A resposta certa nas entrevistas
Nesta tirinha de Dilbert, um candidato descobre os perigos de tentar adivinhar o que o recrutador quer ouvir em uma entrevista de emprego.
É… não adianta. Não existe resposta certa em entrevista de emprego. É por esse motivo que os especialistas repetem o mantra: seja você mesmo. Não existe um perfil ideal, e sim aquele que é mais adequado para uma determinada vaga.
Muitos candidatos acreditam que necessariamente precisam ser dinâmicos, extrovertidos e criativos. No entanto, há diversas oportunidades que precisam exatamente do contrário: profissionais mais cautelosos, focados e analíticos, que tenham a capacidade de seguir procedimentos e concentração suficiente para executar tarefas complexas sem conversas paralelas.
Veja também
Mais conteúdos sobre entrevistas de emprego
Agora, pense um pouco: de que adianta fingir que possui determinado jeito de ser em uma entrevista? Você pode até ser contratado, mas se sentirá terrivelmente infeliz no trabalho.
Portanto, insisto: fuja das respostas prontas. Esqueça as respostas “ideais”, porque elas não existem. A resposta certa para você é somente sua e de mais ninguém, e será ela que possibilitará a admissão em seu emprego dos sonhos.
Tem alguma dica de site ou tirinha? Envia nos comentários!
Transcrição da Tirinha
Contexto
Em uma sala de reunião, há uma entrevista acontecendo entre a personagem Alice e um candidato a emprego.
Quadro a Quadro
É uma tirinha de 3 quadros coloridos. Alice tem cabelo volumoso em formato triangular e usa uma roupa rosa. O candidato tem cabelos curtos e pretos e veste terno marrom. A cada quadro, os questionamentos de Alice vão deixando o candidato visivelmente mais desconfortável e inseguro.
Alice: Você é criativo?
Candidato: Ah, sim! Sou muito criativo!
Alice: Pesquisas apontam que pessoas criativas tomam atalhos éticos e que em geral são menos honestas.
Candidato: ?!
Alice: Você leva um longo período para fazer as coisas?
Candidato: (gritando) Eu não sei a resposta certa!