6 de Out de 2021 1 min de leitura

Pandora quem?

Ministro da economia Paulo Guedes diante de microfone dando explicações. Ele usa óculos e sua mão parece indicar "até aqui"
Foto: Adriano Machado/Reuters

O que é o Pandora Papers e como ele pode afetar a nossa economia e até mesmo empresas que oferecem programas de trainee.

O Pandora Papers foi o nome dado a um levantamento feito por veículos de comunicação que apontou diversos brasileiros que possuem empresas offshore (fora da costa marítma), uma velha tática para pagar menos impostos.

E qual é o problema? O ministro Paulo Guedes tem uma empresa desse tipo com patrimônio de cerca de 10 milhões de dólares, o que gera conflito de interesses por ele ter acesso a informações privilegiadas e até mesmo o poder de influenciar a mudança de regras a seu favor.

Por exemplo, em julho, Guedes atuou para retirar do projeto de reforma do Imposto de Renda uma regra que tributaria rendimentos de brasileiros em paraísos fiscais, o que o beneficiou diretamente.

E o que isso tem a ver com trainee? A lista conta, ainda, com empresários de companhias que possuem programas de trainee, como o co-fundador da MRV, Rubens Menin, e Flávio Rocha, dono do grupo Guararapes (Riachuelo), entre vários outros.

E o que isso implica? Vale ressaltar que a prática em si não é ilegal, mas é importante ficar de olho. Em 2016, uma investigação semelhante, chamada Panama Papers, descobriu 107 offshores ligadas a empresas e políticos citados na Operação Lava Jato, como a Odebrecht e a Queiroz Galvão. Então, a dica é acompanhar possíveis desdobramentos.

Para saber mais:

» Veja outras notinhas publicadas no Vida de Trainee.

Participe da conversa

Show! Você se inscreveu com sucesso.
Bem-vindo(a) de volta! Login realizado com sucesso.
Você agora faz parte da comunidade do Vida de Trainee.
Seu link expirou.
Sucesso! Agora é só clicar no link que chegou no seu e-mail.
Sucesso! Suas informações de pagamento foram atualizadas.
Sua configuração de pagamento não foi atualizada.