Novidade!

Receba vagas no seu perfil por e-mail

VT Indica: [Livro] Planejamento de Carreira e Networking

07.05.2014 | em VT Indica

resenha-livro-planejamento-carreira-networking

Olá, pessoal!

Tenho recebido muitos livros sobre carreira na Caixa Postal do VT (gentilmente enviados por diversas editoras). E vocês sabem o quanto eu gosto de compartilhar minhas leituras com vocês, né? Assim, nas próximas semanas publicarei as resenhas dessas obras aqui no blog.

E o exemplar escolhido para esse post inaugural foi o Planejamento de Carreira e Networking, de Aggie White, pela editora Senac RJ.

Esse volume já começa atrativo pelo formato: de bolso (102 páginas). Confesso que esse foi um dos motivos de tê-lo escolhido para essa “estreia” (ando bem ocupada #naotafacil).

Antes de mais nada, é preciso entender que nem tudo que está nele será útil para vocês. Primeiro, porque muito do que a autora americana apresenta se aplica somente aos EUA. Segundo, porque, como a publicação original é de 2009, alguns pontos estão um pouco “datados”.

Vou dar alguns exemplos para ficar melhor de entender:

  • Há um grande destaque para assuntos como “cartas de apresentação” e “cartas de referência”, mas elas não costumam ser solicitadas em nosso país;
  • Toda a seção sobre benefícios (férias, licenças, seguro saúde, aposentadoria) deve ser “ignorada”, pois é bastante diferente de nossa realidade. A edição brasileira fez um apêndice no final do capítulo com nossas próprias leis e práticas. Atenha-se apenas a esse trecho;
  • A escritora sempre considera o envio de currículo e cartas pelo correio, enfatizando a importância de assinar no final e de escolher tipo e cor de papel adequados. Hoje tudo isso é feito virtualmente em 90% dos casos;
  • Todas as partes que tratam dos recursos oferecidos pela Internet deixam a desejar. A web é tratada como se ainda fosse uma novidade e as explicações de como utilizá-la são bem genéricas. O LinkedIn sequer é mencionado.

Apesar dessas falhas, é nos temas atemporais que essa obra se torna valiosa. Desse modo, a minha dica é ler as recomendações da Aggie e colocá-lass em prática dentro do contexto do nosso país, por meio de ferramentas atuais.

Particularmente, o link que ela sempre faz sobre como fazer uso do networking em situações variadas foi onde obtive maior aprendizado. Em cada cenário, ela explica como formar, acionar e manter a sua network (enviando uma mensagem de agradecimento por exemplo).

Ao final, você aprende como entrar em contato com a sua rede de relacionamentos quando está buscando informações sobre uma determinada carreira, quando está procurando emprego, quando quer conhecer mais sobre a cultura de uma empresa e diversas outras possibilidades.

Um outro aspecto que eu também achei muito bacana é que o texto sempre fica muito bem amarrado, não há nenhuma “ponta solta”. A autora não diz apenas “faça uma pesquisa”. Ela faz uma lista detalhada de todas as informações que você precisa coletar.

Logo no início, ela detalha o passo a passo de como fazer um planejamento de carreira. As dicas de como se autoavaliar e se conhecer melhor são bem interessantes, mas para mim a parte de como fazer networking foi o que agregou mais.

 

Posts relacionados

Mais recentes » « Mais antigos

Deixe seu feedback!