Talento Global AIESEC, Estágio Globo e uma semana de autocrítica e reflexão » VTletter 040
Aqui estou eu novamente na sua caixa de entrada, trazendo as principais notícias, novas vagas de estágio e trainee e dicas de conteúdos para o seu desenvolvimento. Caso não se lembre, você assinou esta newsletter quando acessou o vidadetrainee.com ou então quando entrou no grupo Trainee Brasil.
Se você curte a VTletter, espalhe o amor encaminhando este e-mail para seus amigos! ❤️
Nota: Devido aos acontecimentos desta semana, a edição de hoje não está leve como costuma ser. Por esse motivo, se você não estiver bem no momento, pode ser melhor deixar para fazer a leitura em uma outra hora. Mas não deixe de fazê-lo, ! Esta pauta é muito importante e não pode mais ser ignorada.
Oi, !
Puxa, que semana difícil, né? Uma amiga minha comentou: "são tantos problemas que a gente nem sabe com qual perder o sono". 😰
De minha parte, eu me voltei para dentro e refleti muito sobre como eu poderia fazer muito mais no Vida de Trainee em relação às pautas da diversidade e da luta contra o racismo no mundo corporativo. Até mesmo em termos de representatividade. Em quase 70 episódios do VTcast, quantos negros entrevistei?
É claro que não foi proposital. Na maioria das vezes, eu entrava em contato com a empresa ou consultoria e eram eles que definiam quem seria entrevistado. Mas é esse o ponto, né? O problema começa com o próprio fato de praticamente não existirem profissionais afrodescendentes nessas organizações.
Admitir o erro já é um bom ponto de partida. Agora, sinto que preciso ouvir e me informar. Comprei livros, separei vídeos para me aprofundar e estou montando uma lista de especialistas para seguir. A ideia é que esses influenciadores sejam convidados para falar sobre a sua área de expertise, e não que sejam chamados apenas para explicar o preconceito e o racismo estrutural que existem em nossa sociedade.
Por sinal, , se você tiver nomes para indicar, pode responder neste e-mail mesmo! 😊
Novidades do Vida de Trainee
Gostaria de agradecer e dizer que adorei os feedbacks que recebi sobre o novo layout das páginas de Estágio e Trainee do site. Muito obrigada! Deu trabalho, mas valeu a pena! 😍
O VTcast desta segunda foi sobre a etapa de Desafios Online da Eureca (ouça no Spotify ou onde preferir!). Já a live de quarta foi sobre como praticar o inglês durante a quarentena, e você pode conferir a íntegra no Instagram do VT.
Uma outra novidade é que estou produzindo conteúdos diários no canal do VT no Telegram. Que tal seguir, ?
Acho que é isso, então... chegou a hora das notícias! Como sempre, reforço que não irei tratar da pandemia, e sim de outros temas relevantes que merecem ser acompanhados.
Eu fiz questão de dedicar uma boa parte do texto à pauta que dominou os jornais nos últimos dias, o que tornou esta edição particularmente extensa. Mas eu precisava fazer isso. Estou tentando processar. Espero que compreenda.
Vidas negras importam.
Destaque da semana
Nesta minha cobertura despretensiosa de notícias, sempre evito comentar atos de violência. No entanto, o caso de George Floyd foi o tema central desta semana, e não teria como ser diferente. O parágrafo a seguir, portanto, traz uma descrição bastante gráfica do ocorrido.
Na semana passada, George, homem negro de 46 anos, foi morto por um policial branco nos EUA. O oficial pressionou o joelho contra o pescoço de George durante 8 minutos enquanto ele clamava: “Não consigo respirar”. Na rua. Na frente de todos. Tudo gravado em vídeo.
Esse crime racial desencadeou inúmeros protestos antirracistas ao redor do mundo:
Nos EUA, já são 11 dias de manifestações. Foram estabelecidos toques de recolher em várias cidades e Trump ameaçou enviar a força nacional para algumas delas.
Na França, 20 mil pessoas desafiaram a quarentena e saíram às ruas de Paris para protestar.
Outras cidades, como Toronto, Londres e Berlim, reuniram protestantes em frente às embaixadas americanas.
Os protestos em 25 imagens.
Não consigo respirar.
Nas palavras de Aline Valek: "São tempos de morrer de falta de ar, causada por polícia ou covid. Sem ar, sem voz. Uma guerra que mata por sufocamento."
Nas palavras de Will Smith, em tradução livre: "Não é que o racismo esteja piorando, é que agora ele está sendo filmado". Em 2016.
A denúncia em vídeo, aliás, se tornou um recurso tão essencial que a Teen Vogue publicou um artigo ensinando como filmar má conduta policial de maneira ética e segura.
Em outra matéria, a revista lista 11 coisas que você pode fazer para ajudar a acabar com a violência policial. Entre elas, "escutar sem ficar na defensiva".
E aqui, 21 conteúdos para refletir sobre questões raciais no Brasil e nos EUA.
Este vídeo de 2017 que voltou a circular me deixou de coração partido. São pais e mães ensinando seus filhos a como lidar quando forem abordados por policiais somente por causa da cor de sua pele (porque serão 😢).
Enquanto isso, o músico Emicida lembrou casos recentes no Brasil, como os de Ágatha e João Pedro, e resumiu o cenário em nosso país: "A gente só aceita debater o racismo se a gente for pautado pelos Estados Unidos". (veja vídeo de 2 min)
Segundo apuração do Poder360, 75% das vítimas de policiais no Brasil em 2019 eram negros.
E piora. Na última quinta, Miguel Otávio, de 5 anos, filho negro de uma empregada doméstica, morreu ao cair de um prédio de luxo no Recife, enquanto estava aos cuidados da patroa, branca. Ela estava com a manicure fazendo as unhas e colocou o menino sozinho no elevador para encontrar sua mãe.
Política e Economia
No último sábado, no Brasil, algumas dezenas de manifestantes se aglomeraram em frente ao STF portando tochas e com máscaras brancas, em uma estética similar a da Klu Klux Klan.
“Eles estão expressando as piores coisas que existem na alma humana: a perseguição, a violência. E falam em liberdade e democracia. É realmente uma coisa estarrecedora. Portanto, são coisas minoritárias em número, mas muito graves como expressão.” (comentário do historiador Boris Fausto)
"Não se trata de uma briga por quem será o próximo presidente. Pela busca de um líder. A briga é para seguirmos sendo uma democracia." (editores do Meio)
Como acompanhar notícias sobre Política e Economia?
Você pode receber de segunda à sexta a newsletter do Meio ou, no mínimo, acompanhar às sextas-feiras o vídeo de 3 min com os Extratos da Semana do Nexo Jornal.
Mercado e Tecnologia
Esta matéria da PEGN explica porque a startup brasileira Fazenda Futuro foi considerada uma das food techs mais inovadoras do mundo.
A Sodexo, conhecida pelo vale refeição, entrou na disputa pelo mercado de delivery. O projeto, baseado no conceito de "cozinha invisível", está em fase de testes em SP e no RS.
O serviço S Voice da Samsung foi oficialmente descontinuado. "S" quem? Exatamente. A primeira assistente de voz da companhia definitivamente não emplacou. A Bixby a substituirá.
E deu tudo certo com a primeira parte da missão tripulada da SpaceX, em parceria com a NASA. A cápsula chegou com sucesso à Estação Espacial Internacional. Agora, é aguardar para que os dois astronautas americanos retornem em segurança daqui a um mês pelo menos.
O projeto inaugura uma nova fase das viagens espaciais, como explicado nesta matéria do Fantástico, que inclusive compartilha dicas de quem já viveu no espaço de como manter a saúde mental durante o confinamento aqui na Terra. Uma das dicas é escrever sobre tudo o que você sente falta. Um exercício de autoconhecimento que irá revelar o que realmente importa para você.
Elon Musk dominou as manchetes no último mês, quando foi contra a quarentena e, agora, com o seu maior feito até então. Conheça um pouco mais sobre a sua persona de gênio louco.
Como acompanhar notícias sobre o Mercado e Tecnologia?
Assinando gratuitamente a descontraída newsletter The Brief, que me faz cair na risada todas as manhãs, ou a newsletter Manual do Usuário, para análises mais aprofundadas.
Cultura, Sociedade e Comportamento
Uma série de 30 entrevistas com 30 pessoas negras, conduzida pelo Murilo Araújo, do canal Muro Pequeno. Dica da newsletter Bits to Brands.
O ator e comediante Paulo Gustavo, que possui mais de 13 milhões de seguidores, cedeu sua conta no Instagram para a escritora e ativista Djamila Ribeiro falar sobre questões raciais no Brasil durante todo o mês de junho.
No Globo Repórter de sexta, jornalistas negros da emissora debateram sobre racismo, em uma reexibição do programa "Em Pauta", da Globo News.
Clint Eastwood completou 90 anos, a idade do meu avô. O seu filme mais recente, A Mula, aborda assuntos como conflitos geracionais, política e violência policial contra negros.
Assim como o meu avô, Clint ainda não pensa em parar de trabalhar tão cedo.
Na Netflix, recomendo a série Cara Gente Branca. As duas primeiras temporadas são as melhores.
No Amazon Prime, a minha indicação vai para uma das minhas séries favoritas de todos os tempos: This is Us. Entre os muitos temas, ela também trata do racismo. Prepare os lenços. Você irá precisar.
Carreira e Desenvolvimento Pessoal
O livro da semana é o Pequeno Manual Antirracista, da Djamila Ribeiro. Comprei o meu na versão em ebook, porque achei que o assunto era urgente demais para aguardar a entrega.
No Vagas Profissões, saiu uma lista de cursos gratuitos do Google sobre networking, como falar em público e várias outras habilidades para o seu aprimoramento.
A turma do Bettha publicou um artigo com dicas de como garantir a efetivação no seu estágio.
Já o blog da Cia de Talentos postou uma reflexão sobre a importância de entender o significado das suas experiências: "podemos ter uma experiência cultural na praça da cidade onde moramos tão enriquecedora quanto um intercâmbio no exterior".
Todo início de mês a Thais publica uma checklist com "coisas que você pode querer ter no seu radar". A de junho me lembrou que preciso fazer a minha declaração do IR! 🙈
Programas de Estágio e Trainee
São tempos difíceis, mas não desanime, ! Há muitas empresas contratando.
A Hotmart oferece 100 vagas remotas com benefícios como mesas e cadeiras para levar para casa e auxílio para despesas com energia elétrica.
Startups como Sinqia e EF English Live oferecem 175 vagas com processo seletivo remoto.
E há muitos eventos online acontecendo. A Feira Diversa, por exemplo, trouxe palestras com tópicos como "Empregabilidade em tempos incertos" e "Como ter um LinkedIn vencedor". Algumas delas estão disponíveis no Youtube.
O programa Talento Global AIESEC funciona como um intercâmbio, mas com um grande diferencial: por ele você tem a oportunidade de trabalhar de forma remunerada em áreas corporativas de empresas de diversas partes do mundo, como a DHL na Alemanha, por exemplo. Válido para estudantes e recém-formados. Confira todas as oportunidades para trainee.
E a Globo abriu inscrições para o Programa Estagiar. São 120 vagas! Outras novidades em estágio foram Mercantil do Brasil e B3. No total, 34 empresas estão com inscrições abertas para estágio, sendo que 8 delas encerram até a próxima sexta!
Quase não teve edição nessa semana, !
Puxa, realmente foi uma semana muito pesada. Em todos os sentidos. Foi muito doído escrever esta VTletter, tanto por fora quanto por dentro. Tinha hora que tudo o que eu queria era ficar offline, para ter uma trégua de tantas notícias ruins. Ao mesmo tempo, contudo, eu sabia da importância de continuar.
Terminou que a edição de hoje só saiu (e com muito custo) em pleno final de noite de domingo! E tudo bem. Cada um de nós está fazendo o que pode, não posso me cobrar como se nada estivesse acontecendo.
Que esta semana seja mais leve para todos nós, porque estamos precisando!
Ah! E se alguém te encaminhou a VTletter e você quer receber direto na caixa de entrada toda sexta (ou quase), clique aqui para assinar gratuitamente!
Um abraço sincero e até a próxima sexta (espero!)
Cíntia Reinaux