VT Indica: [Livro] Planejamento de Carreira e Networking
O link que a autora sempre faz sobre como fazer uso do networking em situações variadas foi onde obtive maior aprendizado.
Olá, pessoal!
Tenho recebido muitos livros sobre carreira na Caixa Postal do VT (gentilmente enviados por diversas editoras). E vocês sabem o quanto eu gosto de compartilhar minhas leituras com vocês, né? Assim, nas próximas semanas publicarei as resenhas dessas obras aqui no blog.
E o exemplar escolhido para esse post inaugural foi o Planejamento de Carreira e Networking, de Aggie White, pela editora Senac RJ.
Esse volume já começa atrativo pelo formato: de bolso (102 páginas). Confesso que esse foi um dos motivos de tê-lo escolhido para essa “estreia” (ando bem ocupada #naotafacil).
Antes de mais nada, é preciso entender que nem tudo que está nele será útil para vocês. Primeiro, porque muito do que a autora americana apresenta se aplica somente aos EUA. Segundo, porque, como a publicação original é de 2009, alguns pontos estão um pouco “datados”.
Vou dar alguns exemplos para ficar melhor de entender:
Há um grande destaque para assuntos como “cartas de apresentação” e “cartas de referência”, mas elas não costumam ser solicitadas em nosso país;
Toda a seção sobre benefícios (férias, licenças, seguro saúde, aposentadoria) deve ser “ignorada”, pois é bastante diferente de nossa realidade. A edição brasileira fez um apêndice no final do capítulo com nossas próprias leis e práticas. Atenha-se apenas a esse trecho;
A escritora sempre considera o envio de currículo e cartas pelo correio, enfatizando a importância de assinar no final e de escolher tipo e cor de papel adequados. Hoje tudo isso é feito virtualmente em 90% dos casos;
Todas as partes que tratam dos recursos oferecidos pela Internet deixam a desejar. A web é tratada como se ainda fosse uma novidade e as explicações de como utilizá-la são bem genéricas. O LinkedIn sequer é mencionado.
Apesar dessas falhas, é nos temas atemporais que essa obra se torna valiosa. Desse modo, a minha dica é ler as recomendações da Aggie e colocá-las em prática dentro do contexto do nosso país, por meio de ferramentas atuais.
Particularmente, o link que ela sempre faz sobre como fazer uso do networking em situações variadas foi onde obtive maior aprendizado. Em cada cenário, ela explica como formar, acionar e manter a sua network (enviando uma mensagem de agradecimento por exemplo).
Ao final, você aprende como entrar em contato com a sua rede de relacionamentos quando está buscando informações sobre uma determinada carreira, quando está procurando emprego, quando quer conhecer mais sobre a cultura de uma empresa e diversas outras possibilidades.
Um outro aspecto que eu também achei muito bacana é que o texto sempre fica muito bem amarrado, não há nenhuma “ponta solta”. A autora não diz apenas “faça uma pesquisa”. Ela faz uma lista detalhada de todas as informações que você precisa coletar.
Logo no início, ela detalha o passo a passo de como fazer um planejamento de carreira. As dicas de como se autoavaliar e se conhecer melhor são bem interessantes, mas para mim a parte de como fazer networking foi o que agregou mais.