Por Dentro do Trainee Unilever
Em agosto eu tive a oportunidade de participar de um almoço em SP que reuniu colaboradores, blogueiros e jornalistas em um bate-papo informal e descontraído, como não podia deixar de ser na Unilever.
Olá, pessoal!
Terça é dia de conhecer a fundo os programas de trainee (veja nossa programação), e é com muita satisfação que hoje irei falar de um dos programas mais queridos dos candidatos: o Trainee Unilever.
Em agosto eu tive a oportunidade de participar de um almoço em SP que reuniu colaboradores, blogueiros e jornalistas em um bate-papo informal e descontraído, como não podia deixar de ser na Unilever.
O Eduardo Reis, vice-presidente de RH no Brasil, começou contando um pouco sobre a estratégia global da organização e seus objetivos de dobrar o negócio, reduzir à metade o impacto no meio ambiente e melhorar o impacto na vida das pessoas.
Segundo ele, será preciso ter as pessoas certas para alcançar essas metas e o programa de trainee foi desenhado baseado nisso, tendo em mente também que “somos a 2ª operação da Unilever no mundo”.
Ele acrescentou ainda que a companhia está “em busca de pessoas que se conectem com esse propósito de sustentabilidade e valores como Respeito, Responsabilidade, Integridade e Pioneirismo (Inovação)”.
Depois dessa introdução, a gerente de Talentos, Joana Rudiger, falou sobre o histórico e resultados do programa. Mais de 50% da gerência de 1º nível no país é formada por ex-trainees, sem contar com aqueles que atualmente estão no exterior.
Mas o que eu achei mais bacana foi o desafio a que a Unilever se propôs: eles querem “manter a conversa” com os candidatos. E o principal meio para esse fim é a Fanpage Unilever Careers, de que já comentei aqui no blog.
A Joana explicou que eles decidiram criar a página no Facebook em vez de um site tradicional porque não queriam uma “comunicação estática” com os jovens, e sim algo que fosse uma “via dupla”.
A ideia é apresentar informações recheadas de experiências e mostrar como é trabalhar na empresa, sempre com bastante interatividade, como ocorre com a seção de perguntas para os trainees.
Além disso, a expectativa é de que a seleção não seja vista como uma divisão entre “perdedores e vencedores”, mas sim como algo que servirá para “depois”, como o despertar para o autoconhecimento, reflexão, preparação etc.
Uma outra novidade que pode interessar os nossos leitores é que em 2013 o processo será bem mais enxuto, rápido e – Joana garante – mais prazeroso.
Ela destacou ainda o quanto o programa busca fomentar a diversidade: não há restrição de curso ou faculdade e o inglês também não é pré-requisito.
Falando nisso, a gerente de Talentos esclareceu que o idioma é sim imprescindível ao trabalho, mas que o próprio perfil do trainee faz com que ele busque adquirir esse conhecimento até o término do programa (por isso não é uma exigência).
Por fim, tivemos os depoimentos dos trainees e ex-trainees. Ana Galego entrou como estagiária, virou trainee e hoje é Gerente de P&D. Ela compartilhou o sentimento de que a turma de trainees é uma verdadeira família: todos se ajudam, curtem um happy hour e ainda formam pontos de contato (networking) em toda a companhia.
Themisa Pimentel, trainee de Marketing, complementou falando do “apoio imenso para quem é de fora”. E ela tem conhecimento de causa: veio diretamente de Fortaleza, no Ceará.
Já Luiza Curotto, atual Gerente de Vendas, recordou como foi gratificante “se descobrir dentro da empresa”. Ela contou a aventura de ter entrado como trainee em uma área de que não gostou e como terminou dando tudo certo no final: “a maioria dos líderes não estão na área que começaram”.
E olha, se fosse para eu comentar tudo o que foi discutido nesse encontro, eu teria material pra mais uns 3 artigos. É que o papo continuou super animado ao longo de uma refeição deliciosa no aconchegante Studio Carla Pernambuco.
Só de lembrar já fiquei com água na boca (e com vontade de assaltar a geladeira).
Então eu acho melhor ficar por aqui, mas deixo o convite para que conheçam um pouco mais sobre o Trainee Unilever 2014, que está com inscrições abertas até 16 de setembro.