Esticando a verdade
Parece que o jornal em que Cosmo quer trabalhar tem o hábito de esticar a verdade... E não é que ele faz isso também? Confira no VTirinhas.
A ideia é todo sábado publicar uma tirinha no Vida de Trainee e fazer uma reflexão sobre o tema. Se você gostou da ideia ou tem uma outra sugestão, comente!
A tirinha de hoje retrata algo que acontece com bastante frequência no mundo corporativo. Na busca por uma vaga, nós damos aquela esticada no currículo e sem demora um inglês intermediário vira fluente e um Excel básico torna-se avançado.
Olha, para ser politicamente correta, era pra eu dizer que não se deve jamais, nunca e em nenhuma circunstância mentir no currículo. Acontece que eu mesma já tive um currículo que não foi totalmente sincero. Na época, eu sabia muito pouco ou quase nada de Excel, mas eu queria muito aquele estágio. A inscrição era daquelas por cadastro na Internet, em que você seleciona o nível de conhecimento em idiomas, informática etc. E eu tinha certeza de que, se colocasse “Excel básico”, não seria aprovada sequer no filtro automático do sistema. Então coloquei “intermediário”.
Não demorou e eu fui aprovada na triagem, provas, dinâmica, até que, finalmente, chegou a entrevista. Quando a gestora questionou meu conhecimento no Office, expliquei a ela que tinha um amplo conhecimento nas outras ferramentas (Word, PowerPoint e Outlook), mas que ainda não havia tido a chance de praticar o Excel. Em seguida, enfatizei os seguintes aspectos: a minha facilidade com sistemas, vontade de aprender e o quanto estava interessada na oportunidade.
Fiquei com a vaga. No final das contas, a minha gestora também não entendia nada de Excel, mas os outros estagiários da área sim (eita que essa geração Y é tudo de bom!). Colei em uma estagiária e só desgrudei depois de adquirir um bom domínio da ferramenta. E hoje eu posso enfim dizer que sim, o meu Excel é avançado. Faço tabelas dinâmicas, validação de dados, formatação condicional e até mesmo um pouco de macro. Acho que ainda posso melhorar muito, mas já sei o suficiente para ser “consultora” dos colegas no uso do software.
Veja também
Mais conteúdos sobre currículo
O meu conselho? Embora não seja o certo, você pode até “esticar” um pouco a verdade no seu currículo, mas não invente. Não acrescente coisas que você nunca fez ou experiências que jamais teve. Não tem nada demais em usar “palavras bonitas” para dar mais glamour às suas atividades, mas não adicione responsabilidades que nunca foram suas. E seja totalmente honesto nas etapas que se seguirem no processo seletivo. É compreensível que você não tenha certeza se o seu inglês já é fluente ou apenas avançado, de modo que cometer esse equívoco no currículo não faz de você um mentiroso. Contudo, na hora das provas não tem desculpa: se você trapacear, aí sim terá se mostrado antiético.
Deixe bem claros para o entrevistador os seus conhecimentos e habilidades, exemplificando quando possível. O conceito de “avançado” e outros níveis realmente pode variar de acordo com o parâmetro adotado, mas é por meio de realização de testes e por seu depoimento que o gestor irá ponderar em qual nível você se encaixa e se o mesmo atende ao que ele precisa. Pode ser que você não fique com a vaga, mas ao menos não terá manchado a sua imagem como profissional.
No mais, adote o aprendizado contínuo como filosofia de vida. Se não conseguiu aquela vaga por falta de conhecimento em algum idioma, ferramenta ou outra exigência, corra atrás. Faça um curso, leia bastante, busque informações dentro e fora da Internet. Isso aumentará significativamente as chances de ser aprovado na próxima vez.
Transcrição da Tirinha
Contexto
Shoe é uma webcomic que tem pássaros vestidos como humanos como personagens. Eles vivem e trabalham em árvores com ambientes (bar, casa, escritório) parecidos com os nossos.
Na tirinha em questão, acompanhamos o personagem Cosmo (repórter acima do peso que veste óculos, terno, gravata e tênis) dirigindo-se a uma entrevista de emprego.
O jornal se chama “National Sleeze” e a entrevista acontece em um escritório com cadeiras vermelhas e placa “Personnel” em cima da mesa. O entrevistador parece ser da família dos urubus e usa óculos e um terno xadrez amarelo com uma camisa estampada roxa.
É uma tirinha “de domingo”, na vertical, com um total de 7 quadros em 4 linhas, sendo um na primeira e pares nas seguintes.
Quadro 1
Ilustração: Cosmo se dirige ao prédio do jornal “embutido” na árvore, visto do lado de fora
Cosmo (pensando): Eu sempre quis trabalhar para um grande jornal.
Quadro 2
Ilustração: Cosmo espera sua vez em um galho, ao lado de um personagem lendo um jornal impresso
Quadro 3
Ilustração: Entrevista é iniciada dentro da sala entre Cosmo e o avaliador “Urubu”
Avaliador: Então você acha que está destinado a ser um super repórter?
Cosmo: Isso. Eu acho que posso dar conta…
Quadro 4
Ilustração: Vemos a entrevista continuar de longe, com vultos de Cosmo e do avaliador
Avaliador: Bem, Sr. Fishhawk, aqui no ‘Duvidoso’, nós costumamos esticar a verdade…
Quadro 5
Ilustração: close no avaliador
Avaliador: Você pode fazer isso?
Quadro 6
Ilustração: close em Cosmo
Cosmo: Claro…
Quadro 7
Ilustração: De volta ao cenário da sala de entrevista, Cosmo entrega o seu currículo ao avaliador
Cosmo: Dá só uma olhada no meu currículo.