Como se preparar para os processos do Estágio e Trainee BK e Popeyes

As inscrições para o estágio e trainee do Burger King e Popeyes só vão até domingo e nós preparamos um artigo repleto de dicas sobre como se preparar.

Desafio pra todo mundo sim! Ilustração de 3 fotos estilo polaroid de 3 jovens, onde se lê na legenda "Caio Porphirio - Trainee 2018", "Ana Carolina - Trainee 2018" e "Vitor Perim - Trainee 2018". No canto superior direito, a frase "Aqui a gente aprende, cresce e se diverte :)". No canto inferior direito, as logos do Burger King e Popeyes.

O Burger King do Brasil, que também administra a recém-chegada rede de restaurantes Popeyes, está com inscrições abertas até 13 de outubro para o Programa de Estágio e para o Programa de Trainee 2020!

Tanto os trainees quanto os estagiários passarão por uma integração em que conhecerão as áreas corporativas e terão a oportunidade de conhecer o dia a dia da operação em ambas as redes de fast-food.

O trainee, por exemplo, atua diretamente na loja durante 2 meses, período em que passa por todos os setores até finalizar esta etapa no papel de gerente de loja. Tudo isso para vivenciar de perto as principais dificuldades e desafios das unidades e assim propor soluções inovadoras.

Os dois programas também contemplam a elaboração de projetos, sendo que a responsabilidade do trainee é ainda maior. Caio Porphirio, trainee 2018, nos contou que a sua missão foi a de estruturar a própria área da qual se tornou coordenador, a de Materiais de Manutenção.

Há várias frentes do negócio que estão em fase embrionária ou de estruturação, o que se traduz em muitas oportunidades para todos.

E daí que, se você se interessou, pode estar se perguntando: o que é preciso para ser um(a) estagiário(a) ou trainee Burger King e Popeyes?

Perfil buscado pela Burger King e Popeyes

Só de olhar os pré-requisitos a gente já percebe que a empresa está de olho mais no perfil comportamental do que em conhecimentos técnicos específicos.

Em ambos os programas não há restrição de curso e não é necessário ter fluência no inglês, e sim apenas conhecimento no idioma e o domínio do Pacote Office. A graduação do trainee deve ter sido concluída entre dez/2017 e dez/2019 e a do estagiário deve estar prevista para dez/2020. No caso dos trainees, a disponibilidade para mudança também é essencial.

Mas, se o que importa aqui é a postura e fit do candidato com a empresa, que perfil seria esse então?

Cultura Burger King e Popeyes

Agora eu vou te pedir que preste muita atenção, pois esta é a maior dica que você lerá no texto de hoje. Se há uma coisa que você precisa saber é que as marcas BURGER KING® e POPEYES® são operadas no Brasil por meio de uma joint venture entre a Vinci Partners e o 3G Capital.

E o que é que tem isso? Bom, se você ainda não fez a associação, o 3G Capital é aquele fundo de Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto Sicupira. Sabe toda aquela história de Sonho Grande? Então… (se você está “viajando”, leia pelo menos a sinopse do livro para ter uma ideia do que eu estou falando).

Tá Cíntia, mas por que isso é importante? O que isso quer dizer na prática?

Elementar, estimado(a) candidato(a)! Todas as empresas sob o guarda-chuva do 3G Capital se adequam sem demora ao famoso estilo de gestão do trio, notadamente marcado pela meritocracia, visão de dono e simplicidade.

Em outras palavras, para ser trainee ou estagiário(a) Burger King e Popeyes, você precisará demonstrar para a empresa toda a sua garra e ambição, a sua vontade de crescer e disposição para colocar a mão na massa.

Qual é o seu Sonho Grande?

A BK deseja “ser a mais prazerosa experiência de alimentação” e, para alcançar esse sonho, ela precisa de pessoas talentosas, que também acreditem nesse sonho e chamem a responsabilidade para si, assumindo a postura de dono em um ambiente inclusivo, onde todo mundo é bem-vindo.

Dicas para o Processo Seletivo

Por sinal, esse aspecto da diversidade e inclusão veio tão forte nesta edição do programa que a empresa fará uma seleção às cegas, ou seja, focará nas habilidades técnicas e comportamentais dos candidatos, sem olhar por exemplo para a sua idade ou faculdade em que estudaram.

A minha recomendação, portanto, é que estudem bastante sobre a empresa e a sua cultura, bem como o mercado em que está inserida. Seguem alguns tópicos para ajudar:

  • Quem é o CEO do BK no Brasil? Pesquise entrevistas com ele na Internet!
  • Quais são os valores da BK? E sua missão e visão?
  • A BK Brasil é uma empresa de capital fechado ou aberto?
  • Qual é a história de sua fundação? Desde quando opera no Brasil? Como tem sido a sua evolução?
  • Qual é a sua participação no mercado hoje? Quantas lojas? Quantos colaboradores?
  • Como você avalia hoje a experiência de alimentação no BK? Se possível, visite lojas fisicamente, analisando desde a comunicação até o atendimento e outros detalhes que julgar importantes.
  • Quem são e como operam os principais concorrentes? E como estão posicionados em relação à BK? Se possível, visite também estas operações fisicamente e não deixe de pesquisar sobre estas companhias em seus sites institucionais e em matérias de revistas e jornais.
  • Quais são as principais tendências e inovações desse mercado? Será que o hambúrguer vegano que “imita” a carne veio para ficar?

E o que mais? Bem, como sempre, é essencial trabalhar o seu autoconhecimento. Eu já perguntei uma vez, mas vou perguntar de novo:

Qual é o seu sonho grande?

Há vários itens sobre os quais você precisa refletir previamente, como quais são os seus pontos fortes, as suas principais realizações e aprendizados com insucessos por exemplo.

O processo seletivo dos dois programas será assessorado pela Cia de Talentos e será composto de três fases online (Jornada Bettha, Assessment Online e Dinâmica Online) e uma presencial (Festival “Do seu Jeito”).

Reparou no nome da última fase, “Do seu Jeito”? Sacou a ligação com o slogan da empresa? E o que mais? O que você acha que irá acontecer nessa etapa? Vindo de uma empresa com uma cultura de autonomia como a BK, já posso imaginar um monte de possibilidades!

O que gostaria de reforçar, no entanto, é que não tenha receio de ser você mesmo(a), até porque estamos falando de um ambiente que valoriza a autenticidade. Definitivamente, não queira parecer quem você não é.

No mais, se você ainda não o fez, precisa correr logo para se inscrever! As inscrições só vão até o próximo domingo (13/10)!

Algumas fontes de referência

Bem, espero que vocês tenham curtido as dicas! Para finalizar, segue uma lista de sites, vídeos e outros materiais de referência:

Fala sério, com toda essa preparação, fica bem mais fácil mandar bem nesse e em outros processos seletivos não é mesmo? Não deixa de comentar por aqui o que achou deste post e também de compartilhar com a gente quando conseguir a sua aprovação!

Mais uma vez, lembro para não deixar para a última hora! As inscrições só vão até o próximo domingo (13/10)!

Comente!