Trainee Deloitte, Estágio PagSeguro e HR Techs » VTletter 004
Oi ,
tudo bem?
Janeiro já acabou! 😱 E olha, se o primeiro mês de 2018 for algum termômetro, é sinal de que este será um ano de muitos projetos para o Vida de Trainee!
Lancei duas newsletters semanais (pode assinar a outra aqui), concluí a minha terceira formação em Coaching (e essa foi o "pipoco do trovão", como se diz na minha terra), fiz sessão de fotos (confere lá no insta do VT e no meu pessoal), transmiti Facebook Live, escrevi 5 textos para o LinkedIn e ainda ouvi o meu primeiro audiolivro (Crash, do Alexandre Versignassi).
Ufa! Nada mal pra um período que muita gente considera uma espécie de limbo até o carnaval, concorda?
Mas... Vamos logo às novidades, shall we?
O que andei escrevendo
No meu artigo semanal do LinkedIn, expliquei como os chatbots funcionam e dei alguns exemplos de como aplicar no RH das empresas (incluindo processos seletivos).
Programas de estágio e trainee
#Trainee A novidade da semana é o Novos Talentos Deloitte. Confira a nossa lista de vagas de trainee abertas.
#Estágio Foram 6 novas oportunidades de estágio publicadas! Destaco o da PagSeguro e o da White Martins. Confira a lista completa de vagas de estágio abertas.
#Engaje Acompanhe o andamento dos programas, converse com outros candidatos e faça o cadastro para receber vagas dentro do seu perfil.
Por dentro do mercado
A Xerox foi vendida para a japonesa Fujifilm, gerando uma nova empresa, a Fuji Xerox. Calcula-se que 10 mil pessoas serão demitidas. Em tempo, a excelente newsletter Meio lembrou que eles tinham a faca e o queijo nos anos 70, mas deram de mão beijada para Steve Jobs, que utilizou a tecnologia da própria Xerox para criar o conceito do computador pessoal que conhecemos hoje.
Estudo de caso da semana
Imagem: Reportagem da Exame
Depois das Fintechs revolucionarem o mundo dos cartões de crédito e sistemas de pagamento (Nubank, Stone e Ebanx, estou falando de vocês!), chegou a vez das HR Techs, as startups que vieram para desburocratizar o RH.
Big data para análise preditiva, inteligência artificial (I.A.) e machine learning. Esses são apenas alguns dos recursos utilizados para aumentar a assertividade e diminuir o tempo necessário para selecionar novos talentos.
A Exame publicou uma matéria bem interessante sobre isso e uma das consultorias citadas promete inscrição por meio de chat com I.A. em apenas 4 minutos! Super evolução quando comparamos aos formulários que levam 10 vezes mais tempo para preencher!
Além disso, uma parte da seleção é feita por meio de um jogo que conta com a computação cognitiva do Watson, da IBM. Com o aporte de mais de 600 mil reais de um investimento-anjo, a promessa é de avaliações futuras com realidade virtual e aumentada. O que você acha disso, ?
Já uma outra startup, a Revelo, inverteu o processo de contratação: criou um marketplace de candidatos selecionados. Aproximadamente 5% dos que se inscrevem são selecionados para permanecer na plataforma.
Por fim, entre outros exemplos citados no artigo, me chamou a atenção a proposta da TAQE: ela aplica os testes com os melhores funcionários das empresas contratantes para montar uma base de comparação do que seria um perfil “ideal”.
O resultado esperado de tudo isso? Menos e melhores candidatos nas fases presenciais, para que o RH possa atuar de forma mais estratégica.
E o maior desafio? Manter a diversidade, pois há perigo das máquinas se aterem ao perfil de sucesso identificado, sem explorar novos perfis, sempre importantes para oxigenar e trazer inovação para as organizações.
Uma possível solução? Focar nas competências e deixar de lado filtros de universidades, gênero ou idade, para citar os mais comuns.
E aí, ? O que você acha de todas essas iniciativas? Será uma "modinha" ou algo que realmente fará a diferença para processos seletivos mais instigantes e eficientes? Adoraria saber a sua opinião!
Bem, eu vou ficando por aqui, que em algumas cidades hoje já é amanhã!
Um grande abraço,
Cíntia Reinaux
Fundadora
Se você gostou do que leu,