Formação de Advogados JBS, Estágio Jeep, nado golfinho e liderança » VTletter 014
Oi ,
tudo bem?
Tem mais ou menos 3 semanas que comecei a fazer natação. Eu já tinha praticado durante a minha infância, mas só aquele basicão, sabe?
Por isso, quando, na segunda-feira, o instrutor perguntou se eu sabia o nado borboleta, a minha resposta foi a de que eu tinha uma "vaga noção".
Prontamente, o professor pediu para que eu substituísse aquela parte do treino pelo "peito", ao que eu retruquei que isso sempre acontecia, e desse jeito eu nunca aprenderia a modalidade. Não teve jeito. Ele explicou que tomaria muito tempo, que era melhor reservar um dia específico para isso, talvez sábado ou domingo.
Eis que, no dia seguinte, a aula foi com um outro "tio" (eles se revezam de acordo com o horário). E aí tivemos um plot twist: na hora do temido estilo, o treinador insistiu para que eu "tentasse como soubesse".
Terminou que eu consegui (mesmo engolindo muita água) e, desde então, já treinei o "golfinho" mais algumas vezes (agora eu denunciei a minha idade, não foi, ?).
A primeira coisa que pensei foi: "ele acreditou em mim!". Depois, refletindo um pouco mais, eu percebi que essa postura tem mais a ver com o estilo de liderança do que com a confiança na habilidade do outro.
É que existem líderes que se preocupam em estar próximos, ensinar o passo a passo e ter o controle de tudo o que está acontecendo. Já outros gestores buscam dar mais autonomia para os liderados, acompanhando um pouco mais de longe, ainda que provendo uma rede de segurança, como aquelas de picadeiros de circo. Os primeiros são mais centralizadores. Os últimos, mais delegadores.
Particularmente, sempre fui de concentrar atividades, mas tenho procurado delegar mais.
E você, ? Qual é o seu estilo de liderança? E qual é o seu nado preferido? rs
E quanto às pessoas que lhe rodeiam – como seus chefes e seus pais – como elas exercem a liderança?
Essa é uma habilidade de observação bem interessante de se exercitar. Assim você pode conhecer melhor as diferentes formas de liderar e entender com quais delas você tem mais facilidade de se relacionar, além de ser uma ótima prática para o seu autoconhecimento!
Bem, já dei o meu recado de hoje, então vamos às vagas!
P.S.: Vi que um montão de gente respondeu o quiz que enviei na semana passada sobre a área que mais combina com o seu jeito de trabalhar. Você foi uma delas, ? Me conta o que achou!
Programas de estágio e trainee
#Trainee Publicamos 5 novas oportunidades! Entre elas, JBS, Actelion (da J&J), Conglomerado Alfa e MGB. Outros 7 encerram inscrições até o dia 20. Confira todos os prazos de vagas de trainee.
#Estágio Foram 7 novas vagas! Destaque para Sanofi, Jeep, Microsoft e Pepsico. Mais 6 programas encerram inscrições até a próxima VTletter. Confira todas as vagas de estágio encerrando inscrições.
Acompanhe os processos
Quer saber sobre o andamento de alguma seleção? É só entrar no grupo Trainee Brasil ou dar uma conferida na nossa página de status dos processos.
Receba vagas dentro do seu perfil
E que tal receber por e-mail as vagas que estão de acordo com o seu perfil? Para isso, basta preencher este cadastro. É simples e rápido.
Por dentro do mercado
O Murilo Gun publicou um vídeo sobre um desses livros infantis que ensinam um bocado para adultos: O que você faz com uma ideia?
Esta matéria da Exame.com já está antiga, mas vale a pena reler de vez em quando. Ela conta a trajetória de Sofia Esteves, que foi desvalorizada em um de seus empregos e hoje tem um negócio de 30 milhões de reais (spoiler alert: é a Cia de Talentos!)
Mark Zuckerberg passou por uma sabatina no Congresso Americano, respondendo perguntas sobre o escândalo da Cambridge Analytica, que teve acesso aos dados de 87 milhões de usuários do Facebook. Dois artigos para ler: um que cita a afirmação de Mark de estarmos em uma nova corrida armamentista e outro sobre a inevitável mudança na lei de proteção de dados.
Retirado diretamente da Newsletter Meio, a tradução do texto de Kara Swisher: “O que mais me perturba é como a jornada de Zuckerberg está sendo coberta como se ele precisasse de algum treinamento especial por conta de ser um geek desajeitado. Ele contratou consultores que lhe deram um curso sobre charme e humildade? Quem diria. Ninguém nunca faz isso com a exceção de todo mundo que encara uma sabatina no Congresso. Será que ele aguenta? Será que vai ficar abalado? E, mais importante, uma performance ruim fará Mark colocar o Facebook em risco? Fuck yes. Fuck no. And, WTF, of course not. Mark é um adulto com dois filhos e uma companheira de longa data, abriu o capital de sua empresa e gere o que é hoje uma das companhias mais poderosas da tecnologia. É um dos homens mais ricos do planeta. Se encontrou com reis e chefes de Estado por todo o mundo. Ele vai se dar bem porque, vou explicar bem devagar: É. O. Trabalho. Dele. Como. CEO.”
Por hoje é só, mas sexta que vem tem mais! Enquanto isso, que tal recomendar a VTletter para os amigos? É só compartilhar o link http://bit.ly/vtletter
Um grande abraço e uma semana suave na nave para você!
Cíntia Reinaux
Fundadora
Se você gostou do que leu,