Sobre ser resiliente, encontrar o que procura e desafiar o script
Olá, amigos! Aqui é a CÃntia, autora do VT.
Nesta primeira semana útil de 2014, o que não faltou foi conteúdo novo no VT. O artigo que fez mais sucesso foi o que eu ensino como utilizar todos os recursos da nossa busca de vagas.
Já a reflexão da semana foi desenvolvida a partir da tirinha Dizem por aÃ, em que falei sobre a importância de construir o seu próprio caminho, mesmo que pareça loucura.
Muita gente não viu, mas em 2013 nós lançamos a Série Competências, que teve a Resiliência como primeiro capÃtulo. Se você não quiser perder projetos como esse, não deixe de configurar o Facebook para receber as nossas atualizações.
Nesta semana ainda postamos um vÃdeo intrigante, recomendações de livros e lições de um astronauta para a sua carreira.
Enquanto isso, o Alexandre Inagaki fez uma Retrospectiva de 2013 irreverente e profunda ao mesmo tempo. Leitura de 1 minuto que vale a pena.
De volta ao front, por aqui eu não consegui evoluir nada na minha meta de zerar a caixa de entrada. É que eu cheguei àquele ponto em que há tanta coisa que a gente não sabe nem por onde começar e termina desanimando.
Assim, para esta semana eu mudei a minha estratégia: vou utilizar a técnica pomodoro. Eu sempre a utilizo quando percebo que estou procrastinando algo. Além disso, essa ferramenta é perfeita para tarefas rotineiras.
Desse modo, irei espalhar alguns pomodoros para responder o máximo de e-mails que puder. Ao final de cada dia, eu vou medir a minha evolução e ajustar a quantidade de pomodoros para o próximo dia, de modo que até o final da semana eu esteja com os e-mails sob controle.
Então é isso. Na semana que vem eu conto se o meu plano deu certo.
E você? Que técnicas utiliza quando percebe que está adiando atividades pendentes? Compartilha com a gente!
Um abraço e até a próxima semana,
CÃntia Reinaux