O Natal de todos nós » RH Inteligente 003
Ho Ho Ho ,
tudo bem?
Como hoje é véspera de Natal, esta edição da RH Inteligente é temática e traz uma reflexão sobre o quanto ainda estamos distantes de um ambiente corporativo preparado para receber todas as cores, culturas, crenças e gêneros de braços abertos.
Esse conto natalino começa em Ottawa, no Canadá, onde morei por 1 ano, quase 10 anos atrás. Eu cheguei no finzinho do verão, e mal podia conter a minha expectativa para ver a neve pela primeira vez!
A imagem que eu tinha na minha cabeça foi formada com base nos filmes americanos: sonhava em ver ruas inteiras de casas iluminadas para o Natal repletas de crianças brincando na neve.
Imagina só a minha decepção, , quando percebi que o local em que eu trabalhava não faria nenhuma decoração de Natal, nem uma guirlanda sequer!
Ora, estávamos em 2008, ano em que estourou uma das piores crises econômicas dos últimos tempos. Então não demorei a deduzir que a gigante das telecomunicações em que trabalhava estava economizando gastos.
Não poderia estar mais enganada! Ao comentar sobre o meu desapontamento com uma colega de trabalho, ela logo esclareceu:
“Aqui no prédio, muitos dos nossos funcionários não são cristãos. Se a empresa fizesse uma decoração natalina, seria como se não respeitasse essas outras crenças, além de uma forma de privilegiar certos grupos em detrimento de outros.”
Puxa! Nunca havia pensado nisso! Me senti envergonhada. Logo eu, que me considerava uma pessoa de mente aberta, sempre em busca de aprender sobre outras culturas, não tinha parado para analisar o problema sob o ponto de vista de pessoas que estavam tão próximas a mim!
E foi aí que eu me dei conta do quanto ainda estamos engatinhando aqui no Brasil quando o assunto é diversidade. Algumas organizações podem até adotar esse discurso, mas quantas estão de fato preparadas para vivenciá-lo de fato?
Sobre esse tema, conversei há algum tempo com Adriana Ferreira, líder de diversidade na IBM. O papo foi bem produtivo e você pode ouvir quando estiver no trânsito ou na academia pelo seu smartphone. É só pesquisar por VTcast no seu app de Podcasts preferido e selecionar o episódio 36 (se preferir, também pode ouvir clicando diretamente neste link).
Mas voltemos ao Canadá. Porque um boa história natalina não poderia terminar sem um final feliz, não é mesmo? 😊
Embora o edifício em si não estivesse enfeitado para o Natal, a empresa incentivou todos os colaboradores que assim desejassem a ornar suas salas e baias. E olha, foi algo mágico!
Eu não demorei a descobrir que havia um pequeno concurso para eleger a melhor decoração, tamanho era o engajamento das pessoas em se superar a cada ano!
Decoração do meu cubículo
E o mais legal é que isso estimulou ainda mais o clima de confraternização, pois muitos faziam um verdadeiro tour para ver de perto as ornamentações, e com isso terminavam visitando colegas com quem não costumavam ter contato no dia a dia.
Foi uma experiência única vivenciar o Natal em um país diferente, cercada de pessoas das mais variadas culturas (a minha ceia foi em um hostel em Montreal).
Ao escrever esse texto, eu me lembrei com carinho de um especial da Turma da Mônica que adorava assistir quando criança: “O Natal de todos nós”. Nele, o Cebolinha, o Cascão e vários outros personagens contam como celebram essa data tão marcante. Cada um à sua maneira, mas com o mesmo sentimento de amor, paz e união.
Eu não sei como é o seu Natal, , mas queria desejar que você tenha a mesma sensação de acolhimento que eu tive na primeira vez que passei esse período longe de casa.
Um grande abraço e uma semana mágica para você!
Cíntia Reinaux
Fundadora