dos programas de trainee não exige experiência profissional. É necessário, no entanto, ter bagagem. Pode ser por trabalhos voluntários ou atividades extracurriculares, como participar de empresa júnior, centro acadêmico etc. O que importa é que você tenha sido exposto a experiências, de modo a desenvolver habilidades de comunicação, trabalho em equipe, liderança etc.

A pós-graduação conta para a sua qualificação, mas para o trainee o inglês fluente é mais importante.

Um grande abraço e boa sorte nos processos!
Cíntia

Trainee casada

Boa tarde! Em primeiro lugar, gostaria de parabenizá-los pelo site e dizer que todo o conteúdo é muito bom e me ajudou a esclarecer minhas principais dúvidas. Me inscrevi no programa de trainee do SAS para trabalhar em Fortaleza. Moro em Campinas e sou casada há 5 anos. Fui aprovada na primeira fase e sábado farei a dinâmica. Minha dúvida é: o estado civil pode influenciar na decisão dos recrutadores? Meu marido está me apoiando muito e se dispõe a ir comigo para o Ceará caso eu seja aprovada. Tenho um filho de 14 anos que também está empolgado com a possibilidade. Apesar do apoio dos dois e da estrutura financeira que temos para tal mudança, não sei se isso pode influenciar em algo. Desde já eu agradeço pela atenção dispensada. Mariana

Olá, Mariana!

Muito obrigada! Preparo o conteúdo com muito carinho.

Não apenas para trainee, mas para qualquer vaga que envolva mudança de cidade, é importante demonstrar que você quer muito a vaga e que está preparada para a mudança. Ou seja, que você conta com o apoio da família e já tem um plano (se irá primeiro e eles irão depois, se você fará “bate-e-volta” etc). Não é necessário entrar nesses detalhes em sua fala, mas, caso mais perguntas sejam feitas sobre isso, você precisará estar pronta para respondê-las.

O fato de ter cônjuge e filhos sempre pode influenciar na decisão, mas não significa que será de uma maneira negativa. Em muitos casos, a empresa pode considerar que mudando-se com a família você terá maior possibilidade de “criar raízes” e se fixar por lá, enquanto que uma pessoa solteira tende a ser mais “desprendida” e por isso pode permanecer por menos tempo, voltando para a sua cidade natal ao encontrar uma nova oportunidade.

Ou ainda a empresa pode focar no que de fato importa: o fit do candidato com a cultura da empresa e competências demonstradas.

Estágio Grupo São Francisco

Bom dia, Me cadastrei no estágio do Grupo São Francisco de Ribeirão Preto em site específico conforme notícia aqui: https://www.vidadetrainee.com/vaga/estagio-sao-francisco-2019/ Gostaria de saber se vocês tem conhecimento se essa vaga é verídica, visto que alguns amigos de dentro da empresa não tem conhecimento, o site não se encontra mais disponível e não houve devolutiva alguma. Fiquei preocupada visto que alguns dados foram solicitados para inscrição. Obrigada pela ajuda, Sophia

Olá, Sophia!

Sim, as inscrições estiveram abertas no período informado. O programa de trainee utilizou o mesmo link de inscrições e foi amplamente divulgado pela mídia. Sugiro entrar em contato com a empresa para saber mais informações sobre o processo.

Abraços e boa sorte
Cíntia Reinaux

O que as empresas procuram?

Oi pessoal do VT, estou em busca de uma orientação. Eu não entendo porque não consigo passar em nenhum processo seletivo de trainee nem de emprego na minha área, eu sempre "bato na trave". Sou recém-formada em uma das melhores universidades do Brasil em Relações Internacionais, falo quatro línguas, fiz dois intercâmbios e no total um ano e sete meses de estágio (um ano do qual foi na área de negócios, muito procurada na minha área.) Ainda assim, não consigo nada.

Olá, Mari!

Lamento ouvir isto. Nesses casos, sempre recomendo a seguinte análise: em que momento do “funil” você está emperrando? Seria na triagem, ainda na fase de inscrições, ou na entrevista final, por exemplo?

Ao diagnosticar isso, você consegue definir estratégias com muito mais assertividade. Se, digamos, você não costuma passar na triagem, isso é um sinal de que você precisa trabalhar mais na construção do seu currículo, pois ele não está transmitindo a sua bagagem e o seu potencial de maneira eficaz. Já se for na entrevista, é possível que você precise se preparar melhor para as perguntas, desenvolver o autoconhecimento, estudar mais sobre a empresa e assim por diante.

Um grande abraço e sucesso na sua recolocação!

Quando abrirá nova inscrição para trainee?

Bom dia , Quando abrirá nova inscrição para TRAINEE ??

Olá, Diêgo!

Toda semana abrem inscrições para programas de trainee. Você pode conferir na nossa lista de vagas de trainee e também se cadastrar para receber novidades.

Abraços,
Cíntia

Laboratório de Competências

A fase "laboratório de competências" é online ou presencial?

Oi Nayana!
tudo bem?

O Laboratório de Competências é um outro nome para as dinâmicas de grupo. Geralmente se trata de uma fase presencial e, quando é online, a empresa costuma informar já na descrição do processo seletivo (ex: “Dinâmica Online).

Para saber mais sobre esta etapa, acesse os nossos artigos sobre o assunto.

Período de conclusão conta mestrado?

Olá, Gostaria de saber se o VT sabe se, quando a vaga de trainee é anunciada com até 2 anos de formação, mestrado também conta. Porque algumas dizem datas, por exemplo, formatura de dez/2015 a dez/2017. Outras apenas dizem 2 anos de formado. Como eu fiz mestrado 1 ano fora, 1 ano que eu poderia estar tentando vagas de trainee eu estava fora. E agora que eu voltei, mesmo com mestrado, está difícil conseguir algo e minhas chances estão acabando. Obrigada!

Oi Natalia,
tudo bem?

Infelizmente, as empresas nunca deixam muito claro se irão ou não considerar o período de especializações. De um modo geral, quando é informado que “Pós-graduação será um diferencial” ou requisitos semelhantes, as chances desse intervalo também ser considerado são maiores.

A minha dica para você é que sempre entre em contato com a organização ou com a consultoria para tirar essa dúvida, mas já sabendo de antemão que na maioria das vezes as companhias se referem à conclusão da graduação.

Lembre-se: o trainee é apenas um meio. Existem várias formas de trilhar a carreira que deseja.

Abraços e boa sorte!
Cíntia Reinaux

Teste Fit PwC

Olá, Eu recebi email da PwC sobre o teste Fit Quiz, em que no proprio email tem um vídeo sobre como é esse teste. No vídeo diz que é um teste para nos conhecermos melhor e como nos alinhamos aos padrões da empresa. Uma dúvida que eu tenho, que foi falando com um trainee que entrou ano passado, é que o teste foi junto com raciocínio logico e inglês. Queria saber se o VT sabe se esse ano também é assim ou se o teste agora está separado. Obrigada!

Oi Natalia,
tudo bem?

Não temos essa informação. Há dois pontos aqui. O primeiro é que o mais provável é que o teste seja aplicado da forma como foi demonstrado no vídeo que a empresa enviou. O segundo é que nada impede que, posteriormente, a empresa envie testes de inglês e raciocínio lógico. A minha recomendação é que esteja preparada para realizar esses testes, pois são extremamente comuns em processos seletivos.

Abraços e boa sorte,
Cíntia Reinaux

Estágio de Topografia

eu queria fazer estagio de topografia mas esta meio complicado pq eu nao estou achando nenhuma vaga

Oi Eliane!
tudo bem?

Eu recomendo que você converse com professores na sua faculdade para buscar orientações. Como é uma área muito específica, não será tão fácil conseguir uma oportunidade pelos meios tradicionais. É preciso saber primeiro onde estão as vagas: Que tipo de empresas oferecem vagas para essa formação? E quais são as áreas que podem ser exploradas? De prefeituras a empresas de mineração e startups que lidam com GPS e outros sistemas de geolocalização, são muitas as possibilidades. Para cada uma, a sua estratégia de busca deve ser diferente.

Abraços e sucesso