VT hackeado
O susto que levei ao perder o acesso ao site, o que fiz para retomar o controle e uma reflexão sobre os rumos que a internet pode tomar.
Olá, pessoal.
Hoje o Vida de Trainee passou por seu momento mais sombrio: o blog foi hackeado e, por algumas horas, não foi possível acessá-lo. Via-se apenas uma mensagem que dizia algo como “esse site foi hackeado”.
Foi um susto danado, mas o lado bom foi perceber que eu tenho muita sorte de ter pessoas a meu redor com quem eu posso contar. O meu primo Leandro, autor do blog Inovação e negócios na era da internet (descontinuado, ele hoje é um dos sócios da Even3), veio prontamente em meu socorro e conseguiu recuperar a minha conta e, com isso, o meu blog.
Isso tudo me fez refletir um pouco sobre a nossa geração. Não duvido nada que um garoto de 16 anos tenha sido o autor dessa terrível invasão. Por outro lado, foi também um jovem Y quem rapidamente conseguiu resolver o problema.
Acho que este é um fardo que toda geração carrega em seus ombros. As grandes invenções trazem consigo uma possibilidade de progresso proporcional ao seu potencial de destruição. O maior exemplo disso: a descoberta que permitiu a criação da bomba nuclear.
Mas, se a caneta é mais poderosa que a espada, também a Internet é detentora de enorme poder bélico. Se em uma semana ela ajuda a derrubar ditadores, na outra pode ser utilizada para propagar ideais fascistas.
"Foi o melhor dos tempos. Foi o pior dos tempos".
A dicotomia apresentada por Dickens em seu Conto de Duas Cidades bem se aplica à época em que vivemos hoje.
Tomara que a nossa geração saiba utilizar com sabedoria tamanho poder.
Leia também
Outros posts sobre o Vida de Trainee