Tem vaga de trainee para tecnólogo?
A boa notícia é que, de um modo geral, as empresas estão gradualmente aceitando cada vez mais essa formação.
O Vida de Trainee em breve completará 3 anos (viva!) e, desde sua criação, há uma pergunta recorrente entre os leitores: trainee aceita tecnólogo?
Eu já falei um pouco sobre essa questão na Palestra do VT sobre Perfil e Pré-Requisitos, mas percebi que já era hora de escrever um artigo sobre o tema.
Antes de responder esta pergunta, no entanto, é importante esclarecer alguns pontos.
Tecnólogo não é o mesmo que Técnico
O curso para formação como tecnólogo é reconhecido por lei como graduação de nível superior. Já o curso técnico é apenas profissionalizante e possui nível equivalente ao Ensino Médio.
Em geral, os cursos técnicos possuem duração de até 2 anos, enquanto que o período das graduações tecnológicas é de 2 a 3 anos.
Qual a diferença entre bacharel e tecnólogo?
Atualmente, o MEC reconhece 3 tipos equivalentes de graduações de nível superior:
Licenciatura: voltada principalmente para pessoas com vocação para ensinar, que desejam transmitir o conteúdo aprendido.
Bacharelado: formação ampla e generalista, com duração de 4 a 6 anos, que permite escolha posterior da área de atuação. Por exemplo, quem cursa Administração de Empresas pode atuar em Marketing, RH, Finanças, Logística etc.
Tecnologia (título de tecnólogo): curso específico, voltado para a formação de especialistas, com duração média de 2 a 3 anos. Por ser focado em uma única área (ex: Logística), é recomendado para quem não tem dúvidas sobre que carreira pretende seguir.
Tem vaga de trainee para tecnólogo?
Mas afinal de contas, os programas de trainee aceitam ou não aceitam tecnólogos?
A boa notícia é que, de um modo geral, as empresas estão gradualmente aceitando cada vez mais essa formação. A má notícia é que a maioria ainda não aceita cursos de tecnologia para o cargo de trainee.
É preciso entender que, em geral, os programas de trainee são voltados para perfis generalistas e, como foi dito acima, o curso tecnólogo produz especialistas.
Ainda assim, a tendência é que esta aceitação aumente, tanto pela necessidade (apagão de talentos) como por novos programas de trainee que estão surgindo voltados para perfis específicos.
Para aumentar as suas chances, a minha dica é que busque complementar a sua qualificação com uma pós-graduação ou MBA.
Como saber se o programa de trainee aceita tecnólogo?
Algumas organizações incluem os tipos de graduação aceitos na descrição dos pré-requisitos:
Bacharelado em…
Graduação mínima de 4 anos em…
Graduação (inclusive tecnólogos) em…
Infelizmente, na maioria das vezes esse dado ainda não é informado. Para esses casos, recomendo que entre em contato com a empresa ou consultoria responsável pelo processo seletivo para tirar essa dúvida.
Quais empresas aceitam tecnólogos em seus programas de trainee?
Tenho uma proposta para vocês: que tal montarmos neste espaço uma base com a lista das empresas que aceitam tecnólogos em seus programas de trainee?
Para dar o pontapé inicial, fiz um levantamento rápido no histórico de Programas de Trainee:
Centauro
Energisa
Saint-Gobain
Conto com o apoio de vocês para fazermos esta lista crescer. Não deixem de enviar comentários com mais empresas.
Saiba Mais
Para finalizar, segue vídeo do quadro Emprego de A a Z, exibido pelo Fantástico, que traz a opinião de Max Gehringer sobre as vantagens e desvantagens dos cursos tecnólogos.