Vida de Trainee

Share this post

Uma Maria Bonita em SP: Artigos

www.vidadetrainee.com
Blog

Uma Maria Bonita em SP: Artigos

O que acontece quando uma pernambucana "porreta" passa uns tempos na terra da garoa? Muitos "perrengues", claro! Confira na nova série do VT.

Cíntia Reinaux
May 21, 2011
Share this post

Uma Maria Bonita em SP: Artigos

www.vidadetrainee.com
Ilustração de uma menina de tranças, com tiras de munição em X e chapéu de sertanejo com estrelas. Por trás, desenho do prédio do MASP. Abaixo, o título “Uma Maria Bonita em SP”.

Minha primeira entrevista de emprego em São Paulo…

Recrutadora: Cíntia, essa aqui é a Lina, ela irá nos acompanhar na entrevista.

Eu: Oi Alina, tudo bom?

Recrutadora: Não, não! O nome dela não é Alina não, é Lina mesmo.

São Paulo e seus artigos. Em minha terra, nós não vamos "para a casa da Mari". Nós vamos "pra casa de Mari".

O período em que morei em São Paulo me proporcionou um aprendizado enorme. Tanto que uma boa parte do que comento aqui no blog é fruto dessa experiência.

Eu queria falar um pouco mais sobre a minha fase de adaptação, só que de um jeito leve e descontraído. Foi aí que me lembrei de como eram engraçados os “desencontros” causados pelas diferenças de sotaque entre uma pernambucana “porreta” e os habitantes de uma cidade mais que cosmopolita.

Quero deixar claro que a minha intenção aqui não é de zombar ou, como se diz na minha terra, “mangar” do jeito de falar do paulista (e sim, o paulista também tem sotaque, embora teime em dizer que não), mas sim de prosear um bocadinho sobre os diferentes regionalismos existentes nesse país continental que é o Brasil.

Escolhi Maria Bonita por vários motivos. Por estarmos no ano de seu centenário, pelo que ela representa para as mulheres (inclusive nasceu em nosso dia internacional) e por ser ela uma nordestina valente que “deixou o conforto do lar para entrar em um mundo até então dominado por homens” [o Cangaço]. Não que este seja exatamente o meu caso, mas foi imbuída do mesmo espírito que tive a ousadia de deixar o ninho para desbravar, primeiramente, as terras frias do norte e, em seguida, uma das maiores metrópoles do mundo.

Então, se você assiste à novela Cordel Encantado e se diverte com as expressões utilizadas pelos personagens da trama (por sinal, em Pernambuco temos uma banda chamada Cordel do Fogo Encantado), acredito que também os textos da série “Uma Maria Bonita em SP” provocarão boas risadas.

E caso você também tenha algum “causo” para contar, fique à vontade, quanto mais melhor.

Leave a comment

Créditos da imagem: Montagem por Cíntia Reinaux. Ilustração do MASP por Henrique Erzinger. Não consegui encontrar quem fez a Maria Bonita.

Leia também

  • Uma Maria Bonita em SP: Bombons

  • Uma Maria Bonita em SP: Bruxa do 71


Veja posts anteriores do Blog

Receba ou Cancele o Blog por e-mail

Inscreva-se para receber a VTletter toda sexta na sua caixa de entrada.

Share this post

Uma Maria Bonita em SP: Artigos

www.vidadetrainee.com
Previous
Next
Comments
TopNew

No posts

Ready for more?

© 2023 Cíntia Reinaux
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start WritingGet the app
Substack is the home for great writing