Desafio de Raciocínio Lógico com uma expressão numérica
Essa expressão numérica virou uma febre no Japão depois que um estudo apontou que apenas 60% da nova geração do país conseguiu solucioná-la corretamente.
Olá, pessoal!
A expressão numérica da imagem acima virou uma febre no Japão depois que um estudo apontou que apenas 60% da nova geração do país conseguiu solucioná-la corretamente.
Trata-se de matemática básica, das mais elementares, mas que para muitos de nós ficou lá atrás, esquecida no tempo em que a gente perguntava à professora se podia responder a prova a lápis.
Por esse motivo, embora o desafio seja extremamente simples, também é igualmente possível cair na casca de banana e terminar perdendo aquela questão que veio de graça no teste de raciocínio lógico para o programa de trainee. Ora, não podemos deixar que isso aconteça, não é mesmo?
Para ficar mais divertido, decidi não desvendar esse enigma de imediato aqui no artigo. Em vez disso, vou dar uma chance para que vocês encontrem a resposta certa. Deixa eu ver como posso me distrair para passar o tempo enquanto isso…
Ah! Eu podia fazer isso o dia todo… Onde eu estava mesmo? Sim! O teste!
Pronto? Já conseguiu concluir? E o resultado? “Será que matei a charada? E se eu tiver errado? Ai, que aflição!”
Calma, gafanhoto! Olha, já sei o que fazer. Eu vou dar duas dicas que são chave para a resolução dessa continha, que daí se você perceber que o seu raciocínio estava errado ainda dá tempo de corrigir e fingir que acertou de primeira (o seu segredo estará seguro comigo).
Bem, sem mais delongas, vamos lá. Para responder adequadamente, é essencial ter levado em consideração que:
Multiplicações e divisões têm prioridade sobre adição e subtração (Ah! Mas isso todo mundo sabe!)
Para divisão entre frações, é necessário repetir a primeira fração e inverter a segunda (Caramba! Dessa eu não me lembrava!)
A essa altura, você já deve ter chegado até o resultado correto. Por outro lado, pode ser que esteja se perguntando até agora: “Mas por que mesmo a gente precisa inverter a fração?”
Se este for o seu caso, a minha recomendação final é para conferir o vídeo do projeto Khan Academy sobre como dividir frações por frações (dublado em português).
E o que mais? Sim, é mesmo! Para quem quiser confirmar, a resposta certa do probleminha é… o número 1.
Parabéns a quem acertou e a quem tentou, pois o mais importante é estar sempre em busca de novos aprendizados e desenvolvimento.
E aí? O que acharam?