O que são programas de trainee? » Roda o VT 1

Para comemorar os 8 anos do Vida de Trainee, lançamos um novo projeto, o Roda o VT. No primeiro episódio, uma explicação descontraída sobre o que são os programas de trainee.

Olá, pessoal!

Há exatamente 8 anoscriei o Vida de Trainee com o objetivo de compartilhar minhas experiências como candidata e como recrutadora nos processos seletivos.

Ao longo desse período, foram publicados mais de 400 artigos, 3 mil comentários e cerca de mil oportunidades de estágio e trainee!

Houve momentos em que pensei em desistir, mas nessas horas eu sempre recebia uma mensagem com o depoimento de algum leitor ou leitora contando sobre como o VT os ajudou, e as minhas energias eram renovadas para que eu pudesse continuar.

Não é um feito simples ou fácil. Por isso mesmo, é com muito orgulho que respondo que “o VT continua firme e forte” sempre que alguém me pergunta “Você ainda tem aquele projeto lá? Aquele site de carreira?”.

E dessa vez há algo a mais. Algo diferente. Entre todos esses anos, 2018 parece ser, por vários motivos, o ano em que o VT irá alcançar o maior destaque de toda a sua história!

O Carnaval nem chegou e eu já tirei várias ideias da gaveta: VTletter, Conversas Imaginárias, RH Inteligente, artigos semanais no LinkedIn. Nestes primeiros 38 dias do ano eu já fiz sessão de fotos, concluí minha terceira formação em Coaching e participei de um curso de produtividade e gestão do tempo (Fundamentos do GTD).

Ontem, a comemoração foi com a galera que me ajuda a tornar o VT realidade. Hoje, escolhi a data do aniversário do site para marcar o lançamento de um projeto que quero fazer há muito, mas muito tempo mesmo: o Roda o VT!

Para vocês terem noção, o primeiro vídeo do canal do VT no Youtube foi publicado em 2011, quase 7 anos atrás! Desde então, sempre nutri o desejo de ter um programa semanal por lá. E finalmente estou dando esse passo!

Este episódio inaugural é bem curtinho e cobre o básico. Agora você já sabe o que fazer quando algum amigo ou parente lhe perguntar “e o que é isso de trainee que você tanto fala?”. É só compartilhar!

No mais, eu queria deixar registrado o meu muito obrigada para todos vocês que acompanham e apoiam esse projeto, sejam veteranos ou novatos aqui no VT!

Um grande abraço e que venham mais 8 anos!

Afinal de contas, o que é trainee? Meu nome é Cíntia Reinaux, esse é o Vida de Trainee e é isso que eu vou explicar no programa de hoje.

Bem, trainee é uma palavra de origem inglesa, que significa, simplesmente, “aquele que está em treinamento”. A conclusão óbvia dessa definição é que, tecnicamente, qualquer pessoa em treinamento pode ser um trainee.

E é isso o que acontece lá nos Estados Unidos. Basicamente, os funcionários novatos, que ainda não conhecem bem os procedimentos da empresa, são identificados com um crachá de trainee.

Hannah: Prontinho. Se perguntarem se a manteiga é de verdade, o que vai dizer?
Clay: É um produto à base de manteiga.
Hannah: E sorria quando disser isso.

Já no Brasil, a aplicação desse conceito é totalmente diferente. Pelas bandas de cá, os programas de trainee são parte de uma elaborada estratégia de atração de jovens talentos.

Aqui, os programas de trainee são voltados para universitários recém-formados com alta qualificação e bastante potencial.
Em troca, as empresas oferecem remuneração acima da média…

Josh: 187 dólares?!!

…e crescimento acelerado de carreira.

Paul: Vice-presidente? Mas ele está aqui só há umasemana! Vice-presidente!
Susan: Disseram que ele veio do processamento de dados.

Tudo isso dentro de uma super formação, que costuma incluir rotação pelas áreas da empresa e até mesmo módulo no exterior.

Mas se engana quem pensa que os programas de trainee são meros programas de treinamento.

Na verdade, os trainees colocam a mão na massa desde o início, atuando em projetos de grande impacto nas organizações.

Essa é, aliás, a maior diferença entre o estágio e o trainee: diferente do estagiário, o trainee já é um colaborador efetivodesde o primeiro dia, com carteira assinada e os mesmos direitos e obrigações que qualquer outro empregado da empresa.

E quais seriam as outras diferenças entre estágio e trainee? Bem, isso já é um assunto pra um outro vídeo!

Enquanto isso, não esquece de dar um joinha, assinar o canal e compartilhar com os amigos.

Até lá!

Comente!