Mais com menos
Neste VTirinhas, gestor e colaboradores tentam entrar em acordo quanto ao que a empresa quis dizer com "aprender a fazer mais com menos".

Gente, muito real essa tirinha! De um lado, uma comunicação totalmente falha por parte do gestor/empresa, com um discurso vago e que não traz clareza sobre o que precisa ser feito e com qual objetivo. De outro, dois colaboradores esperançosos de que finalmente teriam menos reuniões improdutivas ou, ainda, mais autonomia e menos microgerenciamento. No final, a frase de efeito era só a justificativa para mais um corte de orçamento em direção a uma situação financeira insustentável para o andamento dos projetos.
As tirinhas de Dilbert, criadas por Scott Adams, são mesmo sensacionais. E o mais legal é que elas estão disponíveis de graça na internet, onde são publicadas diariamente, em inglês. Assim, ao conferir as tiras e ficar por dentro de alguns aburdos do mundo empresarial, você ainda pratica o idioma de uma forma leve e descontraída.
Veja também
Mais conteúdos sobre produtividade
Você pode configurar para recebê-las por e-mail ou simplesmente acompanhar pelo seu leitor de feeds. E olha que curioso: ao pesquisar o que seria uma espiral da morte (death espiral no original), terminei encontrando o pequeno guru, que também publicou a mesma tirinha e acrescentou a explicação do termo (se eu tivesse visto antes, nem precisava ter tido o trabalho de traduzir a tira, né?).
Trata-se de uma espécie de “armadilha financeira” na qual a empresa entra e dificilmente consegue sair, ocasionando a sua “morte”. Por sinal, achei que o blog de Sylvio Ribeiro traz um conteúdo bem bacana sobre carreira e marketing. Inclusive tem um post super inspirador sobre a história de Scott Adams, o mesmo que criou a tira acima.
Vocês sabiam que Scott até mesmo já foi trainee? Em uma carreira cheia de percalços, ele descobriu o que realmente gostava de fazer e deixou o cubículo do escritório para se tornar um dos mais famosos cartunistas da atualidade.
Tem alguma dica de site ou tirinha? Envia nos comentários!
Transcrição da Tirinha
Contexto
Em uma sala de reunião, 3 pessoas estão sentadas de frente para nós: dois engenheiros, Alice e Dilbert, e o seu chefe, que está no meio. No primeiro quadro, o chefe anuncia uma nova determinação. Nos quadros seguintes, Dilbert e Alice se revezam em tentar entender o que ela significa, enquanto o chefe responde a cada indagação com negativas.
Quadro a Quadro
É uma tirinha de 8 quadros coloridos, 4 x 4. Alice tem cabelo volumoso em formato triangular e usa uma roupa rosa. O chefe, calvo e com cabelos pontiagudos nas pontas, usa terno e gravata azul. Dilbert, de óculos e cabelos curtos, usa camisa branca e gravata vermelha. O fundo da sala é verde e um dos 8 quadros mostra o prédio visto de fora no momento em que o chefe explica a real intenção da empresa. Apenas o último quadro traz duas falas.
Chefe: Nós temos que aprender a fazer mais com menos.
Dilbert: Menos reuniões?
Chefe: Não. Precisaremos de mais reuniões para descobrir como fazer mais com menos.
Alice: Menos microgerenciamento?
Chefe: Não. Eu terei que observar vocês ainda mais de perto para ter certeza de que estão fazendo mais com menos.
Chefe continua: Estou falando de usar menos dinheiro.
Alice: Ah… Como uma espiral da morte. Por que você não disse antes?
Alice continua: É como se estivesse falando mais para dizer menos.
E Dilbert conclui: Devemos ser mais como você ou menos?