O professor que veio do espaço

As lições que podemos aprender com Chris Hadfield, o astronauta que nos mostrou como é viver no espaço e como podemos nos tornar a pessoa que queremos ser.

astronauta-chris-hadfield

Olá, pessoal! Hoje é o Dia do Astronauta, e eu achei que não haveria ocasião melhor para falar sobre o Chris Hadfield, o primeiro canadense a ter a honra de comandar a Estação Espacial Internacional (International Space Station – ISS).

Já faz mais de 6 meses que ele retornou à Terra, mas as lições que esse professor deixou para o mundo continuarão em nosso imaginário por muito tempo.

Ao longo de sua missão na Estação (ISS), o Chris manteve um vlog no Youtube em que respondia dúvidas de estudantes sobre como é a vida no espaço.

Curtos, simples e extremamente didáticos, os vídeos abordam desde temas científicos, como a adaptação do corpo humano ao “peso zero”, a curiosidades como o que acontece se você espremer uma toalha molhada quando não há gravidade.

Mas é quando o nosso comandante fala das atividades comuns do cotidiano que tudo fica realmente fascinante. Coisas que fazemos corriqueiramente no dia a dia, como lavar as mãos, cortar as unhas, escovar os dentes ou comer sobremesa se tornam uma tarefa colossal e, com isso, passam a exigir bastante criatividade e capacidade de análise e resolução de problemas por parte de quem as executa.

Olha só o trabalho que dá para conseguir correr na esteira! Vendo por esse lado, fazer exercícios no nosso planeta é moleza!

E o que isso nos mostra é que até mesmo os assuntos mais banais e desinteressantes podem se tornar instigantes e envolventes pelo modo como contamos a nossa história.

É visível o quanto o Chris gosta de ser astronauta. Tanto, que ele quer compartilhar essa experiência com todo mundo. Quando ele fala os seus olhos brilham, e dá para ver o quanto ele gosta de transmitir esse conhecimento. E foi isso que fez com que os seus vídeos fossem vistos por milhões de pessoas do globo.

Aliás, parece que “ser astronauta” é mesmo um daqueles tipos de carreira destinados a quem realmente ama o que faz. Afinal, são anos de estudo, dedicação e muitas tentativas, sem a menor garantia de que um dia você irá conseguir chegar lá.

Eu estava pensando nisso quando o Chris me surpreendeu mais uma vez, mostrando que daria um excelente consultor de carreira, ao explicar em um vídeo Como se tornar a pessoa que você quer ser.

“As chances de conseguir ser astronauta eram terríveis. Então eu pensei: vou seguir pela direção do que eu gosto. Vou fazer coisas no caminho que, se eu não conseguir chegar até aquele último trabalho possível que eu provavelmente iria amar fazer algum dia, que cada coisa que eu faça no caminho sejam coisas que eu gosto de fazer e que ficaria feliz em continuar fazendo.”

chris-hadfield-zen-pensil-person-you-want-to-be

 Há ainda um outro texto igualmente inspirador do Chris transformado em HQ pelo Gavin Aung Than, do Zen Pencils:

“Não permita que a vida o empurre aleatoriamente até o adulto que você não deseja se tornar”.

A HQ na íntegra (retratada em parte na ilustração acima), pode ser acessada pelo link O conselho de um astronauta.

Bem, e com essa mensagem eu vou ficando por aqui, que já passa da hora de ir para cama. Falando nisso, você já se perguntou como o astronauta faz para dormir, uma vez que não tem como ele se deitar? Assista ao vídeo para conferir a resposta.


Não sei se é o sono, mas ver o Chris flutuando de pijamas pela estação me fez lembrar de Wendy, John e Michael voando com Peter Pan rumo à “segunda estrela à direita”. A imagem me pareceu tão divertida que não resisti e fiz uma montagem.

astronaut-chris-hadfield-space-pajamas-john-michael-wendy-peter-pan-flying

 É. Deve ser o sono.

Até a próxima e bons sonhos!

Comente!