Pandora quem?
O que é o Pandora Papers e como ele pode afetar a nossa economia e até mesmo empresas que oferecem programas de trainee.
O Pandora Papers foi o nome dado a um levantamento feito por veículos de comunicação que apontou diversos brasileiros que possuem empresas offshore (fora da costa marítma), uma velha tática para pagar menos impostos.
E qual é o problema? O ministro Paulo Guedes tem uma empresa desse tipo com patrimônio de cerca de 10 milhões de dólares, o que gera conflito de interesses por ele ter acesso a informações privilegiadas e até mesmo o poder de influenciar a mudança de regras a seu favor.
Por exemplo, em julho, Guedes atuou para retirar do projeto de reforma do Imposto de Renda uma regra que tributaria rendimentos de brasileiros em paraísos fiscais, o que o beneficiou diretamente.
E o que isso tem a ver com trainee? A lista conta, ainda, com empresários de companhias que possuem programas de trainee, como o co-fundador da MRV, Rubens Menin, e Flávio Rocha, dono do grupo Guararapes (Riachuelo), entre vários outros.
E o que isso implica? Vale ressaltar que a prática em si não é ilegal, mas é importante ficar de olho. Em 2016, uma investigação semelhante, chamada Panama Papers, descobriu 107 offshores ligadas a empresas e políticos citados na Operação Lava Jato, como a Odebrecht e a Queiroz Galvão. Então, a dica é acompanhar possíveis desdobramentos.
Para saber mais:
O que é offshore? É ilegal investir em empresas em paraísos fiscais?
Dono de offshore, Guedes defendeu excluir taxação de paraíso fiscal de proposta do IR
» Veja outras notinhas publicadas no Vida de Trainee.