Entrevista com Dani Cabral, executiva de RH da TOTVS

A Dani nos contou tudo sobre o Trainee TOTVS 2016, como as possibilidades de atuar fora do país e as oportunidades para quem não é da área de tecnologia.

trainee-totvs-2016-entrevista-dani-cabralOlá, pessoal!

O artigo de hoje irá deixar todo mundo por dentro do Trainee TOTVS 2016. Na edição do ano passado, nós entrevistamos a Daniela Cabral, executiva de RH da empresa, que nos contou tudo sobre o perfil desejado e os diferenciais do programa.

Já para este ano, nós decidimos repetir a dose, entrevistando a Dani novamente, só que dessa vez buscamos destacar outros pontos, como a possibilidade de atuação do trainee em outros países e as oportunidades para quem é formado em áreas não relacionadas à tecnologia. Confiram!

 

Olá Dani, tudo bem? Para começar, gostaríamos que compartilhasse conosco um breve resumo da sua carreira.

Olá! Sou formada em Administração de Empresas pela PUC-SP, com pós na FGV e MBA na FIA. Iniciei minha carreira em uma grande consultoria chamada Accenture, nas áreas de Recursos Humanos e Finanças internas. Depois decidi que era hora de “sentar do outro lado da mesa” e comecei a implantar projetos de benefícios flexíveis e remuneração variável em uma consultoria chamada Hewitt. Recebi então um convite da Johnson&Johnson para atuar como especialista de Remuneração Brasil e ao mesmo tempo Business Partner da área Comercial.

Depois de 4 anos, passei um ano sabático nos Estados Unidos, onde tive a oportunidade de estudar Antropologia Cultural. Voltei para o Brasil e assumi como Head de RH Brasil em uma Empresa americana de Tecnologia, chamada Neoris. Hoje estou na TOTVS. Comecei como Gerente de Operações de uma das Unidades de negócios, passei pela Consultoria e agora sou responsável pela área de Recursos Humanos de todas as Unidades.

 

A TOTVS é líder da América Latina em software, serviços e tecnologia. O que esta estrutura tem a oferecer para a carreira de um jovem talento?

A TOTVS é a maior empresa de software da América Latina, temos crescido de forma contínua ano a ano e somos a empresa de tecnologia que mais tem investido em P&D durante os últimos 5 anos. Isso propicia um ambiente de desafios constantes, onde o trainee tem a oportunidade de atuar como agente da mudança, liderando projetos de diversas frentes e com impacto em diferentes áreas da empresa.

A inovação está no DNA da TOTVS. Por isso, o jovem que começa sua carreira conosco estará exposto a diversos desafios que o ajudarão a pensar de um jeito mais simples e mais ágil, gerando valor para nossos clientes e nossa sociedade. Aqui tem muito espaço para crescer, mas tem que realmente querer fazer a diferença.

 

Com presença em 39 países por meio de unidades e franquias, a TOTVS é uma empresa global. O Trainee terá a oportunidade de desenvolver projetos em outros países?

Um dos desafios que temos para os próximos anos está relacionado à internacionalização da TOTVS, o que implica desenvolver e tornar ainda mais fortes nossos canais e operações fora do Brasil. Esse cenário propicia mais possibilidades para os trainees de ter a oportunidade de tocar projetos com impacto internacional.

 

O Trainee de tecnologia certamente tem diversos conhecimentos técnicos. A busca pelo candidato ideal está mais relacionada a este fator ou ao perfil comportamental?

O objetivo do nosso processo de seleção é achar jovens com um perfil comportamental guiado pela curiosidade, capazes de desafiar o status quo e atuar como agentes da mudança, que consigam empreender seus próprios projetos dentro da TOTVS e acreditem na empresa e seus desafios.

 

A TOTVS é uma empresa para quem quer empreender, inovar e criar. Você pode citar um exemplo de possibilidade de execução dessas características na prática?

Nossos atuais trainees estão pensando em novas formas de planejamento, geração de receita, experiências de uso, prestação de serviços de software, modelo de negócios, Business Plan para Cloud Computing, modalidades de vendas e modelos de incentivos, entre outros projetos.

Acho que esses exemplos falam por si só. Aqui os jovens têm a oportunidade de construir sua própria carreira, ao mesmo tempo que fazem parte da construção da TOTVS dos próximos anos.

 

Há espaço dentro da TOTVS para formados em outras áreas não relacionadas à tecnologia?

Com certeza. Queremos que jovens de diferentes formações façam parte do nosso programa. Todo ano, além de carreiras técnicas, procuramos profissionais de Administração, Economia, Marketing e Publicidade. Acreditamos que um ambiente multidisciplinar é o mais oportuno para desenvolver o potencial dos profissionais. Gente boa, que quer fazer a diferença e construir a história da TOTVS, sempre terá espaço aqui.

 

Por fim, quais dicas você daria para os jovens que querem fazer parte do time TOTVS?

Questionem! Não se contentem com respostas rasas. Vão fundo nas informações. Construam relacionamentos, tragam ideias, proponham soluções e queiram implementá-las. Aqui tem muita oportunidade, pessoas incríveis, inovação, conhecimento. Sejam vocês e não tenham medo de mostrar seus valores.

 

E aí? Deu match? Então não deixe de se inscrever! Só não vale deixar para a última hora, pois as inscrições encerram no dia 09/11/2015!

Inscreva-se para o Trainee TOTVS 2016.

Comente!