2 Comentários

Tenho 36 anos e já participei de diversos programas TRAINEE e nunca passo da fase de estudos de caso e gincanas, inclusive, em uma delas, escolheram a minha idéia como a melhor, mas na hora de ser convocado para etapa de entrevistas com gestores, sou eliminado, e logo após o ocorrido, procuro nas redes sociais os aprovados, e nenhum tem acima de 30 anos!até hoje não achei nenhum TRAINEE com essa idade...O mercado de trabalho só valoriza quem pode se formar antes dos 30, após isso, pessoas que assim como eu, necessitam trabalhar até poder ter condições de pagar uma faculdade , e mais, pra estudar em faculdade pública(90 por cento dos escolhidos) tem que ter dedicação integral, ou seja, quem cursa não consegue trabalhar,

Enfim, se você não for de elite ou de alguma minoria, esquece!

OBS: NÃO TENHO PRECONCEITO, JULGO PESSOAS APENAS POR CAPACIDADE TÉCNICA E EMOCIONAL, A INCLUSÃO ACONTECE QUANDO NÃO COLOCAMOS COMO PRÉ REQUISITOS , POIS ISSO É UMA FORMA DE RETIRAR MÉRITO, COMO SE A PESSOA SÓ CONSEGUIU A VAGA POR CAUSA DESSES REQUISITOS, E NÃO POR CAPACIDADE E MERITO POR ESFORÇO E DEDICAÇÃO!

Expand full comment
author

Entendo a sua frustração, Rômulo! Mas esse cenário está mudando. Há 10 anos, as pessoas um pouco mais velhas sequer passavam da triagem inicial. Hoje elas ao menos avançam nos processos e assim conseguem a chance de mostrar o seu potencial para gestores/recrutadores. Com isso já vemos alguns trainees com mais de 30 anos.

Os filtros de faculdade e de idade têm sido derrubados e muitas companhias deixaram de exigir o inglês, o que aumenta significativamente o número de pessoas que podem participar. Essas iniciativas todas somadas contribuem para que os selecionados não sejam apenas de faculdades públicas, por exemplo. Mas há ainda muito chão pela frente.

Independentemente disso, é sempre bom ter em mente que, ainda que você preencha todas as "caixinhas", a aprovação como trainee é muito difícil. Menos de 1% dos candidatos são aprovados. Por isso é importante aproveitar a participação nos processos para desenvolver o networking e assim poder aplicar para outras oportunidades dessas mesmas empresas.

Quanto às vagas afirmativas para minorias, também compreendo como você se sente, mas é algo que se faz necessário em uma sociedade como a nossa. Basta olhar para casos como o do banco que contratou 125 trainees em uma única edição sem que nenhum deles fosse negro.

Não desista. Continue se aprimorando, construindo networking e buscando emprego com estratégia, que você conseguirá se colocar na área/carreira que deseja!

Expand full comment