Como se preparar para o Trainee Locaweb

Tire todas as suas dúvidas sobre o perfil buscado pela Locaweb em seu programa de trainee e como se preparar para o processo seletivo.

Foto de Cíntia apontando para o título Como se preparar para o título locaweb, com a logo da empresa.

A Locaweb está com inscrições abertas até 4 de abril para a 5ª edição do seu programa de trainee. Se você já se inscreveu, provavelmente deve estar pensando: como serão as etapas do processo seletivo? E qual será o perfil buscado pela empresa?

No vídeo de hoje eu vou tirar todas as suas dúvidas e te mostrar como se preparar para o Trainee Locaweb.

Veja este artigo também no formato de vídeo:

 

Bem, pra início de conversa. O que a Locaweb faz? Que empresa é essa?

Sobre a Locaweb

A Locaweb foi fundada há pouco mais de 20 anos e possui mais de 2 mil funcionários. Ela começou como um serviço de hospedagem de sites e aos poucos ampliou o seu escopo para serviços de internet de um modo geral.

A Locaweb está em uma fase de grande crescimento e expansão. Há 1 ano ela estreou na bolsa de valores brasileira, com um IPO que arrecadou mais de 1 bilhão de reais. E, mais recentemente, ela anunciou uma abertura de follow-on, que é uma oferta subsequente de ações, quando mais ações da empresa são colocadas à venda, que movimentou mais de 2 bilhões de reais.

E o que isso significa? Que a Locaweb está com muito dinheiro em caixa pra investir, e é isso o que ela está fazendo. Desde a abertura de capital na bolsa lá em 2020, a empresa já fez 9 aquisições. E eu conversei com o RH da empresa e eles me contaram que a expectativa para esse ano é de muito crescimento.

E que empresas são essas que a Locaweb está adquirindo? São companhias como a Social Miner, Etus, Ideris, Melhor Envio, Vindi, ConnectPlug, Dooca, Credisfera e, mais recentemente, a Samurai. E o que essas organizações têm em comum? Todas elas prestam algum tipo de serviço a empreendedores e microempreendedores, como ferramentas para e-commerce, integradores de pagamento e gestão de redes sociais, por exemplo. Eu mesma já utilizei o serviço da Etus para o agendamento de posts do Vida de Trainee no Facebook e no Instagram.

E por que é que eu preciso saber disso tudo, Cíntia? Bom, o ponto chave aqui é que a Locaweb não é uma única empresa, e sim um ecossistema, com diversas unidades de negócio. E os trainees poderão ser alocados em algumas dessas unidades ao longo dos 18 meses do programa, já que pela primeira vez ela oferecerá job rotation na estrutura do programa. E isso também significa que a Locaweb está com muitas oportunidades de carreira em novos negócios que estão surgindo. Inclusive um destaque é que alguns trainees das primeiras edições já se tornaram gestores, o que também não significa que o programa seja voltado apenas para a formação de líderes, pois ele também oferece oportunidades para uma carreira mais técnica, voltada para especialistas e líderes técnicos.

Bem, agora que você já conhece um pouco mais a Locaweb, vamos ao perfil buscado pela empresa.

Perfil buscado no Trainee Locaweb

Uma coisa que me chamou atenção na conversa com a Ju e com a Helô, do RH da Locaweb, foi o quanto a empresa valoriza a sua cultura e o fit cultural. E eu não estou falando apenas do match com candidatos para vagas, mas da própria estratégia de aquisição de novas empresas, que eles consideram mais como uma parceria do que como uma compra. E eles só firmam parcerias com negócios que possuem uma cultura parecida com a da Locaweb.

E que cultura é essa? O que é que eles buscam nos trainees? Em nossa conversa, a Ju explicou que, quando eles analisaram o perfil dos trainees contratados em todas as edições anteriores, algumas características sempre estavam presentes, como a energia, vontade que querer estar ali e se adaptar ao ambiente. Um outro ponto é o saber trabalhar com pessoas que pensam diferente, já que a inclusão e a diversidade são super importantes para a empresa, e também a capacidade de propor coisas novas e se reinventar. Como a empresa ainda é muito nova, tem apenas 23 anos, as coisas mudam muito rapidamente, então é preciso ter um repertório para lidar com adversidades, porque a rota está sempre revista e melhorada

E quanto aos requisitos? O programa aceita candidatos de todos os cursos de negócios, como Administração, Marketing, Economia, cursos de TI e todas as Engenharias com graduação entre junho de 2019 e junho de 2021. As vagas são para São Paulo, Marília, Curitiba e Porto Alegre, mas também existe a possibilidade de trabalho remoto.

Agora que você já conhece um pouco mais a empresa e o perfil buscado, vamos ao processo seletivo.

Etapas do processo seletivo

Bem, como eu já disse, as inscrições estão abertas até o dia 4 de abril de 2021 pelo link Trainee Locaweb, ou então você pode acessar o programa em nosso artigo no Vida de Trainee.

A Helô, da área de atração da Locaweb, contou que uma grande preocupação da equipe foi planejar tudo com muito cuidado para oferecer um processo humanizado, com um contato mais próximo e frequente com o candidato. Eles não gostam da ideia de deixar o candidato sem retorno por muito tempo. Inclusive essa já é uma dica, porque o processo como um todo será muito rápido. Todas as etapas de seleção irão acontecer em menos de 2 meses. O que quer dizer que já no início de junho teremos os trainees selecionados que começarão a trabalhar no início do mês de julho. Então fiquem ligados no seu e-mail para não perder a convocação de nenhuma etapa.

Inscrições: até 04/04

O processo seletivo terá o apoio da Matchbox, que a Helô comentou que é uma consultoria que tem a cara da Locaweb. E aí na Matchbox vocês já sabem: as inscrições sempre acontecem por meio de chatbot.

O processo será 100% online, não só por conta da pandemia, mas também para otimizar os custos de candidatos de fora de SP, uma vez que a empresa tem foco na busca de diversidade. Por sinal, a Ju explicou que os gestores receberão vários treinamentos para selecionar e receber os trainees. Entre eles está um treinamento sobre o viés inconsciente que muitas vezes temos na hora de escolher os candidatos para uma vaga. Achei essa iniciativa bem bacana.

Testes de Inglês e Lógica

Mas voltemos ao processo seletivo. Primeiramente temos os testes de inglês e de lógica. Até aqui, não tem muito mistério, são aqueles testes que todo mundo já conhece.

Game de Competências

A próxima etapa é o Game de Competências. Aqui, o objetivo é entender a essência do candidato, quem ele é. Uma dica sempre importante nesse tipo de avaliação de fit cultural é que não tem certo e errado. O segredo é ser você mesmo e ir escolhendo a decisão que você tomaria para cada situação. E eu repito mais uma vez. O pessoal do RH da Locaweb enfatizou diversas vezes a questão do seja você mesmo, pois eles estão buscando pessoas que tenham uma identidade.

Entrevistas Gravadas

Na fase seguinte nós temos as entrevistas gravadas. Os candidatos irão receber duas ou três perguntas pré-definidas e irão gravar um vídeo, como uma espécie de pitch. Uma dica preciosa da Helô para esse momento é para você ir além da sua experiência profissional e contar sobre a sua experiência de vida e como você chegou até aqui.

Dinâmica Online

Para a dinâmica online, o melhor conselho é que você deve prestar bastante atenção e estar 100% presente. Um dos principais desafios do remoto é o quanto é fácil desviar a sua atenção. Por isso, procure um ambiente tranquilo, avise aos familiares que irá fazer dinâmica e se entregue de verdade ao momento. A Locaweb está em busca de pessoas engajadas, que queiram de verdade estar ali. Traga toda a sua energia para essa fase.

Em relação ao case, não consegui muitas pistas, mas a Helô contou que a empresa está preparando algo diferente, mais relacionado ao repertório dos candidatos do que ao negócio da organização em si.

Painel com Gestores

Enquanto a dinâmica fala a língua do RH, o painel está no idioma preferido dos gestores. Ou seja, vocês podem esperar sim um case totalmente relacionado ao negócio da Locaweb, inclusive com uma preparação anterior, o chamado pré-work, que os candidatos levarão para essa fase.

Entrevistas Finais

Por fim, nós temos as entrevistas finais, em que os candidatos irão contar sobre a sua jornada. Aqui é preciso fazer um exercício de reflexão e buscar repertório. A Helô deu a dica de você fazer a linha do tempo da sua vida, com o que te trouxe até aqui, a situação mais adversa que você vivenciou, as conquistas, tudo para que você possa trazer exemplos ricos, que muitas vezes a gente não se lembra na hora da entrevista.

Dicas Bônus

E para você que ficou até o final deste artigo eu tenho algumas dicas bônus, que eu deixo para o final para garantir que somente quem está muito interessado no Trainee Locaweb possa ter acesso a elas.

1) Pesquise bastante a empresa e o mercado

Você já deve saber, mas é essencial estudar e pesquisar bastante sobre a Locaweb e o mercado. Quem é o CEO da Locaweb? E quais são os seus principais concorrentes? Como esse segmento foi impactado pela pandemia? Quais são as principais tendências e mudanças de comportamento desse público? Você sabia por exemplo que a Kinghost faz parte do grupo Locaweb?

E olha, eu preciso dizer, você está com uma enorme vantagem. Como estamos falando de negócios na Internet, você não precisa visitar nenhuma loja física na sua pesquisa, e sim vários sites e fontes de notícias. Não somente os sites da Locaweb como também de empresas concorrentes.

2) Acesse o site de Relações Institucionais

Inclusive, eu tenho mais uma dica. Como eu já mencionei no início deste artigo, a Locaweb é uma empresa listada na bolsa de valores brasileira. Isso quer dizer, entre outras coisas, que ela precisa ter um site de relações com os investidores. E aí nesse site você vai encontrar diversas informações sobre a empresa, seus objetivos e seus resultados. Desde a história e valores da companhia até, por exemplo, quais são os seus fatores de risco.

3) Curta a jornada para se tornar um trainee Locaweb

Ah, e por falar nisso, me chamou a atenção o fato de que a diversão e a descontração são valores da Locaweb, o que inclusive foi mencionado pelo pessoal do RH em nossa conversa. Estamos falando de uma empresa que gosta de celebrar e de confraternizar.

Então a minha dica final é para que você curta a jornada do Trainee Locaweb. Que você possa participar do processo com mais leveza, sem tanta tensão e preocupação. E que você entre nas vídeo chamadas com muita energia, com muito entusiasmo e com muita vontade, porque isso certamente fará toda a diferença.

 

E aí? O que achou desse artigo? E que outra empresa você deseja ver no quadro Como se preparar? Me conta aqui nos comentários.

Comente!