Esquisito, ou somente diferente?
Neste vídeo, o escritor Derek Sivers traz algumas coisas que tomamos por óbvias, mas que são o oposto em outras culturas.
Por ser o dia em que parece que finalmente “cai a ficha” de que mais um ano passou e as festas finalmente acabaram, alguns a apelidaram de “Blue Monday”, algo como “Segunda Deprê”.
Pois é… Já está mais do que na hora de parar de enrolar e voltar ao trabalho, não é mesmo? Mas tem que ter ânimo, né? Não vale já começar o ano assim, se lamuriando porque é segunda-feira.
Aliás, você já parou pra pensar que só reclamamos tanto da segunda-feira porque, no Ocidente, se convencionou que esse é o primeiro dia de trabalho? E se a nossa semana de labuta começasse em outro dia?
Você sabia que, em países muçulmanos, como o Egito, a jornada é de domingo à quinta-feira? E o “fim de semana”, na sexta e no sábado? Imagina só a cena: enquanto por aqui a gente cruza os dedos para que a sexta-feira chegue logo, o trabalhador egípcio deve torcer pela quinta!
Então que tal deixar de lado essa implicância com a segunda-feira? Vai ver que você só nasceu no lugar errado, ou melhor, no bloco errado, se estivermos falando do Japão. Mas é melhor eu não me adiantar mais, para não estragar a surpresa do vídeo.
Derek Sivers, como ele mesmo se descreve, é um músico, programador, escritor, empreendedor e estudante, embora não necessariamente nessa ordem. E ele começou a se perguntar sobre as coisas que tomamos por óbvias, mas que são exatamente o oposto em outras culturas.
E, com isso, em menos de 2 minutos ele vira alguns de nossos conceitos de ponta-cabeça. Bem que os médicos brasileiros poderiam aprender com os chineses… Mas já me adianto novamente.
Então, sem mais preâmbulos, fiquem com esse surpreendente vídeo, legendado em português.