Os Estagiários: um gostinho do que é trabalhar na Google
Apesar dos clichês, filme ganha pontos pelo modo como aborda o choque de gerações e por nos dar um gostinho do que é trabalhar na Google.
Ontem eu fui ao cinema assistir à estreia de Os Estagiários, comédia sobre 2 quarentões desempregados que disputam com gênios nerds brilhantes e inexperientes a chance de serem efetivados no estágio de verão da Google.
O filme em si não tem lá grandes méritos: o roteiro é batido e previsível e as piadas nem são tão boas assim. Apesar disso, ele ganhou créditos comigo pelo modo como abordou o choque de gerações e por nos dar um gostinho do que é trabalhar na Google.
A crítica chegou até mesmo a dizer que essa obra mais se parece com um vídeo institucional da companhia, que, embora tenha prestado consultoria para o projeto, alegou não ter recebido ou pago nada por ele.
Pra mim, esse é justamente um de seus maiores destaques. Afinal, quem nunca sonhou em ser um Googler? Ou imaginou como seria trabalhar em um lugar que coloca mecânico, lavanderia e restaurantes multiculturais de graça, à disposição de seus colaboradores? No fim, todos temos pelo menos um pouquinho de curiosidade de conhecer essa “empresa dos sonhos”.
E eu acho que eles conseguiram dosar bem o lado “romântico” com o lado “realista”, ao mostrar por exemplo como vários funcionários praticamente moram no campus de tanto tempo que passam por lá, confundindo o trabalho com suas próprias vidas. Por sinal, essa mistura entre o lado profissional e o pessoal é uma característica de nossa geração.
A película também é recheada de referências aos anos 80 e 90. Deu pra matar as saudades de Ironic e a música de Flashdance (What a Feeling) nunca foi tão divertida. Já os links com a última década foram meio… Peculiares (pra mim a cena do Quadribol foi bizarra, mas pode ser que os mais novos tenham curtido. Vai saber, né?).
Mas antes que eu fale demais, é melhor eu ficar por aqui e deixar o convite para que assistam ao filme e comentem o que acharam.
Então até mais! Segue o trailer pra saideira: