Por Dentro do Trainee AG
Na última segunda-feira (02/07), participei de um Encontro em SP que reuniu blogueiros e a equipe de Gente & Gestão da Andrade Gutierrez para um bate-papo sobre o Trainee AG 2013.
Olá, pessoal!
Na última segunda-feira (02/07), participei de um Encontro em SP que reuniu blogueiros e a equipe de Gente & Gestão da Andrade Gutierrez para um bate-papo sobre o Trainee AG 2013.
O Grupo Andrade Gutierrez, que começou como uma construtora em Belo Horizonte há mais de 60 anos, diversificou os negócios e hoje investe em setores como concessões, telecomunicações e energia. “O Grupo está repensando a sua forma de atuar, e o trainee é uma das estratégias para essa nova fase da empresa”, afirmou Claudio Santos, Vice-Presidente de Gente & Gestão.
Ele também falou sobre os objetivos do programa e o perfil procurado: “Queremos trazer gente boa, alinhada à nossa cultura. Buscamos um perfil generalista, de homens e mulheres de negócios, e iremos alavancar a carreira dos jovens com potencial para ajudar a empresa a crescer”.
Para isso, a empresa não pretende poupar gastos. Numa iniciativa inovadora, o processo seletivo ocorrerá simultaneamente em 8 países, aberto a estrangeiros. O requisito para quem é de fora é saber falar português ou, pelo menos, espanhol.
Por sinal, internacionalização é o que não falta nesse programa de trainee global. Pedro Rodrigues, trainee da turma de 2012, já esteve no Congo. Mariana Perez, também trainee, foi para a República Dominicana. Em 1 ano, todos os trainees já terão visitado ao menos um país da América Latina, África e Portugal (sede da Zagope, empresa do grupo).
“Eu fiz as contas e, até o final do ano, teremos viajado cerca de 60 mil quilômetros, o suficiente para 1,5 volta na Terra“, comentou Pedro. Ele ainda destacou o fato de os trainees se dividirem em duplas complementares, com formações diferentes: “Viajamos juntos e um incentiva o outro a conhecer mais sobre as áreas que visitamos no job rotation”.
Além disso, ao serem contratados, os trainees não possuem área fim definida: “Você termina explorando mais as áreas, pois no final pode ser alocado em qualquer uma delas”, completou Mariana. A gerente de Gente & Gestão, Monalisa Trouquim, explicou que a área somente é definida após 1 ano de programa, em uma decisão conjunta entre o trainee e a empresa.
A estrutura do programa, que está em sua 2ª edição, ainda contempla:
Treinamentos técnicos e comportamentais (White Belt, Negociação, Matemática Financeira, Gestão de Projetos e Autoconhecimento, entre outros);
Mentoring (para entender as “regras” da vida corporativa);
Relatórios SWOT com sugestões de melhoria (após cada job rotation) e
Coaching (para ajudar numa escolha mais assertiva da área final de atuação).
Os últimos 6 meses (de um total de 18), são destinados à área fim do trainee, quando ele recebe a designação de um projeto que deverá apresentar no final do programa.
Sobre o processo seletivo deste ano, a expectativa é de contratação de 20 novos trainees. Monalisa enfatizou que não é necessário ter experiência anterior, e sim estar aderente à cultura e aos valores da empresa (confira outros pré-requisitos). Além disso, ela apontou a possibilidade de entrada em outros cargos da empresa: “Já contratamos 15 profissionais que participaram do processo para trainee”.
A Gerente de Gente & Gestão ainda mencionou o Programa Talentos, projeto que será voltado para o perfil de especialista (em contraponto com o trainee, que é generalista) e será lançado ainda em 2012.
Ao serem questionados sobre os diferenciais que os fizeram ser aprovados, Mariana falou da vontade de crescer junto com a empresa. Já o Pedro recordou o brilho nos olhos e a energia que tranbordava em todos aqueles que realmente queriam se tornar um trainee AG.
O Trainee AG está com inscrições abertas até o dia 15/08.