Temos mais contas digitais que habitantes
Relatório indica que número praticamente dobrou em 2021, mas boa parte da população adulta segue desbancarizada.
Segundo relatório da idwall, mais de 115 milhões de contas digitais foram abertas no Brasil entre janeiro e setembro de 2021, praticamente dobrando o número total, que ultrapassou 250 milhões. Como temos uma população de aproxidamente 215 milhões, já temos mais contas digitais que habitantes.
Isso me lembrou da época em que, com tarifas proibitivas para ligações entre operadoras, não tínhamos outra escolha a não ser ter um número de celular para cada uma delas. Com isso, em pouco tempo o montante de linhas móveis se tornou maior do que a população, o que foi amplamente divulgado à época, mas de forma alguma queria dizer que todos os residentes do país possuíssem um aparelho móvel.
É o mesmo que acontece aqui. De acordo com pesquisa do Instituto Locomotiva, realizada em janeiro de 2021, 34 milhões de brasileiros acima de 16 anos têm acesso precário a serviços bancários. E o mais preocupante: 7 em cada 10 sem conta são negros.
Logicamente, podemos supor que, com mais de 115 milhões de contas digitais abertas desde então, o número de desbancarizados certamente foi reduzido. Ainda assim, é provável que não tenha sido o suficiente para que todos tenham adquirido esse acesso.
Estamos progredindo, sem dúvidas, mas há ainda um longo caminho a ser percorrido.
Via Lab News.
Leia também
Mais conteúdos sobre o mercado financeiro