Trainee Nutrien | Programa Agro em Desenvolvimento de Soluções » Inscreva-se até 24/05/22
Saiba mais
18 de Mar de 2022 1 min de leitura

Plataformas digitais brasileiras não atendem padrões mínimos de trabalho justo

Fotos de 4 entregadores no trânsito em suas bicicletas, de costas, onde se vê mochilas do iFood, Rappi e Uber Eats.
Foto: 6 minutos

Na era da uberização ou precarização do trabalho, aplicativos da economia compartilhada falham em fornecer o básico para os seus trabalhadores.

No íntimo, já sabíamos, mas a pesquisa realizada pela Fairwork comprovou que, no Brasil, plataformas digitais como Uber, 99, iFood, Rappi e Get Ninjas não atendem sequer ao básico, descumprindo o mínimo necessário para um trabalho justo e decente.

O estudo foi realizado em 27 países e, em um máximo de 10, nossa maior nota foi 2, pontuação obtida pelo iFood e pela 99 respectivamente. A avaliação foi baseada em cinco critérios: remuneração, condições de trabalho, contratos, gestão e representação justos.

O iFood pontuou em contratos justos, por exibir um termo acessível e ilustrado, e por ter criado o Fórum de Entregadores, canal de comunicação que aponta para uma representação justa. Já a 99 é a única que garante o salário mínimo.

Vale notar, ainda, que o apuramento não se restringiu apenas a aplicativos de carona e delivery, mas também incluiu serviços diversos (montagem de móveis, pedreiro), com a solução oferecida pela Get Ninjas.

O que isso tem a ver com trainee? A Movile, dona da marca iFood, tem um programa de trainee desde 2017. Saber da condição precária dos entregadores é algo que te desmotiva a se candidatar como trainee ou te faz ter vontade de entrar e "consertar" esse problema?

Como posso aplicar esse conhecimento? O iFood já tem respostas para 2 dos 5 princípios de trabalho justo analisados. O que ela pode fazer para atender os 3 restantes? E como ela pode melhorar ainda mais os 2 que foram cumpridos? Lá fora, o que essas mesmas empresas têm feito que ainda não é empregado no Brasil? E aqui dentro, quais são as melhores práticas? O mesmo que a 99 fez para assegurar o salário mínimo poderia ser implantado no iFood? Que adaptações seriam necessárias?

Para saber mais:

» Veja outras notinhas publicadas no Vida de Trainee.

Participe da conversa

Show! Você se inscreveu com sucesso.
Bem-vindo(a) de volta! Login realizado com sucesso.
Você agora faz parte da comunidade do Vida de Trainee.
Seu link expirou.
Sucesso! Agora é só clicar no link que chegou no seu e-mail.
Sucesso! Suas informações de pagamento foram atualizadas.
Sua configuração de pagamento não foi atualizada.