Não quebre a corrente
Conheça a estratégia do humorista Jerry Seinfeld. Ele jamais “quebra a corrente”: escreve todo dia. Não é o resultado que importa, e sim o processo.
Não é sobre como você sente, o quanto está inspirado ou o quão brilhante seu trabalho está naquele dia. É apenas sobre “não quebrar a corrente”.
Dia desses estava navegando na Internet e me deparei com um texto muito bom sobre como parar de procrastinar tarefas, em que tomei conhecimento da Estratégia de Seinfeld.
Talvez você não o conheça, mas Jerry Seinfeld é reconhecido como um dos maiores comediantes dos EUA e o mais incrível é que ele mantém esse status há muitos anos. Mas como ele consegue ser tão consistente em um trabalho que depende da criatividade?
E é aí que entra a sua estratégia: o Jerry jamais “quebra a corrente”. Ele escreve todo dia. Não importa o resultado (um texto bom ou ruim), mas o processo.
E para que o processo não falhe, ele aconselha que você marque um grande “X” vermelho no calendário a cada dia que cumprir essa missão. A cada vez que um novo “X” for marcado, a corrente crescerá um pouco mais.
Depois de algumas semanas, você sentirá orgulho de sua corrente e se esforçará ainda mais para que não seja quebrada. E o fato de não haver pressão para que seja algo “grandioso” te deixa mais leve para desempenhar essa atividade.
Supomos que você se proponha a percorrer 3 quilômetros diariamente. Haverá dias em estará super animado e outros em que praticamente rastejará para conseguir completar o percurso. Mas não é isso que lhe impulsiona. Você pode cumprir a tarefa em 30 minutos ou 2 horas, o que lhe motiva é não quebrar a corrente.
Neste exato instante, estou experimentando a Estratégia de Seinfeld. No dia 30 de agosto comecei a escrever textos diários no blog. Escrevi até um artigo sobre a novidade, contando como seria a programação da semana.
Essa primeira tentativa gerou uma corrente de 15 “X” consecutivos no meu calendário. Confesso que vários dias foram “sofridos”, mas também tive meus momentos.
E aí eu quebrei a corrente. Enrolei e terminei sem publicar a tirinha do sábado. E então perdi a inspiração no domingo. E não sabia o que publicar na segunda. E na terça fiquei triste por ter quebrado a corrente depois de ir tão longe. E na quarta eu pensei “why bother?” [por quê me importar?”], já que agora todo o “plano” estava perdido mesmo.
Pois é. Ninguém disse que seria fácil. Do mesmo jeito que nos entusiasmamos com a evolução da corrente, quando ela se “parte”, é desmotivação total. É como uma pessoa tentando parar de fumar ou uma fábrica contando o número de dias sem acidentes.
Estar há 7 meses sem fumar ou há 345 dias sem acidentes é algo impressionante. Você realmente começa a acreditar que irá conseguir. Mas basta um deslize e a contagem recomeça do zero, o que não é nada animador.
É mesmo muito difícil. Mas temos de continuar tentando. Meu recorde anterior aqui no blog também tinha sido de 15 dias ininterruptos, entre o final de 2012 e janeiro deste ano.
Parece que superar a barreira dos “15 posts” vai ser ainda mais desafiador que ultrapassar os 2 meses de academia (nunca consigo!), mas estou confiante de que vai dar certo.
E vocês? O que acharam dessa técnica? E que método utilizam para melhorar a produtividade e desenvolver suas habilidades?