VTirinhas: Tão típico
Quantas vezes não nos vemos atolados de tarefas no trabalho e na faculdade, com tanta coisa acumulada que a gente não sabe nem por onde começar?

Quantas vezes não nos vemos atolados de tarefas no trabalho e na faculdade, com tanta coisa acumulada que a gente não sabe nem por onde começar? Como a tirinha mesmo diz, isso é “tão típico”!
E aí quando bate o desespero, o que é que a gente faz? Come um chocolate? Decide dar uma checada rápida nas notificações do celular e no Instagram? Começa a apagar e-mails inúteis pra ver se diminui o volume da caixa de entrada? #quemnunca
Essas pequenas fugas nos distraem do verdadeiro problema, mas ele continua lá. E o que fazer para acabar com ele de vez?
Esse é o tipo de coisa que é “easier said than done” (mais fácil falar do que fazer). A Internet está repleta de artigos sobre produtividade e gestão do tempo, mas, enquanto a teoria parece simples, a prática já é outra história. Para começar, exige bastante disciplina e dedicação.
Hoje é sábado, dia para relaxar e descontrair, de modo que não é o momento de escrever um artigo de 2 mil palavras sobre técnicas para se tornar mais eficaz.
Em vez disso, eu gostaria de deixar apenas uma dica: Sempre que se ver nessa situação, utilize o método das 3 “big rocks”.
Pare tudo o que estiver fazendo e defina 3 coisas que você considera importantes e que precisam ser feitas até a meia-noite, custe o que custar. Aqueles 3 itens que, se adiados, irão lhe causar uma grande dor de cabeça ou não farão mais sentido. Por exemplo:
Terminar um relatório que será apresentado em uma reunião na manhã seguinte
Pagar uma conta que vence naquela data
Ligar para um grande amigo que está fazendo aniversário
Depois que tiver definido esses 3 pontos, trabalhe somente neles até que os tenha concluído e só então comece outras atividades. Isso lhe trará uma sensação de “dever cumprido”. Repita esse procedimento diariamente.
Aos poucos, comece a fazer a lista para o próximo dia, 2 dias, 3, 4, 5, até que finalmente planeje as principais metas para a semana inteira. E assim, quando se der conta, o seu trabalho já estará bem mais produtivo e fluindo melhor.
Eu vou ficando por aqui, pois já posso “riscar” a minha terceira demanda de hoje (escrever um artigo). Agora, um bom filme com direito à pipoca!
Um abraço e até a próxima!