Vida de Trainee

Share this post

We all want to be young

www.vidadetrainee.com
Blog

We all want to be young

Um vídeo estilo MTV que explica as diferentes gerações e mergulha fundo para entender os Millennials, os atuais catalisadores das grandes mudanças.

Cíntia Reinaux
Nov 15, 2010
Share this post

We all want to be young

www.vidadetrainee.com

Hoje o VT Indica um vídeo cheio de colagens e remixes (bem estilo MTV) pra entender a geração Y e todas as que vieram antes! Embora seja legendado em inglês, ele foi criado por uma equipe brasileira, a Box 1824.

Me chamou a atenção quando o narrador explica sobre como a nossa geração desenvolveu um “modo não linear de pensar que reflete exatamente a linguagem da internet […], em que é natural começar com uma coisa e terminar em outra".

Isso me lembrou do trecho de um artigo que escrevi sobre a geração Y chamado Admirável mundo novo:

Não é que eles sejam dispersos, distraídos, desatentos. É preciso lembrar que esses jovens nasceram e aprenderam a pensar em uma sociedade em que as informações transbordam por todos os lados e há sempre uma ligação entre filmes, livros, tecnologia e outras formas de arte e cultura em geral.

Assim, a mente dessa nova geração trabalha em um frenesi intenso de associações. Não é à toa que às vezes chega mesmo a ser difícil acompanhar uma conversa entre jovens, na qual todos falam ao mesmo tempo e o assunto salta de música para genética em questão de segundos.

E outra parte que me pegou de jeito foi quando ele diz que nós somos os catalisadores das grandes mudanças.

Sobre isso, só digo uma coisa:

“Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”.

Fiquem com o vídeo e com a transcrição completa logo abaixo.


We all want to be young

Todos queremos ser jovens. É atraente. É uma explosão de hormônios. É sexy. É saudável…

Cena do filme "Quase Famosos” com a mãe falando “Não usem drogas!”
Nem tão saudável assim.

…Bem, talvez não. Mas, tem mais.

Jovens representam novas linguagens e comportamentos. E eles estão influenciando diretamente os hábitos de consumo. Estão posicionados no topo da pirâmide de influência. São aspiracionais para os mais novos e inspiracionais para os mais velhos.

Pirâmide com adolescentes e crianças na base esquerda e seta para cima ("aspiracionais para mais jovens"), jovens de 18 a 24 no topo e mais velhos no lado direito da base, com seta descendo para baixo ("inspiracionais para mais velhos")
Pirâmide de influência da Geração Y

A geração jovem de hoje, conhecida como Geração Y, G, Nós, Globalistas, Juventude Digital, Millennials. Tanto faz.

É a maior em números absolutos em uma perspectiva global e têm um poder alto de compra se comparado ao de seus pais quando eram jovens.

Gráfico mostra evolução de poder de compra em linha do tempo iniciada pelos baby boomers, passando pela geração X  (aumento de 57%) e para os Millennials (aumento de 111%), com 2,3 bi de dólares no final
Evolução do poder de compra das gerações

É engraçado, porque esse importante papel da juventude atual tem origem justamente na geração Baby Boomer.

Baby Boomers

Baby Boomers - cena de jovens dos anos 50/60 dançando Rock
Os baby boomers

Eles nasceram depois da II Guerra Mundial, nos anos 40 e 50. Inseguros e impacientes, eles causaram grandes mudanças.

Eles foram a primeira geração a conquistar o direito de ser jovem, inventando o que ficou conhecido como o estilo de vida jovem. Eles receberam as chaves de casa e a liberdade de ir e vir. Eles tomaram conta dos centros acadêmicos, grandes festivais e ruas.

Cena do filme Forrest Gump em que o personagem de Tom Hanks, com uniforme do exército, participa de protesto em Washington contra a guerra.
Os Baby Boomers tomaram as ruas…

Por causa disso, eles foram chamados de Juventude Libertária. Vendo de fora, pareciam meio loucos, mas o papo de paz e amor, sexo livro e “flower power” continua influenciando o comportamento até hoje. E, na verdade, tudo aquilo deve ter sido muito divertido.

E falando em diversão, nós não podemos esquecer da geração X.

Geração X

Nascidos nos anos 60 e 70, eles aproveitaram os direitos conquistados pelos Baby Boommers, vivendo uma busca por prazer sem culpas.

Cena de Curtindo a Vida Adoidado em que Ferris Bueller diz “A vida passa muito rápido, se você não parar e olhar ao redor de vez em quando, você pode perdê-la”.
O prazer sem culpas de Ferris Bueller.

Inconformados e entusiastas, eles levaram a novas grandes mudanças. Dentro de casa, eles eram os donos dos seus quartos e ganharam controle de suas individualidades.

A Geração X é apaixonada por estereótipos. Influenciada pelo avanço do marketing e da publicidade.

Cena de "Quero Ser Grande” em que colega de trabalho de Tom Hanks fala "Não é apenas um trabalho para ele, é uma guerra".
O ambiente competitivo da geração X.

Tanto no universo corporativo, quanto no entretenimento, a geração X é lembrada como a Juventude Competitiva.

Mas agora é um jogo completamente diferente. Os jovens mudaram as regras novamente.

Millennials

Millennials - multidão de jovens com braços para cima em show ou rave.
Os millennials…

Conhecidos como a primeira Juventude Global, os Millennials não só têm a chave de casa e do seu quarto, eles também conquistaram o mundo.

Sim, acesso total! Guiadas pela internet, suas identidades transcendem o lugar onde estão. Isso não está acontecendo por pura coincidência. O consumo globalizado promove conexões estéticas e comportamentais com outros jovens ao redor do mundo. A internet está permitindo que conteúdo pessoal ganhe dimensões estratosféricas, onde tudo pode ser remixado.

Em poucos dias, o conteúdo pode se transformar em memes globais na internet, também alcançando relevância fora da internet.

Montagem de 9 quadros de memes diversos, desde gatinho tocando teclado à banda OK Go dançando em esteiras de ginástica e o menino que foi ao dentista sentado no carro.
Tudo vira meme.

Obviamente, tudo isso tem consequências. O excesso de informação e possibilidades está fazendo essa jovem geração ter ansiedade crônica. Está se tornando mais necessário que eles escolham os filtros certos para organizar suas experiências com tanto conteúdo e pessoas em suas vidas.

O medo de se sentirem perdidos na multidão faz com que usem uma linguagem hiperbólica para se expressarem. Nem sempre é fácil entender o que os Millennials estão dizendo.

Isso porque eles desenvolveram um modo não linear de pensar que reflete exatamente a linguagem da internet, onde uma infinidade de assuntos podem ser acompanhados ao mesmo tempo. Para esses Millennials, é natural começar com uma coisa e terminar em outra. Mas não entre em pânico, é orgânico.

Hoje em dia é legal saber e ser várias coisas ao mesmo tempo. É muito diferente dos anos 80, quando os jovens tinham uma opinião bem radical sobre o poder dos grupos. Você era uma coisa ou outra.

Nos anos 90, o poder das tribos já não era algo tão legal de se estar vinculado. Alguns começaram a se chamar de “normais” para transitar entre os diferentes grupos.

Hoje ser normal se tornou chato. E, ao invés de neutralizar suas diferenças, se tornou legal expressá-las. É possível ser sufista, DJ, roqueiro, nerd, cinéfilo e designer ao mesmo tempo.

Nós estamos falando da geração de jovens mais plural da história. É uma pluralidade que garante que os jovens possam, simultaneamente, reconhecer-se, mesmo com suas diferenças pessoais. Sua nova e estendida rede social resultou em um maior número de relacionamentos pessoais efêmeros.

Também é visível em seu trabalho, onde planos de carreira tradicionais e sistemas hierárquicos estão perdendo força. Cada vez mais, eles querem unir trabalho com prazer. Mas isso não acontece pela busca de um estilo de vida hedonista.

O prazer acontece em breaks programados.  Os jovens Millennials são pragmáticos. Eles também são mais realistas. Seus grandes ídolos não são figuras totalmente idealizadas, mas sim pessoas comuns que realizam pequenos e possíveis sonhos que não são utópicos.

Eles são os rostos da nova economia, comandada por open source, crowdsourcing e iniciativas independentes que, com o poder da internet, podem ter um impacto imensurável.

Dezenas de jovens sorriem esperançosos com velas acesas em suas mãos em ambiente totalmente escurso.
Jovens com velas durante luzes apagadas do “Earth hour”.

Essa consciência coletiva é o zeitgeist do futuro, levando a um cenário de oportunidades.

Mas não é fácil, o novo sempre intimida. Muitas coisas que não eram imediatamente entendidas no passado são hoje consideradas comportamento natural. Você pode entender e tomar parte ou sentar confortavelmente e se acomodar.

No final, ser jovem é sexy e divertido, mas é muito mais do que isso. Vem com perguntas e grandes ambições. Se você acha que já sabe bastante e está em paz com seu espaço no mundo então, parabéns! Você está oficialmente morto!

Mais do que nunca, para entender o mundo é preciso entender esses jovens, que são os catalisadores das grandes mudanças.

E há um bônus extra: Entender a evolução do mundo é uma busca que pode nos manter jovens para sempre.

Mais conteúdos sobre a geração Y

  • Admirável mundo novo

  • Dez mil


Veja posts anteriores do Blog

Receba ou Cancele o Blog por e-mail

Inscreva-se para receber a VTletter toda sexta na sua caixa de entrada.

Share this post

We all want to be young

www.vidadetrainee.com
Previous
Next
Comments
TopNew

No posts

Ready for more?

© 2023 Cíntia Reinaux
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start WritingGet the app
Substack is the home for great writing