Esquisito, ou somente diferente?

Às vezes o que tomamos por óbvio pode ser exatamente o oposto em outros lugares e ainda assim fazer sentido. É o que Derek Sivers mostra em menos de 2 min em mais uma palestra do TED.

ted-derek-sivers-esquisito-diferenteOlá, pessoal! Como estão na primeira segunda-feira útil do ano?

Por ser o dia em que parece que finalmente “cai a ficha” de que mais um ano passou e as festas finalmente acabaram, alguns a apelidaram de “Blue Monday”, algo como “Segunda Deprê”.

Pois é… Já está mais do que na hora de parar de enrolar e voltar ao trabalho, não é mesmo? Mas tem que ter ânimo, né? Não vale já começar o ano assim, se lamuriando porque é segunda-feira.

Aliás, você já parou pra pensar que só reclamamos tanto da segunda-feira porque, no Ocidente, se convencionou que esse é o primeiro dia de trabalho? E se a nossa semana de labuta começasse em outro dia?

Você sabia que, em países muçulmanos, como o Egito, a jornada é de domingo à quinta-feira? E o “fim de semana”, na sexta e no sábado? Imagina só a cena: enquanto por aqui a gente cruza os dedos para que a sexta-feira chegue logo, o trabalhador egípcio deve torcer pela quinta!

Então que tal deixar de lado essa implicância com a segunda-feira? Vai ver que você só nasceu no lugar errado, ou melhor, no bloco errado, se estivermos falando do Japão. Mas é melhor eu não me adiantar mais, para não estragar a surpresa do vídeo.

Derek Sivers, como ele mesmo se descreve, é um músico, programador, escritor, empreendedor e estudante, embora não necessariamente nessa ordem. E ele começou a se perguntar sobre as coisas que tomamos por óbvias, mas que são exatamente o oposto em outras culturas.

E, com isso, em menos de 2 minutos ele vira alguns de nossos conceitos de ponta-cabeça. Bem que os médicos brasileiros poderiam aprender com os chineses… Mas já me adianto novamente.

Então, sem mais preâmbulos, fiquem com esse surpreendente vídeo, legendado em português.

 

Esquisito, ou somente diferente?

Comente!