VT Dicas: Trainee x Horário de Verão
Começou o Horário de Verão! A partir de agora, é preciso ter cuidado redobrado com o horário das atividades dos processos seletivos.
Começou o Horário de Verão! A partir de agora, é preciso ter cuidado redobrado com o horário das atividades dos processos seletivos. E a sua atenção deve ser ainda maior se a sua cidade não estiver entre aquelas que adiantam o relógio em uma hora.
O motivo é simples. Imagine que você more no Nordeste. Isso significa que, em vez de ter até meia-noite de um determinado dia para fazer a inscrição ou concluir os testes de um programa de trainee, o seu prazo terminará às 23h.
E mais. No caso de uma entrevista virtual, você terá de se programar para estar diante da tela do computador 1 hora antes. Já nas etapas presenciais, o horário adotado irá depender de onde a fase será realizada. Trata-se de uma dinâmica regional ou na sede da empresa?
E como saber que fuso seguir? Observe no e-mail de convocação se o horário é “local” ou “oficial de Brasília” (horário de verão). Caso esse dado não tenha sido informado, entre em contato com a consultoria para tirar essa dúvida.
Uma outra dica é que os leitores que forem viajar para participar das seleções também devem ter isso em mente na hora de comprar as passagens aéreas. Por padrão, o horário informado tanto para a partida quanto para a chegada é sempre baseado na hora local.
Assim, partindo de Recife às 10h, a chegada em São Paulo ocorrerá às 14h (3 horas de vôo + 1 hora). O mesmo raciocínio vale para a volta, só que nesse caso é necessário subtrair 1 hora em vez de adicionar.
Como última recomendação, lembro que nunca se deve deixar uma atividade para a última hora. É preciso estar atento, pois nem sempre o prazo é até a meia-noite. Já vi muitos candidatos perderem o prazo de inscrições e de testes por conta disso.
Espero ter ajudado no planejamento de sua participação nos processos seletivos para trainee. Não deixe de curtir, compartilhar e fazer comentários sobre o que achou.