Trainee Deloitte, Estágio PagSeguro e HR Techs » VTletter 004
Oi ,
tudo bem?
Janeiro já acabou! 😱 E olha, se o primeiro mês de 2018 for algum termômetro, é sinal de que este será um ano de muitos projetos para o Vida de Trainee!
Lancei duas newsletters semanais (pode assinar a outra aqui), concluí a minha terceira formação em Coaching (e essa foi o "pipoco do trovão", como se diz na minha terra), fiz sessão de fotos (confere lá no insta do VT e no meu pessoal), transmiti Facebook Live, escrevi 5 textos para o LinkedIn e ainda ouvi o meu primeiro audiolivro (Crash, do Alexandre Versignassi).
Ufa! Nada mal pra um período que muita gente considera uma espécie de limbo até o carnaval, concorda?
Mas... Vamos logo às novidades, shall we?
O que andei escrevendo
No meu artigo semanal do LinkedIn, expliquei como os chatbots funcionam e dei alguns exemplos de como aplicar no RH das empresas (incluindo processos seletivos).
Programas de estágio e trainee
#Trainee A novidade da semana é o Novos Talentos Deloitte. Confira a nossa lista de vagas de trainee abertas.
#Estágio Foram 6 novas oportunidades de estágio publicadas! Destaco o da PagSeguro e o da White Martins. Confira a lista completa de vagas de estágio abertas.
#Engaje Acompanhe o andamento dos programas, converse com outros candidatos e faça o cadastro para receber vagas dentro do seu perfil.
Por dentro do mercado
A Xerox foi vendida para a japonesa Fujifilm, gerando uma nova empresa, a Fuji Xerox. Calcula-se que 10 mil pessoas serão demitidas. Em tempo, a excelente newsletter Meio lembrou que eles tinham a faca e o queijo nos anos 70, mas deram de mão beijada para Steve Jobs, que utilizou a tecnologia da própria Xerox para criar o conceito do computador pessoal que conhecemos hoje.
Estudo de caso da semana
Imagem: Reportagem da Exame
Depois das Fintechs revolucionarem o mundo dos cartões de crédito e sistemas de pagamento (Nubank, Stone e Ebanx, estou falando de vocês!), chegou a vez das HR Techs, as startups que vieram para desburocratizar o RH.
Big data para análise preditiva, inteligência artificial (I.A.) e machine learning. Esses são apenas alguns dos recursos utilizados para aumentar a assertividade e diminuir o tempo necessário para selecionar novos talentos.
A Exame publicou uma matéria bem interessante sobre isso e uma das consultorias citadas promete inscrição por meio de chat com I.A. em apenas 4 minutos! Super evolução quando comparamos aos formulários que levam 10 vezes mais tempo para preencher!
Além disso, uma parte da seleção é feita por meio de um jogo que conta com a computação cognitiva do Watson, da IBM. Com o aporte de mais de 600 mil reais de um investimento-anjo, a promessa é de avaliações futuras com realidade virtual e aumentada. O que você acha disso, ?
Já uma outra startup, a Revelo, inverteu o processo de contratação: criou um marketplace de candidatos selecionados. Aproximadamente 5% dos que se inscrevem são selecionados para permanecer na plataforma.
Por fim, entre outros exemplos citados no artigo, me chamou a atenção a proposta da TAQE: ela aplica os testes com os melhores funcionários das empresas contratantes para montar uma base de comparação do que seria um perfil “ideal”.
O resultado esperado de tudo isso? Menos e melhores candidatos nas fases presenciais, para que o RH possa atuar de forma mais estratégica.
E o maior desafio? Manter a diversidade, pois há perigo das máquinas se aterem ao perfil de sucesso identificado, sem explorar novos perfis, sempre importantes para oxigenar e trazer inovação para as organizações.
Uma possível solução? Focar nas competências e deixar de lado filtros de universidades, gênero ou idade, para citar os mais comuns.
E aí, ? O que você acha de todas essas iniciativas? Será uma "modinha" ou algo que realmente fará a diferença para processos seletivos mais instigantes e eficientes? Adoraria saber a sua opinião!
Bem, eu vou ficando por aqui, que em algumas cidades hoje já é amanhã!
Um grande abraço,
Cíntia Reinaux
Fundadora
Se você gostou do que leu,
Create your profile
Only paid subscribers can comment on this post
Check your email
For your security, we need to re-authenticate you.
Click the link we sent to , or click here to sign in.