Estamos todos conectados
Da necessidade de nutrir a nossa conexão com outros seres humanos e seres vivos.
A nova campanha da WWF mostra de forma bastante inteligente como no mundo Estamos Todos Conectados (We Are All Connected). E o “todos” aqui tem um sentido ainda mais amplo, estendendo-se a todos os seres vivos, e não apenas aos seres humanos.
Não sei bem porque, mas esse vídeo me fez lembrar de um outro, que fala da necessidade de nos desconectarmos para conseguirmos nos conectar de fato: Disconnect to Connect (Desconectar para Conectar).
Ambos os vídeos apresentam duas importantes visões sobre a sustentabilidade. O primeiro traz aquela percepção mais óbvia, de que precisamos cuidar do planeta. Já o segundo lida com um aspecto ao qual nem sempre damos a devida importância: a ideia de cuidarmos de nossas conexões.
Não se trata de networking. Refiro-me a relacionamentos no sentido mais pessoal e humano possível.
No início de nossa vida adulta, é comum voltarmos todo o nosso foco para a carreira. Não nos desligamos do trabalho nem por um minuto, pois mesmo quando estamos em casa pensamos no que temos para fazer no dia seguinte e não desgrudamos do celular. No entanto, essa é uma situação que não se sustenta por muito tempo. E, se você insistir, é a sua família que não irá resistir.
Uma carreira só será sustentável se houver equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Não é à toa que esse é um dos principais fatores de retenção nas melhores empresas para se trabalhar. Isso porque ninguém, ao final da vida, se arrepende por não ter feito determinado investimento ou por não ter comprado aquele apartamento à beira mar, e sim por relacionamentos que deixou de nutrir por conta do ritmo intenso de trabalho.